Dicas para ficar atento às fake news

09 FakeNews Dicas para ficar atento às fake news Texto por Isabela Silveira da Silva, Regional SP-LAPA.

Pela Divulgadora Isabela Silveira da Silva, SP-LAPA.

Em um espaço tão aberto e de dinâmica de consumo rápida — e superficial — que é a internet, todos somos impactados pelas fake news, sem nem mesmo percebermos. 

Em ano de eleições é ainda maior a necessidade e a responsabilidade de nos atentarmos ao que estamos consumindo e compartilhando.

Pensando nisso, quero te convidar a refletir sobre o assunto a partir de alguns lembretes:

1 – Desacelere!

A 4ª Norma Fundamental dos Praticantes da Seicho-No-Ie ensina: “Ser atencioso para com todas as pessoas, coisas e fatos”. Nas mídias digitais tudo parece ser tão urgente que acabamos absorvendo e compartilhando informações sem a atenção devida. Isso acaba fazendo mal  a nossa própria saúde mental. Então, enquanto estiver consumindo todos esses conteúdos, vá com calma, tome cuidado para não cair na ansiedade gerada pelo volume de informações. Ao encontrar um assunto importante, aproveite para vivificar a si mesmo e ao seu tempo prestando mais atenção ao que está a sua frente.

2 – Busque fontes confiáveis

Ok, agora que respiramos, é hora de ir atrás das fontes confiáveis para atestar a veracidade das informações. Portais organizacionais, governamentais e jornais de qualidade são algumas fontes que podem validar e demonstrar compreensão aprofundada sobre o assunto. Vai demorar mais do que a leitura rápida de uma postagem? Sim. Mas vai valer muito mais a pena.

3 – Use suas mídias para o bem

Aqui também está a nossa responsabilidade sobre o quê levar às pessoas ao redor. Se prestamos atenção ao que consumimos, também podemos ter esse cuidado ao compartilhar conteúdos com nossos amigos, familiares e colegas. Lembre-se de que a palavra tem grande poder criativo, e quando usada de forma inadequada pode causar prejuízos a nós e aos outros; uma fake news compartilhada como se fosse verdade é capaz de deixar a outra pessoa também preocupada e levá-la a compartilhar também com sua própria rede de contatos e continuar esse jogo de dominó. A responsabilidade com a disseminação de informações também é sobre cuidar do outro.

4 – Meditação Shinsokan todos os dias sem falta

A Meditação Shinsokan não pode faltar! A prática contemplativa, realizada diariamente, nos auxilia a manter a serenidade mental e a viver o agora de forma plena e com atenção.

Está tudo bem em se afastar um pouco das mídias sociais para conseguir desacelerar e absorver tudo com maior presença e qualidade. Apenas tenha em mente que o propósito não é se alienar, mas, sim, ter cuidado consigo, com o outro e com o mundo.