Seminário de Treinamento Espiritual de Oferenda de Trabalho para Juvenis

Design sem nome 21 Seminário de Treinamento Espiritual de Oferenda de Trabalho para Juvenis Entre os dias 10 e 14 de janeiro de 2024 tivemos uma oportunidade incrível de participar do Seminário de Treinamento Espiritual de Oferenda de Trabalho para Juvenis na Academia Sul-Americana de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie de Ibiúna–SP, que tinha como temática “Tic Tac: Dê um play”. Este tema buscou resgatar como os juvenis se relacionam com o tempo. O tempo do cotidiano, seu uso diário, bem como o momento que vivem agora.

Entre os dias 10 e 14 de janeiro de 2024 tivemos uma oportunidade incrível de participar do Seminário de Treinamento Espiritual de Oferenda de Trabalho para Juvenis na Academia Sul-Americana de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie de Ibiúna–SP, que tinha como temática “Tic Tac: Dê um play”. Este tema buscou resgatar como os juvenis se relacionam com o tempo. O tempo do cotidiano, seu uso diário, bem como o momento que vivem agora.

No 1° dia do seminário o foco foi o “Passado”, buscando não apenas explorar temas como antepassados, mas também resolver problemas que aconteceram no passado. Além disso, muitas atividades de integração foram feitas, assim como o entendimento de orações como a Meditação Shinsokan.

Para o 2° dia, os juvenis “Vivenciaram o presente”, tanto nas relações com os amigos ali presentes, quanto na Prática de Purificação da Mente e na Oferenda de Trabalho. Os agradecimentos ao papai e à mamãe realizados durante a Oferenda de Trabalho permitiriam cultivar ainda mais um coração grato e amoroso.

Ao “Explorar o futuro” no 3° dia do Seminário, os juvenis tiveram a oportunidade de sonhar e planejar seus sonhos, sonhos esses muito elevados e grandiosos. No entanto, não foram apenas sonhos individuais, mas coletivos, por isso, foi dia de realizar a refeição simples. 

Para o 4° dia do Seminário, a ideia foi “Conectar passado, presente e futuro”, em que os juvenis colocaram no papel seus sonhos, se divertiram com atividades esportivas e novamente tiveram a oportunidade de realizar a Oferenda de Trabalho. A entrega e a dedicação de cada juvenil na Oferenda de Trabalho foi comovente, o sentimento de gratidão se expandiu pela Academia toda. Também neste dia, os juvenis tomaram decisões importantes! Foi o dia da Cerimônia do Fogo Sagrado, em que puderam tomar decisões de se dedicar ao Movimento de Iluminação da Humanidade – Movimento Internacional de Paz pela Fé, e olha, pelas decisões tomadas, esse Movimento chegará a cada vez mais pessoas.

“Meu momento é agora” fechou com chave de ouro o 5° dia do seminário, pois foi o dia em que os juvenis tiveram a certeza de que apenas o agora existe, e que neste agora a diferença pode ser feita. E antes de nos despedir e pularmos muito com as músicas da AJSI, participamos da Meditação Shinsokan de Oração Mútua, em que, ao orar uns pelos outros, a oração se conecta com a união e se fortalece. Agradecemos profundamente aos orientadores do Seminário pelo carinho, amor e amizade com os juvenis, são eles: Preletor Paulo César Rocha Ribeiro, Preletora Patricia Helena Arine Nogues, Líder da Iluminação Giulianna Schmidt Jardim e Preletor Ricardo Takayoshi Ishida Oshima.

Para os juvenis, o tempo é mais do que meramente uma medida cronológica; é um catalisador de descobertas, um mestre que ensina a valorizar cada momento e a compreender as coisas importantes da vida. Neste cruzamento entre o presente e o futuro, os juvenis são desafiados a abraçar cada momento com gratidão e determinação, pois é nessa jornada que encontram o verdadeiro significado de suas vidas.

E esse significado foi sentido no coração de cada juvenil durante esses cinco dias de Seminário, enquanto a tradição de gritar e pular “Uh é juvenil” ecoava pelos corredores, unindo-os em um vínculo de alegria e união. Entre palestras inspiradoras e atividades de equipe, amizades genuínas floresceram, cada risada compartilhada e cada abraço caloroso fortalecem esses laços que transcendem o tempo e o espaço. Nos momentos de reflexão silenciosa e nos momentos de celebração vibrante, descobriram que, juntos, são capazes de enfrentar qualquer desafio que o tempo lhes apresente, pois o verdadeiro tesouro reside na jornada compartilhada e nas memórias preciosas que criaram ao longo do caminho.

Acredito que podemos resumir esse tempo junto, igual canta-se na música Todas as Razões: “De repente vem o Amor, que envolve e leva tudo, é do Fogo Criador”, pois assim como o amor repentino que envolve e leva tudo, os momentos compartilhados entre os juvenis foram impulsionados pelo mesmo Fogo Criador que inspira a união e a decisão de vivenciar a Seicho-No-Ie no tempo presente.