Qual é a melhor maneira de orientar os seus filhos a ficarem longe das drogas?

GettyImages 975006448 Qual é a melhor maneira de orientar os seus filhos a ficarem longe das drogas? Qual é a melhor maneira de orientar os seus filhos a ficarem longe das drogas? Mulher Feliz. São Paulo, mar/2019. Ser Mãe, pp. 26 e 27.

Em busca de completar a felicidade de uma casa, planejamos a vinda de um filho que venha consolidar o nosso sonho de ser mãe. Todo esforço e empenho são dispendidos, para que possamos dar o melhor para este ser que Deus nos concedeu a honra de, nesta existência, trilhar esta jornada.

Nesta convivência diária, convivendo com nosso filho, vão surgindo experiências que nos conduzem a um caminho de fortalecimento de nossa fé, de nossa persistência, da nossa coragem, da nossa determinação. Ansiamos proporcionar a ele, uma vida digna, sempre procurando dar-lhe o “melhor”.

Mas, de repente, isso ocorre geralmente durante a adolescência ou mesmo no início da juventude, o nosso sonho, tão sonhado, começa a mostrar-se diferente do que imaginamos. Nosso filho passa a ter alguns comportamentos estranhos. Algo não vai bem. Ele passa a isolar-se da família, fica trancado no quarto, algumas vezes torna-se agressivo, afasta-se dos amigos, etc. E o pior acontece. Ele está usando drogas. O que fazer para que o filho fique longe das drogas? Antes de responder a essa questão, vamos analisar alguns motivos que podem estimular o uso de drogas.

1-) Nos dias atuais, busca-se incessantemente o prazer imediato, e, as experiências naturais do ser humano, se não forem bem assimiladas, causam frustações. Isto leva a procurar algo que venha camuflar, artificialmente, a sensação de perda, derrota ou fracasso.

2-) “Anestesiar” o sentimento de culpa; autopunição por atitudes que ficaram gravadas no subconsciente.

3-) Por vezes, os pais aplicam uma educação muito severa, com um nível de expectativa e exigência extremamente altos, o que gera nos filhos sentimentos muito reprimidos e não extravasados.

4-) Para “anestesiar” sentimentos de solidão, vazio, tristeza profunda, que levam o ser humano a uma condição de vida improdutiva, sem importância.

5-) Revolta (contra os pais) que se manifesta em forma de ações e atitudes para ter a “atenção dos pais”.

O que fazer?

Precisamos compreender que fazer sermões, reprimendas, acusações, e incutir sentimento de culpa não servem para combater os vícios. Ou seja, combate-se a treva com a treva. Somente a Luz extingue a escuridão.  E para a Luz estar cada vez mais presente, enumeramos algumas sugestões para praticar, e, com certeza ele irá manifestar o filho de Deus perfeito.

1-) Usar argumentos, para que ele readquira a esperança dele na vida e confiança nas pessoas ao seu redor.

Através do poder de palavras, de afirmação positiva e de incentivo, faça com que o seu filho tenha esperança na vida e que acredite, em si mesmo, e nas pessoas.

2-) Ter um ideal muda o rumo da vida de uma pessoa.

Um jovem, ou qualquer outra pessoa sem ideal, é levado pelas ondas incertas do destino. Incentive-o a traçar planos grandiosos, ter sonhos, persistir no seu ideal. Isto fará com que o seu foco seja direcionado para o lado do Bem. Trará significado para a sua vida e o afastará da tentação de procurar caminhos obscuros.

3-) Devemos acreditar, sempre, na Imagem Verdadeira do filho.

Por mais imperfeições que seu filho manifeste, acredite que na essência ele é filho de Deus. Visualize a sua natureza divina, negue o aspecto fenomênico e contemple a sua Imagem Verdadeira. O que reconhecemos se manifesta.

4-) Os pensamentos dos pais se refletem nos filhos.

Sabemos que tudo é vibração. Nossos pensamentos são como ondas que se propagam. O seu pensamento, a sua crença se refletem no comportamento de seu filho. Tenha atitudes, pensamentos e ações positivas que, desta forma, se refletirão nele.

5-) No livro A Verdade da Vida v.22, p 16, 3ª edição, assim está escrito: “… mesmo que alguém tenha vários pontos passíveis de crítica, descubra nele os pontos louváveis e elogie”.

Faça um Diário de Elogios para o seu filho. Escreva todos os dias em uma folha, as qualidades dele. Quando escrevemos no “Diário de Elogios” estamos fazendo um treinamento para contemplar a Imagem Verdadeira, e, com isso vamos corrigir a nossa atitude mental.

6-) Vivenciar a 4ª Declaração Iluminadora da Seicho-No-Ie: “Acreditamos que o amor é o alimento da vida e, que a oração, as palavras de amor e o elogio constituem o poder criador da palavra que concretiza o amor. ”

Manifeste o amor incondicional. No livro Buscando o Amor dos Pais, p 147, assim está escrito: “ O amor mais sublime é o que evita tocar na parte mais vulnerável do outro. O amor não consiste em realçar o ponto negativo do próximo para corrigi-lo, mas sim, em não tocar na sua ferida. O amor consiste em encobrir carinhosamente essa ferida e contemplar com os olhos da mente a perfeição oculta por trás do aspecto imperfeito. Da mesma forma, o verdadeiro amor não toca numa “ferida mental”. Tocar na ”ferida mental” significa condenar um defeito ou fracasso alheio. Amar realmente é perdoar a quem amamos e contemplar com os olhos da mente a perfeição que existe no profundo do seu ser”.

Precisamos nos conscientizar de que qualquer pessoa, conhecendo a Verdade e aprofundando a compreensão da filosofia homem filho de Deus, não terá  necessidade de buscar o caminho das drogas.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       

Cleuza de Jesus Zanatta  

Qual é a melhor maneira de orientar os seus filhos a ficarem longe das drogas? Mulher Feliz. São Paulo, mar/2019. Ser Mãe, pp. 26 e 27.