Leitura de livros sagrados, sutras sagradas e cantos em louvor

Sutras e Livros Sagrados da Seicho-No-Ie – o Despertar da Alma ao alcance dos olhos

Em termos religiosos, a palavra “sutra” significa escritura sagrada, em que ficam registrados os ensinamentos. Portanto, uma sutra é um livro de conteúdo sagrado, onde as palavras da Verdade transmitidas por Deus podem ser lidas.

Na Seicho-No-Ie temos quatro Sutras Sagradas: Chuva de Néctar da Verdade, Sutra Sagrada em Louvor aos Apóstolos da Missão Sagrada, Palavras do Anjo e Contínua Chuva de Néctar da Verdade. Essas sutras podem ser lidas juntas ou separadamente, e produzem um efeito renovador pelo poder contido nas palavras escritas.

A origem da sutra sagrada

A Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade contém, em poucas palavras, todo o ensinamento da Seicho-No-Ie. Se alguém compreender verdadeiramente o sentido desses versos sagrados, pode até considerar que entendeu todo o ensinamento da Seicho-No-Ie.

“A Chuva de Néctar da Verdade se apresenta atualmente em formato de sutra, mas não foi escrito originalmente com a intenção de torná-la uma sutra. A Seicho-No-Ie não surgiu como um movimento específico de cunho religioso. Teve início quando editei uma revista chamada Seicho-No-Ie com o intuito de encetar um movimento cultural e espiritual. E, no número de fevereiro do segundo ano (editado em 1º de fevereiro de 1932), inseri na parte inferior das páginas da revista o poema de versos livres intitulado Chuva de Néctar da Verdade que escrevi sob inspiração em apenas uma hora. Atualmente esse poema é publicado em duas partes: as Sutras Sagradas Chuva de Néctar da Verdade e Palavras do Anjo.

Naquela época, tinha constantes inspirações poéticas, e essas poesias foram publicadas na parte final do volume 20 de A Verdade da Vida. Autobiografia, sob o título “Poesias Sagradas”. Escrevi essas poesias num período aproximado de um ano.

Naquela época, a obra A Verdade da Vida foi inicialmente editada em formato de Bíblia, com capa de couro, contendo mil e algumas centenas de páginas. Selecionado trechos desse livro, publicamos folhetos de 64 páginas, e o conjunto de dez deles formava a coleção intitulada Série Seicho-No-Ie. Cada folheto custava apenas 5 centavos de iene, e os adeptos o distribuíam a título de propaganda. O décimo folheto dessa série intitulou-se Poemas da Seicho-No-Ie, no qual constaram, além da Chuva de Néctar da Verdade, as poesias que escrevi por inspiração nessa época. Dentre os folhetos dessa série, os intitulados Kokoro Ware o Ikasu (A Mente me Vivifica) e Inochi no Yuniwa (Santuário da Vida) continham trechos retirados do volume 1, sobre Imagem Verdadeira, da coletânea A Verdade da Vida, e conseguiram grande saída porque doenças se curavam através da sua leitura. Essa série era composta de dez folhetos, porém, o décimo, Poemas da Seicho-No-Ie, que continha diversas poesias, entre elas a Chuva de Néctar da Verdade, não teve saída e os exemplares ficaram todos encalhados.

Num trecho da atual sutra Chuva de Néctar da Verdade diz “Eu também, através da Palavra, faço escrever Poemas da Seicho-No-Ie e pelo Poder da Palavra, revelo a natureza do pecado e faço com que o pecado volte ao seu nada original”. Os poemas da Seicho-No-Ie citados aqui se referem a essa coletânea que inclui a Chuva de Néctar da Verdade. Como já citei anteriormente, constatando o fato de que a leitura da Chuva de Néctar da Verdade salvava até as almas dos antepassados, o engenheiro Torajiro Ogi, sogro do sr. Yoshijiro Ishikawa, diretor-presidente da empresa elétrica Kyoto Dento, exaltou-nos a publicar em forma de sutra.”

(Do Livro Preleções Sobre a Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade, p.298)

Livros Sagrados

O Mestre Masaharu Taniguchi, em seu livro intitulado O Livro dos Jovens, diz: “Os nossos melhores amigos nem sempre são pessoas. Às vezes, podem ser bons livros… Os livros, sendo a “expressão viva” da mente do autor, conseguem influenciar-nos tanto quanto as pessoas com quem nos relacionamos diretamente. Sem exigir de nós mais do que um pagamento de importância relativamente pequena, os bons livros oferecem-nos incontáveis benefícios e esperam que nós tiremos o máximo proveito deles através de uma leitura cuidadosa”.

 

Pela estrada da vida passamos por momentos em que se faz necessário ter discernimento para enfrentarmos situações adversas e sabermos tomar as decisões certas. Os livros sagrados da Seicho-No-Ie são ótimos conselheiros para estes momentos, pois espelham a grandiosa Sabedoria de Deus, que nunca erra.

Na Livraria Virtual da Seicho-No-Ie você encontra respostas para diversos assuntos: espiritualidade, harmonia familiar, saúde, prosperidade, felicidade, paz, casamento, profissão, educação dos filhos, meditação, leis mentais e etc. Entre e fique á vontade! A Sabedoria de Deus está á sua disposição para ajudá-lo sempre que for preciso!