Start nos estudos

09 startestudos Start nos estudos DEPARTAMENTO JUVENIL E DEPARTAMENTO JUNIA

Fala sério, 2022 passou correndo! E este ano, em especial, tivemos muitos momentos de readaptação para a volta à vida que conhecíamos como “normal”. E não poderia ser diferente com as nossas atividades escolares. Foram dois anos estudando no ambiente virtual, aprendendo a lidar com as telinhas e, até mesmo, com as suas diversas distrações como as notificações das redes sociais, aquela vontade de fazer alguma atividade aleatória ou o  sono que bate no meio da aula.

Depois de uma grande mudança o retorno é realmente desafiador e pegar o ritmo pode não parecer tão fácil, mas temos que lembrar que a maneira com a qual lidamos com as adversidades diz mais sobre nós mesmos do que sobre a situação em si. Por isso, não se prenda às ideias de que a metodologia aplicada é chata ou cansativa, procure novas maneiras de aprender e de fixar o conteúdo das matérias de modo que agregue à rotina de estudos. Para nos ajudar, temos o YouTube onde muitos professores publicam vídeos abordando assuntos de maneira dinâmica e divertida, criando paródias de músicas ou utilizando sites de jogos. E com o crescimento das redes sociais, que facilitam a comunicação e a interação, temos até professores tiktokers.

Com todas essas ferramentas digitais, que nos auxiliam mas que também podem desviar o foco, é importante direcionarmos a mente para dar o nosso melhor. Afinal, somos todos Filhos de Deus, possuidores de capacidade infinita! Por outro lado, isso não quer dizer que você precise ser exigente consigo mesmo a ponto de deixar sua vida familiar, social e o seu lazer de lado. As palavras-chave são: confie no processo e mantenha-se em equilíbrio, separe momentos da sua rotina diária para cuidar de você, descansar, auxiliar nas tarefas domésticas e para estudar. Se planeje e crie um cronograma das atividades diárias e um de estudos, coloque as matérias, tópicos, exercícios de fixação e provas, anote as datas e, se possível, separe um momento do dia para estudar em casa.

Você, estudante da “nova era”, é Filho de Deus dotado de capacidade infinita, e a Sabedoria para alcançar todo o conhecimento necessário já está em ti. Antes de iniciar sua jornada de estudos, ore agradecendo a Deus pelas oportunidades, pode ter certeza que Ele irá orientá-lo nos desafios que surgirem. Por fim, deixamos aqui algumas sugestões de leitura que irão fortalecê-lo! Indicamos O Livro dos Jovens (livro de cabeceira da AJSI/BR), Sua Missão é Vencer, que possui um capítulo dedicado aos estudos, e o Livro Juvenil de Orações,  focado no progredir diário e no qual consta a “Oração Para Estudar com Prazer” (p. 21).  

Agarre todas as oportunidades de aprender algo novo e as experiências que estão por vir! Você já é a mudança que procura, por isso confie no seu potencial e com certeza encontrará um futuro brilhante.