Pelo Líder da Iluminação Higor Miranda Cavalcante, Regional PR-FOZ DO IGUAÇU.

Hoje falaremos da Meditação Shinsokan, prática contemplativa da Seicho-No-Ie, que é indispensável para a conscientização da Natureza Divina que há em nosso interior e que, com certeza, a partir da sua prática diária, de forma natural, proverá grandes mudanças em sua vida.

Para aqueles que desejam iniciá-la ou intensificá-la, listamos 5 dicas para você praticar a Meditação Shinsokan diariamente.

  1. No início, medite por pouco tempo

É muito legal pensar em meditar por horas, mas, para quem sequer medita por minutos, pensar de imediato em meditar por um longo período de tempo pode ser algo muito longínquo de ser alcançado. Assim, é melhor praticar com consistência diariamente por poucos minutos do que iniciar praticando por muito tempo e acabar desistindo. Nossa dica é que você inicie com sete minutos, por exemplo, e aumente gradativamente o tempo de concentração mental. 

  1. Não espere tudo ficar em silêncio para realizar essa prática

Almejar um ambiente propício para realizar a Meditação Shinsokan é maravilhoso, mas nem sempre o ambiente em que estamos está assim. Desse modo, ainda que tenha barulhos em casa, na vizinhança etc., busque realizá-la. Na medida em que você for praticando-a, o ambiente ao seu redor naturalmente se organizará e se acalmará.

  1. Não se preocupe em decorar as palavras a serem mentalizadas

Para quem é iniciante, é um desafio administrar a postura correta da prática, a respiração adequada, as palavras a serem mentalizadas e o direcionamento mental ao mesmo tempo. Assim, no início, apoie-se na Meditação Guiada. Você pode acessar aqui no portal da AJSI/BR, clicando aqui, ou visitar o  canal “Shinsokan”, no YouTube, onde  encontrará uma playlist que pode ajudá-lo(a) com isso.

  1. Se sentir desconforto no seu corpo, não desista!

Como a Meditação Shinsokan exige uma postura que geralmente o corpo não está acostumado, é comum que, ao longo da prática, dores musculares nos braços, nas pernas, nas costas e no abdômen apareçam. Esse é um processo natural que você passará, mas que o seu corpo irá se acostumar na medida em que você treinar. Assim, caso não consiga ficar durante toda a prática com as mãos justapostas, apoie-as sobre suas pernas, mas não deixe de se manter firme na Meditação!

  1. Medite com seus amigos/familiares

Sempre que temos o estímulo de amigos e familiares em nossa vida, as coisas ficam mais fáceis e prazerosas. Assim, na medida do possível, medite em grupo com seus amigos/familiares. Em tempos de distanciamento social, utilizar-se das videochamadas para praticar a Meditação Shinsokan em grupo é uma ótima forma de um incentivar o outro a realizá-la. Desse modo, marque um horário diário ou semanal para realizar a prática em conjunto. Com certeza renderá bons frutos a todos!

Essas foram breves dicas para você começar a praticar a Meditação Shinsokan hoje mesmo, para nutrir o seu espírito com o “pão espiritual”. Caso tenha interesse em estudar mais sobre o assunto, adquira as obras que abordam sobre essa temática e assista aos vídeos sobre essa Meditação no Canal da Seicho-No-Ie no YouTube.

Muito obrigado!