Aprimore as suas relações

01 portal relacoes11 Aprimore as suas relações DEPARTAMENTO JOVENS ADULTOS

“Avalanche de informações”, “excesso de dados”, “hiperconectividade”. Talvez não exista jovem que não tenha se deparado com alguma dessas expressões nos últimos tempos. Vivemos no período de maior avanço tecnológico desde épocas infinitamente remotas. Contudo, muitos dos desafios que enfrentamos continuam idênticos aos que nossos pais e avós se depararam há algumas décadas. Se, por um lado, temos a facilidade de obter informações sobre qualquer assunto na palma da mão, em alguns segundos; por outro, continuamos precisando desenvolver habilidades de comunicação para nos relacionar bem com nossos familiares, amigos, colegas de trabalho, clientes, fornecedores etc..

A Seicho-No-Ie nos ensina que todos os tipos de palavras, sejam elas pensadas, faladas ou expressas em atos, são ferramentas que constroem o nosso mundo. Com o aumento da exposição às telas, estamos tendo acesso a um número muito maior de palavras por dia, o que significa que estamos nos abastecendo cada vez mais da matéria-prima para a construção do nosso destino. E como está a qualidade desse conteúdo?

Nesses momentos percebemos como é importante manter o correto foco da nossa mente. Deixar-se abalar pelas notícias do dia a dia é delegar para outrem o controle do nosso estado mental e, de certa forma, do nosso destino. O humor também é afetado diretamente pela qualidade das palavras que interiorizamos ou exteriorizamos com frequência; consequentemente, altera-se também o modo de nos relacionarmos com as pessoas.

No último capítulo do livro A Verdade da Vida, v. 7 – Vida Cotidiana, o Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi aborda a importância do autocontrole para manter a harmonia no lar. Muitas pessoas pensam que podem simplesmente extravasar os seus sentimentos de ira ou irritação junto aos seus familiares, mas não percebem que, tornando sombrio o próprio lar, a vida se torna infeliz e esse padrão passa a se repetir nos outros âmbitos da vida cotidiana. Manter o autocontrole é vencer a si mesmo; é a vitória do Eu Verdadeiro sobre o eu falso.

Para aprimorar a capacidade de autocontrole, é necessária a firmeza de espírito, obtida pela consciência de que só o Bem é existência real. Quando essa convicção se incorpora ao nosso modo de viver, todos os ambientes se iluminam naturalmente, pois de cada um de nós passa a emanar uma atmosfera pura e harmoniosa, condizente com esta fé.

Talvez o maior desafio da atualidade, neste mundo hiperconectado, seja voltar os olhos para a direção correta, para o que existe verdadeiramente. Para que você não esteja sozinho nessa caminhada, conte com a Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie. Participe das nossas atividades, aprenda a realizar as três práticas religiosas importantes da Seicho-No-Ie e perceba como sua vida se tornará mais feliz e plena de significado.

 

Departamento Jovens Adultos da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL

 

2 comentários sobre “Aprimore as suas relações

  1. Associaçao dos Jovens da Seicho no ie abre as portas para um mundo muito mais amplo e iluminado.Avante jovens,Vcs sao o futuro deste Planeta abençoado.
    pise firme neste solo sagrado de Amor. E avance.Pois aqui ,agora já é o mundo perfeito criado por Deus.O mundo da Imagem verdadeira.Muito obrigada!!!!!

Comentários estão fechados.