Dicas para começar uma horta urbana

11 portal hortaurbana Dicas para começar uma horta urbana Texto por Vitor Augusto, Regional SP-SÃO MIGUEL PAULISTA

Pelo Líder da Iluminação Vitor Augusto, Regional SP-SÃO MIGUEL PAULISTA.

Escolha do local

Para escolher o local onde será a horta precisamos analisar dois fatores: a quantidade de sol e o tipo de solo que cada planta gosta. Por isso, pesquise bastante sobre as espécies que deseja cultivar para entender as especificidades de cada uma.

Rega

Depois de plantadas, sejam sementes ou mudas, é muito importante ter disciplina com os cuidados. Têm plantas que gostam de mais água e plantas que vivem bem com menos. Independentemente disso, cuidado com excessos, pois água demais também pode acabar fazendo mal.

É benéfico para as plantas que estejam em vasos ou canteiros com outras espécies, mas é preciso se atentar se todas gostam das mesmas condições de sol, solo e água.

Plantando sementes

Se for plantar a partir de sementes procure redobrar o cuidado e a atenção, pois todo bebê é mais sensível. Siga as instruções do produtor no rótulo da embalagem ou se forem sementes que vão sair direto da cozinha para a horta, vale pesquisar sobre a planta antes.

Adubação

Uma das coisas mais importantes, e também a mais esquecida por muitos, é a adubação. É preciso nutrir as plantinhas  para que elas possam nos nutrir. Por isso, adube sua horta pelo menos uma vez por mês, de preferência com adubos orgânicos que podem ser feitos por você – cascas de banana, ovo e borra de café são algumas opções.

Colheita e poda

E para que a horta se mantenha saudável não podemos ter dó de colher e podá-la. A planta precisa se renovar e para isso as partes mais antigas precisam ser retiradas, caso contrário a planta vai perder energia. É sempre importante pesquisar bem sobre a espécie, cada uma tem sua maneira e tempo certo para colheita e poda.

Dicas extras

Faça testes até encontrar o que melhor se adequa a você e suas plantas, essa não é uma ciência exata. Não desanime com os aparentes fracassos, tente outra vez! Se atente a sazonalidade, a região em que mora e as trocas de estações; algumas plantas se dão bem em qualquer clima, outras são bem específicas. Deixo aqui dois canais do YouTube que me ajudaram muito, espero que ajudem vocês: “Isaac horta em apartamento” e “Minhas Plantas”.

 

Tenho certeza que a sua horta urbana vai ficar show! Aproveita pra tirar uma foto e marcar a @ajsi_brasil no Instagram!