Diretor-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL
Jose Adalton de Oliveira
Jose Adalton de Oliveira
Reverências, muito obrigado.
Ao refletir sobre como se conectam os belos artigos da presente edição do CH/Enkan, que celebra, entre outras pautas, o aniversário de 70 anos do Departamento Infantil & Kodomokai da SEICHO-NO-IE DO BRASIL (SNI/BR), compartilho aqui um pensamento sobre alguns aspectos fundamentais para o avanço do Sagrado Movimento.
Ao apostarmos na formação de lideranças para que nossas atividades se expandam cada vez mais às futuras gerações, através da Educação da Vida[1] aplicada em nossas atividades para crianças, quero enfatizar que cada vez mais pautemos as nossas ações, tanto pessoais quanto em prol da divulgação do Ensinamento, no ato da oração.
Outro aspecto importante que precisa andar junto com nossas orações constantes, é o silêncio interior que cada um de nós, Líderes da Seicho-No-Ie, conseguirmos cultivar. Ele será a base de todas as bênçãos e de um Movimento cada vez mais sólido. No silenciar da mente, a Grande Vida se exterioriza quando a reconhecemos plenamente por detrás das nossas pálpebras, o que vem da prática da Meditação Shinsokan com cada vez maior afinco e seriedade.
“O reino de Deus está dentro de vós” – A fé não aparece só porque acendemos uma vela; a eletricidade não surge só quando a lâmpada brilha; a sabedoria não acontece só ao abrirmos o livro. Assim como a chuva que cai já andou por muitos caminhos e sob vários estados, a fé existe, antes, no interior da mente em silêncio.
Em A Verdade, volume 9, página 63, o Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi ensina:
Todas as coisas nascem do mundo silencioso. É importante cultivar a força o silêncio. As coisas ruidosas e as coisas que possuem forma são sombras de uma força silenciosa e invisível. […] Todas as reformas e revoluções devem primeiro processar-se no mundo mental para, depois, manifestar-se no mundo da forma.
Se desejamos um Movimento cada vez mais forte e renovado, antes de qualquer iniciativa ou atividade da Seicho-No-Ie, devemos orar, orar e orar de modo constante e ininterrupto, buscando essa renovação dentro de nós, retirando-nos das atribulações do mundo visível. Está escrito em Lucas 17. 20-21, na Bíblia Sagrada, e citada na Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade, a afirmação de Jesus Cristo: “O reino de Deus está dentro de vós”. Também ensinou Cristo: “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente”[2] disse ele, conforme registrado em Mateus 6. 6.
O poder que a oração proporciona – Pessoas que oram com fervor se tornam portadoras de uma poderosa força criadora, viram verdadeiras usinas geradoras de transformação e bênçãos que desafiam os limites e a lógica.
Um exemplo é o caso de cura de uma grave doença motora do filho do então Prefeito de São José dos Campos-SP, em 1973, simplesmente porque o Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi o segurou no colo. Outro exemplo vem do saudoso Prof. Daijiro Matsuda que, sem falar português, dava um brado em japonês e curava instantaneamente brasileiros acamados, em estado grave, que nada entendiam em japonês.
Relatos trazidos pelos preletores Tuguio Teramae, Marie Murakami e Heitor Miyazaki, dão conta de crianças que se curaram de cegueira, deficiência física e problemas de ordem mental de modo instantâneo, com uma simples Orientação Pessoal de Preletores pioneiros da Seicho-No-Ie.
Não são raros, ou de épocas longínquas, os casos de muletas esquecidas, tumores malignos do tamanho de bolas de tênis que se dissolvem durante a prática da Meditação Shinsokan de Oração Mútua e até pessoas ganhando carros e valores altos em sorteios oficiais enquanto estão nas Academias de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie, assistindo ou se doando como voluntários na Comissão Organizadora de Seminários e outros eventos.
Vamos realizar um Movimento baseado na prática fervorosa das orações – Observei, ao longo dos anos, que Regionais e Núcleos da Seicho-No-Ie que mais se fortaleceram foram aqueles que montaram grupos de prática de Meditação Shinsokan.
Grupos de oração organizados por Associações de Preletores via WhatsApp, com escala de condutores e nomes lidos durante horas a fio, em grupos de revezamento, têm acelerado a cura das pessoas que recebem de modo considerado milagroso. Maratonas de Sutras Sagradas de 24 horas em prol de eventos específicos, como o Seminário da Luz, têm surtido efeitos extraordinários, tanto na divulgação quanto na união das lideranças.
Conto com todos para que, ao irmos às nossas Associações Locais (ALs), se tivermos um só minuto para focar no fenômeno ou falar mal de colegas Líderes ou adeptos, que usemos esse minuto para orarmos visualizando a Imagem Verdadeira de todos e a AL lotada de Filhos de Deus felizes e salvos pelo Sagrado Ensinamento.
Vamos povoar as ALs emanando atmosfera receptiva e acolhedora – Além de orarmos mais e em silêncio interior, vamos emanar uma aura suave e agradável, sendo, acima de tudo, generosos uns com os outros.
Na obra O que é a Seicho-No-Ie, página 84, o Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi ensina: “Alcançar o despertar não é tornar-se um ‘juiz’ intransigente do comportamento humano, ‘afiando’ conhecimentos para julgar os outros”. E mais à frente, na página 85, ele coloca:
Aqueles que estão com a mente sempre alegre e receptiva, acolhendo a todos com palavras bondosas e sorriso afável, acabam criando uma aura de paz e harmonia em torno de si […]. Tais pessoas alcançam êxito em qualquer empreendimento, pois ao seu redor irão se juntar pessoas dispostas a ajudá-las na realização de seus objetivos.
Para fazermos avançar o mais sagrado de todos os empreendimentos, as nossas ALs, conto com as orações de todos, transformando seus silêncios interiores em uma usina da Luz que acolhe as pessoas nos braços de Deus, na forma das atividades da Seicho-No-Ie.
Novas reverências, muito obrigado.
[1] Educação da Vida: método Educacional da Seicho-No-Ie, que busca a exteriorização da Natureza Divina que habita o interior do ser humano.
[2] https://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/6/6
Preletor em Grau Máster José Adalton de Oliveira – Diretor-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL.
Publicado no Boletim Informativo – Círculo de Harmonia Edição 345 (Setembro e Outubro de 2025).
Clique no botão para conhecer: