Depressão

PERGUNTA

Tenho me identificado com sintomas depressivos, mas isso pode até mesmo ser coisas da minha cabeça. Não tenho vontade de me levantar da cama para ir trabalhar e, nos finais de semana, não sinto ânimo para sair, me divertir. Quero que só chegue o final de semana, para simplesmente me isolar e ficar quieta no meu canto, sem ninguém me incomodar. Tenho planos de sair de casa e morar sozinha até o ano que vem, pois vejo que, dentro da minha casa, algumas coisas com relação aos meus pais já me vêm incomodando bastante. E isso acaba me deixando nervosa e estressada. Não há nada que me faça ter motivação para viver, simplesmente eu sinto que estou apenas vivendo, sem perspectiva de que aconteçam coisas boas na minha vida. V.L., 29 anos, Minas Gerais

RESPOSTA

Saiba que você é filha de Deus e, sem dúvida, é uma pessoa maravilhosa. 

Se deseja viver feliz, é preciso saber distinguir a aparência da Imagem Verdadeira. Todos pensam, geralmente, que as coisas “existem” exatamente como aparecem para seus olhos carnais. Porém isso é apenas aparência, um aspecto aparente, e as coisas não são como parecem.

Se você tem complexo de inferioridade e sentimento de medo, significa que lhe falta o sentimento de união com Deus. Quando puder, nos intervalos dos serviços do lar, ou ao acordar, ou ao dormir, pronuncie em voz baixa umas 20 vezes, com os olhos cerrados, as seguintes palavras: “Não nasci com a minha própria força.  Deus é que me pôs no mundo e me protege. Nada tenho a temer. Em mim está Deus  e todos me acolhem como filha de Deus”.

Quando as palavras são mentalizadas fervorosamente, cerrando-se os olhos e concentrando o espírito, elas se instalam no subconsciente e têm o poder de mudar a sua inclinação mental. Deus a enviou ao mundo para uma missão especial, possível de ser realizada somente por você. Como não foi você que escolheu esse posto especial, e sim Deus, nenhuma necessidade há de você se preocupar. Às vezes percebemos que o que temíamos era na verdade um benfeitor. A dificuldade é um esmeril que pule a nossa alma. Se desgostarmos de uma pessoa, ela nos será maldosa, mas, se nos reconciliarmos, ela será realmente uma bondosa amiga. Você compreendeu agora mais claramente esta Verdade. Se encarar qualquer situação e qualquer pessoa com o sentimento de reconciliação, você nunca entrará em choque com nada.

O ser humano é autorrealização de Deus; portanto, Deus Se realiza através do ser humano. E essa realização está se processando a cada dia, mais intensa e perfeitamente. Assim, não importa que minha realização até agora tenha sido obscura e imperfeita. A cada dia, posso progredir mais, avançar mais e conseguir realização em nível cada vez maior.

A felicidade não vem de fora. Somos nós que a criamos em nossa mente.

Sua vida pode tornar-se resplandecente de alegria ou insípida e melancólica, tudo depende de sua capacidade para estimulá-la. Que precisa fazer, então, para estimular sua vida, de modo que ela seja radiosa e alegre? Ao despertar pela manhã, deve orar assim a Deus: “Agradeço-Vos, Deus, por me haverdes protegido enquanto eu dormia, conservando-me sã e salva. Agradeço-Vos também por este despertar maravilhoso que me proporcionastes. Fazei com que eu possa vi- ver o dia de hoje plena de felicidade, saúde e prosperidade, guiada pela Vossa sabedoria”. Terminada essa oração, deve continuar em silêncio por mais alguns minutos, sentindo a sabedoria de Deus inundar todo o seu ser.

Outro fator fundamental é a gratidão aos pais. A gratidão aos pais é o princípio do despertar espiritual. Para ser feliz, é importante cultivar a gratidão profunda aos pais. Para tanto, todos os dias, logo ao despertar, mentalize, ou diga em voz audível, apenas  para  si mesma, umas 50 vezes: “Papai, muito obrigada! Mamãe, muito obrigada!”. Você diz não conseguir gostar de ninguém na vida exatamente porque não está feliz por estar viva neste mundo, e isso se reflete em revolta contra os pais. Mesmo que ache que não tem revolta contra os pais, esta revolta está instalada em seu subconsciente. Pratique como está lhe sendo ensinado e verá como sua vida mudará para melhor.

Aspirante a Preletor da Sede Internacional Eduardo Nunes da Silva