Sou Maria do Carmo Feitosa, participo da Seicho-No-Ie na Associação Local Aurora Mulher Feliz, concluí em 30/09/2021 a segunda gestão como Presidente de Federação das Associações Pomba Branca da Regional PE-RECIFE .
Conheci a Seicho-No-Ie há 32 anos; fui sempre estudando, praticando e divulgando este sublime Ensinamento ao maior número de mulheres e famílias, para que sejam mais e mais felizes.
Logo, me tornei apaixonada pelo Ensinamento e comecei a transmiti-lo em reuniões de vizinhança¹, para as crianças, juvenis, jovens e mães, nas escolas e na comunidade, no bairro de Água Fria, Recife-PE.

No livro O que deve fazer o dedicado a iluminação², na página 117, item 1 , está escrito que devemos nos aprimorar constantemente e nos tornarmos faróis a iluminar as pessoas ao nosso redor. Sempre recebi o apoio e orientação do saudoso Preletor Moritoshi Hiramine, e, em 2015, ao assumir a função de Presidente da Federação Pomba Branca fui orientada pelo Preletor Francismar Mesquita para estudar a biografia dos pioneiros da Seicho-No-Ie, lendo os livros: Vida Vigorosa³, Uma Vida Dedicada a Pregação da Verdade4, A Luz Avança Transpondo Fronteiras5, Amor e Dedicação a um Ideal6, Base para uma Família Feliz7. Assim, dediquei-me à leitura, e isso aumentou em mim a convicção  a coragem, a determinação, a persistência, a alegria, a dedicação de amor e a força do musubi para divulgar cada vez mais o Ensinamento.

Nesse tempo, já era cotista, divulgava as Revistas Sagradas da Seicho-No-Ie nos ônibus, falava uma frase positiva e agradecia, abençoando a todas as pessoas. Em 2015, lendo assiduamente a biografia dos pioneiros, decidi falar durante 6 a 10 minutos em todos os ônibus que eu viajasse, na região metropolitana ou nas cidades do interior:
São Lourenço da Mata, Carpina, Goiana, Limoeiro, Paudalho e Surubim. Fazia e faço isso de manhã, à tarde, à noite.
Ao entrar em um ônibus, sempre estou com uma bolsa contendo 50 ou mais Revistas Mulher Feliz, Fonte de Luz, Mundo Ideal, além do Jornal Querubim, Preceitos de Luz, Círculo de Harmonia e um pequeno banner com a divulgação atualizada de algum evento de minha Regional. Ao cumprimentá-los, profiro palavras agradáveis e harmônicas, desejo um dia abençoado e de muitas alegrias e felicidades como Filhos de Deus:

“Saúdo o motorista e lhe entrego uma revista e um Jornal Querubim para sua criança. Desejo um excelente dia de trabalho e felicidades à família. Saúdo e abençoo, em nome de Deus, o cobrador, e lhe entrego o valor da passagem, uma revista e um Jornal Querubim; também desejo um excelente dia de trabalho e felicidades à família.”

 

Ao passar pela catraca, estando o ônibus superlotado, ou parcialmente cheio, ou só com as cadeiras ocupadas, fico em pé; havendo cadeira vazia próxima ao cobrador, coloco minha bolsa com o material de divulgação, fico com três revistas em frente ao meu tórax e saúdo em voz audível a todas as pessoas, os maravilhosos Filhos de Deus, afirmando:

 

“Bom dia! O meu Deus interior reverencia o Deus interior, o Cristo interior que está em todas as pessoas aqui presentes, desejo que todos sejam cada dia mais prósperos e felizes, Deus os abençoe em todos os sentidos, que a luz da prosperidade envolva a cada um de seus familiares. Sejamos nós as mulheres, o sol no lar e anjos de amor a iluminar o Brasil”.

fotomontagem rmf441 3 Sejamos faróis a iluminar as pessoas  

Apresentando as revistas com uma mão, com a outra me equilibro e falo essas boas palavras:

“Digo para vocês: aprendi e vivencio em meu cotidiano há 32 anos o Ensinamento da Seicho-No-Ie, que é um Ensinamento de amor surgido no Japão em 1930, através de uma revista escrita por inspiração Divina, pelo Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi. Hoje a Seicho-No-Ie já existe no mundo inteiro, irá fazer 100 anos.
Todas as revistas informam os locais, os telefones de contato no Brasil e exterior. A Seicho-No-Ie não tem sectarismo religioso. Todas as pessoas, de todos os segmentos religiosos podem participar; não interfere na religião de ninguém e respeita o objeto de adoração de todas as pessoas, nos ensina a amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Mas, o que é amar ao próximo? Na Sutra Sagrada Palavras do Anjo8, p. 82 está escrito:

