RESPOSTA DO PRELETOR: Prezado leitor (a) reverências, muito obrigado.
Através dos ensinamentos da Seicho-No-Ie, aprendemos que a alegria, sendo uma dádiva de Deus, já existe em nosso interior de forma eterna e perene. Nesse momento muitos se questionam se isso é realmente verdadeiro, porque passam por situações desafiadoras no dia a dia. Em muitos momentos, os motivos que nos levam à infelicidade, ao desânimo, a tristezas e decepções parecem ser maiores do que as razões para manifestar alegria constante e crescente.
Vivemos temporariamente neste mundo dos cinco sentidos e somos constantemente influenciados por uma série de fatores externos que nos levam a não acreditar na possibilidade de conseguirmos manifestar nossa imagem verdadeira de filhos de Deus. Na Seicho-No-Ie, chamamos isso de encobrimento da Imagem Verdadeira, pois, esses fatores externos parecem ser tão fortes, que ofuscam a nossa mente e nos impedem de perceber os motivos existentes para sermos realmente felizes.
No livro A Verdade da Vida, v. 7, o mestre Masaharu Taniguchi nos adverte a não ficarmos presos aos aspectos negativos, sendo necessário crescer e purificar a nós mesmos. Mesmo que surjam aspectos abomináveis e odiosos, não devemos perder nosso tempo fixando nossa mente nessas situações. A nossa tarefa é muito mais importante: tornar a vibração emanada de nosso ser uma obra-prima! Fazer dessa vibração uma linda melodia chamada Amor e Harmonia.
Não permita que emanem de você vibrações capazes de manifestar situações de tristeza e melancolia.
Uma pessoa que emite tais vibrações enfraquece as sementes da esperança, repele o bom humor, sufoca a alegria. Em contrapartida, as vibrações emitidas por alguém alegre elimina todas as fontes de tristeza, fortalece a sua saúde, atrai para si cada vez mais motivos para ser feliz, somente situações boas se manifestam, o sorriso brota fácil e tudo passa a fazer sentido na vida. Assim, finalmente, a vida se transforma no verdadeiro paraíso terrestre, no mundo da Imagem Verdadeira, aqui e agora.
Na prática da Meditação Shinsokan sempre declaramos: “Neste momento, deixo o mundo dos cinco sentidos e entro no mundo da Imagem Verdadeira”. Faça essa declaração constantemente. O mestre Masaharu Taniguchi também nos ensina no livro Mistérios da Vida que durante a Meditação Shinsokan podemos visualizar que estamos envoltos por uma aura iluminada e nenhuma vibração negativa pode se aproximar de nós. Elogie-se! Reconheça-se como filho de Deus! Faça o treino do riso, sorria para a vida! Fixe sua mente somente em aspectos alegres da sua vida, das pessoas que o(a) rodeiam, pratique o princípio do relógio de sol, registrando somente os bons momentos, faça um diário de elogios para você mesmo!
Faça essas práticas e verá como o mundo ao seu redor se tornará mais iluminado, mais feliz, mais alegre e, a cada dia, surgirão mais motivos para que você consiga manifestar, a partir de seu interior, a alegria infinita, o amor infinito. Aquilo que parecia ser motivo de tristeza, simplesmente desaparecerá por completo, restando apenas o filho de Deus harmônico e perfeito.
Oro sinceramente pela sua felicidade. Reverências.