Meditação Shinsokan

Um encontro com Deus!

O ser humano é filho de Deus! Por isso, tem necessidade de encontrar-se com Deus, a centelha divina que compõe a parte essencial de seu ser!

Na Seicho-No-Ie temos como método de afinação mental a Meditação Shinsokan! Uma meditação que nos conecta com o Deus e o Mundo originariamente criado por Ele, chamado de Imagem Verdadeira, onde somente o Bem e a Perfeição existem! O meio para acessarmos esta essência perfeita e despertarmos em nós as virtudes infinitas de Deus é a Meditação Shinsokan. Por isso, ela é uma das praticas fundamentais da Seicho-No-Ie. Praticada diariamente por seus adeptos, dirigentes e simpatizantes, permite que tenhamos uma experiência religiosa consciente de contato com Deus.

A palavra “Shinsokan”, de origem japonesa, tem o significado de “ver, pensar e contemplar Deus”.

Quanto mais contemplarmos Deus e Seu Mundo, mais nos conscientizamos da nossa filiação Divina.

Qualquer pessoa pode praticá-la, basta seguir o roteiro! Não requer treinamento ou habilidade especial. É tão somente um encontro com Deus, onde se fita com os olhos espirituais nossa eterna e intrínseca ligação com Deus, nosso Pai, Criador do Universo.

Indicações!

A recomendação é que seja realizada duas vezes ao dia, ao acordar e antes de adormecer, durante 30 minutos cada vez.

Caso não consiga este período todo, permaneça em meditação o tempo que lhe for mais adequado!

O importante é fazer!

 Com o passar do tempo e o aprofundamento na prática, você irá notar que se tornou uma pessoa mais harmoniosa, pacifica, calma e amorosa, com a intuição mais aguçada. São os efeitos positivos da prática da Meditação Shinsokan aparecendo em sua vida.

Benefícios!

Além do desenvolvimento espiritual, a Meditação Shinsokan tem muitos outros benefícios!

A Meditação Shinsokan influi positivamente no estado de saúde e na eliminação de problemas psicológicos, pois proporciona ao praticante um estado de profunda paz, estimulando o afloramento mais pleno de sua força vital. Esse estado de paz interior é muito importante para aqueles que buscam a cura do corpo físico ou da mente.

Veja o que o Prof. Masaharu Taniguchi, fundador da Seicho-No-Ie, diz sobre a Meditação Shinsokan em seus livros:

A prática Shinsokan é uma meditação contemplativa através da qual o homem transcende o mundo do fenômeno, isto é, transcende a matéria, a carne, a mente, e entra num mundo de dimensão superior, o mundo da Imagem Verdadeira, o mundo absoluto e perfeito criado por Deus, onde o Eu verdadeiro (o filho de Deus) funde-se com Deus e onde se fita com os olhos espirituais a perfeição do Eu Verdadeiro, que é a Vida de Deus, Vida eterna, perfeita, indestrutível, imortal, infinita, pura, imaculada e isenta do pecado; que jamais pecou, jamais errou, jamais sofreu, jamais adoeceu e que jamais odiou alguém, pois é a Vida perfeita e invulnerável de Deus; que jamais se queima no fogo, que jamais se afoga na água e que jamais será atingido por micróbios; que é a Vida infinita que cobre todo o Universo, pois ele é UM como Deus infinito.”

Trecho do livreto “Meditação para Contemplar Deus ‘Shinsokan’ e Outras Orações”, de autoria de Masaharu Taniguchi.

Para mais informações consulte os livros “Meditação Shinsokan é Maravilhosa” do Prof. Seicho Taniguchi e “Explicações Detalhadas sobre a Meditação Shinsokan” do Prof. Masaharu Taniguchi. Recomendamos também procurar uma das sedes da Seicho-No-Ie e consultar um Preletor (palestrante da Seicho-No-Ie).

Roteiro

Uma dica: não se preocupe tanto com as formalidades no inicio; leia calmamente o roteiro e faça a meditação lendo-o enquanto for necessário. Aos poucos você verá que está assimilando a sequencia da meditação sem precisar consultar o roteiro.

Posição de Oração: Sente-se na ponta da cadeira com os pés recolhidos para trás, com os calcanhares juntos e a ponta dos pés tocando o solo. Junte as mãos na frente do rosto, deixando um pequeno espaço entre as palmas e os polegares devem ficar na altura da extremidade do nariz. Os braços devem ficar relaxados, formando um ângulo de 60° graus. Os olhos, embora fechados, devem estar voltados ligeiramente para cima.

