Fernando Bacelar – SP – Santo André
Evento foi realizado no auditório do Distrito Anhembi no último dia 28 de julho
Um grande e maravilhoso sucesso absoluto. Assim poderia resumir de maneira precisa e exata a realização da 69ª Convenção Nacional da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL de 2024, com o tema central “Propósito”, que ocorreu no auditório central do Distrito Anhembi, em São Paulo, no último domingo (28/07).
Foi um evento impressionante e incrível, que contou com a presença de representantes das Associações dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. As atividades começaram com a leitura da Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade. Depois, aconteceu o cerimonial de abertura, com a entrada das bandeiras Nacional, Estaduais e das Regionais Doutrinárias da Seicho-No-Ie e a execução do Hino Nacional brasileiro.
Apresentaram-se ao palco o Preletor em Grau Máster Romeu Pace Filho, o Preletor da Sede Internacional Fumio Nishiyama, o Preletor em Grau Máster José Adalton de Oliveira, o Preletor da Sede Internacional Ênio Maçaki Hara, a Preletora da Sede Internacional Marie Murakami e, por último, o Preletor em Grau Sênior Aníbal Ferreira de Lima Neto.
Ao longo da Convenção, houve interpretações teatrais baseadas no tema “Propósito”, com excelentes performances dos atores, emocionando todos os presentes no auditório. O tema “Propósito” foi estudado durante a convenção e definido pelo Mestre Masaharu Taniguchi como um engajamento, ou seja, um objetivo em nossa vida. Você é dono de potencialidade infinita. A missão da Seicho-No-Ie é transmitir a Verdade de que o homem é Filho de Deus e deve ser feliz.
O Preletor Romeu Pace Filho, durante sua palestra, reforçou a tese de maneira clara e correta: “Nós temos de ter um propósito; todo desejo, se for sincero, provém da alma. Tenha sempre gratidão, e a missão é onde você está, na tarefa que está vivenciando no momento.” Ele ainda lembrou que “todo mundo tem um dom”.
Houve, também, relatos de experiência emocionantes, como o da Divulgadora da Seicho-No-Ie, Ana Miranda da Regional SP-Aricanduva, bem como a distribuição de Certificados de Honra ao Mérito Nacional e Internacional a líderes que se dedicaram nacional e internacionalmente à expansão do Movimento de Iluminação da Humanidade.
A importância da família foi bastante citada. A preletora Marie Murakami colocou o assunto na pauta de estudos. Segundo ela, “o lar é o primeiro santuário da nossa vida. É o portão sagrado que se entra no mundo.” E fez uma analogia positiva e importante sobre o papel da Seicho-No-Ie: “A Família Seicho-No-Ie (SNI) faz a diferença no mundo.” Muitos pontos foram citados, como a nossa vida, que é a própria Vida de Deus, e que nós, seres humanos, já nascemos com a alma pura e somos puro amor. “A natureza de nós, a pureza absoluta, é o que significa que temos a Divindade em nosso interior (temos Deus em nós)”, reforçou a preletora.
Já na palestra do preletor José Adalton de Oliveira, a autoconfiança foi bastante citada para entendermos nossos propósitos e reforçar que somos realmente Filhos de Deus, como o Mestre Masaharu Taniguchi sempre afirmou: “É preciso adquirir autoconfiança, a convicção de que é Filho de Deus. Você é único, você tem um propósito. Tenha autoconfiança”. O preletor também mencionou o papel fundamental da autoconfiança para os jovens, com um alerta: “A maioria dos jovens têm complexo de inferioridade, restringindo a capacidade inata e não conseguem crescer adequadamente. Concentre-se naquilo que você deseja. Concentre-se no que quer realizar e no que não quer. Afirmar todos os dias quem você é. Eu sou o que sou”.
E, por fim, o preletor Aníbal Ferreira de Lima Neto, na última palestra do evento, falou sobre a importância de nos dedicarmos aos outros, baseado no livro A Verdade da Vida, vol. 7. “Só estamos realmente vivos quando estamos nos dedicando aos outros. Trabalhar com amor trará progressos espantosos rapidamente porque Deus estará trabalhando através do cérebro e das mãos dessas pessoas.” Segundo o preletor, e para encerrar com chave de ouro, ele citou uma passagem bíblica que serve como reflexão sobre a tese citada: “Se você insistir em salvar sua própria vida, você a perderá” (Marcos 8:35).
A próxima Convenção Nacional será no ano que vem, em 2025, comemorando a sua 70ª edição. Com certeza, será um evento marcante e muito especial! Muito obrigado a todos e até lá!