A arte de falar

portal 02 artedefalar A arte de falar DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE APRESENTADORES

Já se deparou com aquele frio na barriga diante do primeiro dia de trabalho ou com o coração palpitando antes da apresentação de uma proposta ou projeto? Ou até mesmo aquela sensação de mãos suando e pernas tremendo só de se imaginar falando para uma plateia ?

Ao longo da vida, passamos por várias situações nas quais precisamos nos expor, nos arriscar e usarmos, literalmente, a nossa voz. Mas, devido aos receios e inseguranças, deixamos que as sensações descritas acima nos impeçam de seguir em frente ou de concretizar os nossos sonhos.  Como mudar isso?

1. SEJA VOCÊ

Vivemos uma época em que, mais do que nunca, somos bombardeados por padrões e modelos a serem seguidos. Por isso, reflita: será que o mundo precisa de mais “pessoas iguais” ou de pessoas mais autênticas? 

Na verdade, o mundo precisa de você, assim mesmo como é! Cada um de nós tem uma missão própria a cumprir e algo valioso a acrescentar.

Aceite-se. A verdadeira conexão vem do que é verdadeiro. Seja sincero com seus sentimentos, reflita sobre quem você é, seus pontos fortes e os a serem aprimorados, elogie-se, e o mais importante: tenha fé. Sinta que dentro de você existe algo sublime, indestrutível, o seu verdadeiro EU, o Filho de Deus que é capaz de fazer coisas inimagináveis.

2. SEJA CORAJOSO

Chega de se esconder ou abaixar a cabeça. No momento em que a oportunidade se apresentar, não hesite. Não tenha medo, pois o aprimoramento e o crescimento dar-se-ão a partir do enfrentamento das dificuldades.

Prossiga firme no objetivo, cada desafio trará um novo aprendizado e, aos poucos, as sensações de ansiedade e medo irão diminuir e tudo fluirá naturalmente.

3. SEJA HUMILDE

Os pensamentos ligados à necessidade de sempre fazer tudo de forma perfeita, ou até mesmo a ideia de ser o “centro das atenções”, desencadeiam uma preocupação excessiva com os possíveis erros, levando à insegurança.  Busque anular o ego e aceitar que, mesmo estando à frente, somos passíveis de  erro. Por isso, quando precisar se dirigir a muitas pessoas, lembre-se de que boa parte dos que estão ali lhe escutando já vivenciaram essas inseguranças  e, com certeza, compreenderão e terão empatia por sua aparente dificuldade. 

 

O Departamento de Formação e Capacitação de Apresentadores tem como ideal exteriorizar nos jovens a arte de falar. E, como toda arte, para se aprimorar é preciso exercitar. Sendo assim, por mais que pareça difícil, persista. Treine, pratique, estude. Aqueles que avançam com determinação conseguem manifestar toda a sua força e alcançarão, infalivelmente, a vitória.

 

Sucesso sempre! Muito obrigado!