 

“Embora vossas almas pareçam diferir uma das outras e manifestem-se de diferentes formas, são todos reflexos do mesmo Espírito Divino e são uma única Vida; por isso, sois irmãos entre si. Se compreenderdes que todos os seres são irmãos, que todas as vidas são irmãs, que todas as criaturas formam um todo indivisível e que Deus é pai de todos os seres, brotará espontaneamente em vós o sentimento de amor e louvor ao próximo”.

A Seicho-No-Ie nos ensina a importância de conhecer e praticar Os cinco desejos fundamentais do ser humano:
1- Ser amado. Você se ama? Você
ama a tudo e a todos? Se ama, parabéns! Também será amado!
2- Ser elogiado. Elogie a mamãe, aos domingos, ao fazer aquele almoço delicioso e sussurre em seu ouvido: “eu te amo, muito!” Assim, você também receberá elogios.
3- Ser reconhecido. Será que você reconhece o amor do papai ao abastecer a despensa todo mês, cuidando com responsabilidade e amor de sua família? Reconheça. Assim, você também será reconhecido.

4 – Ser útil. Você torna feliz uma pessoa, ao menos uma vez ao dia?
5 – Ser livre. Ser livre não é a liberdade dos caprichos: “o corpo é meu, a vida é minha quem manda sou eu, qual pai, qual mãe, que nada!” Não! Ser livre se refere à liberdade em que minhas atitudes e palavras não trazem consequências negativas para mim, nem para outras pessoas. Ame, perdoe, agradeça, abençoe a tudo e a todos. A Seicho-No-Ie é uma filosofia de vida prática e o primeiro lugar aonde devemos praticar esse Ensinamento é no lar, com nossos familiares, porque todo ser humano é Filho de Deus e o paraíso existe aqui e agora, pois todos nós somos um só.

Ao dizer estas palavras, agradeço a todas as pessoas, entrego as revistas, convido para o evento do momento em nossa Regional, e para o Domingo da Seicho-No-Ie, informo endereço, telefone e site. Sigo o restante da viagem em silêncio. Geralmente, ao terminar a mensagem, Deus recebe aplausos: “Amém! Já terminou? Estava tão bom!” Às vezes, me perguntam mais informações, ao que respondo, ou pedem mais revistas.
Desde que iniciei esta divulgação, algumas pessoas já procuraram nossa Regional, participaram das atividades. Sou uma mulher muito mais feliz, sou Pomba Branca, sou Seicho-No-Ie. Agradeço a Deus, ao Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi, aos antepassados, aos meus familiares, que sempre me compreendem e me apoiam, à toda liderança Pomba Branca e às demais Organizações da Regional PE – RECIFE. Muito obrigada!

1 A Reunião de Vizinhança é uma atividade que acontece na própria casa dos adeptos da Seicho-No-Ie.
2 TANIGUCHI, Masaharu; TANIGUCHI, Seicho (2010). O que deve Fazer o Dedicado a Iluminação. 7. ed. 9ª impr., São Paulo: SEICHO-NOIE
DO BRASIL, p. 117.

3 KAWATA, Ryotaro (2008). Vida Vigorosa. 1. ed. São Paulo: SEICHONO-IE DO BRASIL.
4 MATSUDA, Miyoshi (2007). Uma Vida Dedicada à Pregação da Verdade. 2. ed. São Paulo: SEICHO-NO-IE DO BRASIL.
5 MATSUDA, Miyoshi (2007). A Luz Avança Transpondo Fronteiras. 2. ed. São Paulo: SEICHO-NO-IE DO BRASIL.
6 MUKAI, Yoshio (2007). Amor e Dedicação a um ideal. 3. ed. 7ª impr., São Paulo: SEICHO-NO-IE DO BRASIL.
7 MUKAI, Yoshio (2017). Base para uma Vida Feliz. 1. ed. São Paulo: SEICHO-NO-IE DO BRASIL.

8 TANIGUCHI, Masaharu (2007). Sutras Sagradas. 41. ed. 45ª impr., São Paulo: SEICHO-NO-IE DO BRASIL, pp. 77-99.