Canto Evocativo de Deus: Iniciamos a Meditação Shinsokan, entoando o Canto Evocativo de Deus, com a convicção de estarmos chamando a Deus. Concentramos a mente unicamente em Deus, a fim de conseguirmos a sensação de união total com Ele.

“Ó Deus-Pai, que dais vida

a todos os seres viventes,

Abençoai-me com Vosso Espírito.

Eu vivo, não pela minha própria força,

mas pela Vida de Deus-Pai

que permeia os céus e a terra.

As minhas obras, não sou eu quem as realiza,

mas a força de Deus-Pai

que permeia os céus e a terra.

Ó Deus, que vos manifestastes através da Seicho-No-Ie

para indicar o Caminho

dos céus e da terra, protegei-me.”

 

Meditação: Após o canto evocativo de Deus, mentalizar o seguinte:

Neste momento, deixo o mundo dos cinco sentidos e entro no mundo da Imagem Verdadeira.

(Visualizamos e contemplamos um mundo infinitamente vasto e esplendoroso.)

Aqui, onde estou, é o mundo da Imagem Verdadeira.

É oceano de infinita Sabedoria de Deus (várias vezes)

É oceano de infinito Amor de Deus (várias vezes)

É oceano de infinita Vida de Deus (várias vezes)

É oceano de infinita Provisão de Deus (várias vezes)

É oceano de infinita Alegria de Deus (várias vezes)

É oceano de infinita Harmonia de Deus (várias vezes)

Assim mentalizando, contemplemos os atributos de Deus que, em forma de luz, nos envolvem e se estendem por toda parte. Repetimos esta mentalização até conseguirmos visualizar todo o Universo repleto de luz de Deus.

É o mundo da harmonia absoluta. Neste mundo da grande harmonia, eu, como filho de Deus, estou recebendo de Deus a Sua infinita força vivificante (que engloba todos os atributos divinos acima referidos).

Respiração: Ao inspirarmos lentamente, visualizamos a luz resplandecente de Deus fluindo para dentro de nós através das mãos postas (que são como uma antena), preenchendo todo o nosso corpo, desde o alto da cabeça até a extremidade dos pés. Enquanto inspiramos, mentalizamos:

A infinita força vivificante de Deus flui para o meu interior, flui, flui, flui… (repetimos até completar a inspiração). Em seguida, comprimimos o ar para o baixo-ventre, dilatando-o para frente, a fim de criarmos a sensação de plenitude.

Conservando essa sensação, mentalizamos: Pela luminosa força vivificante de Deus sou preenchido, sou vivificado, sou preenchido, sou vivificado… (várias vezes).

Com os olhos da mente, fitamos o nosso ser preenchido e iluminado pela força vivificante de Deus. Enquanto isso, o ar vai se esvaindo lentamente pelas narinas. Quando 70% do ar for expirado, restando ainda uns 30% no baixo-ventre, inspiramos novamente, voltando a mentalizar: A infinita força vivificante de Deus flui para o meu interior, flui, flui, flui…

Preenchidos os pulmões, novamente comprimimos o ar para o baixo-ventre e, aproveitando a sensação de estarmos plenificados, mentalizamos: Pela luminosa força vivificante de Deus sou preenchido, sou vivificado, sou preenchido, sou vivificado… (repetimos essa mentalização, combinada com a respiração controlada, até alcançarmos o estado de concentração total). Então mentalizamos fortemente:Já não sou eu quem vive; é a Vida de Deus que aqui vive (várias vezes).

Retornamos, em seguida, às frases iniciais: Aqui, onde estou, é o mundo da Imagem Verdadeira! É oceano de infinita Sabedoria de Deus,…, etc. (Repetimos esse processo cerca de 30 minutos).

Durante a meditação podemos mentalizar também palavras de afirmação de que o objetivo almejado já está realizado.

Oração pela Paz Mundial (2 ou 3 vezes)

O infinito Amor de Deus flui para o meu interior e em mim resplandece a luz espiritual de amor. Esta luz se intensifica, cobre toda a face da Terra e preenche o coração de todas as pessoas com o espírito de amor, paz, ordem e convergência para o centro.

Canto da Grande Harmonia (2 vezes)

A harmoniosa Vida de Deus ilumina o Universo e no mundo reina a Paz.

Fonte: livreto “Meditação Shinsokan e outras orações” – Masaharu Taniguchi.