Seminário de Treinamento Espiritual para Educadores 2021

educadores noticia seminario2021 Seminário de Treinamento Espiritual para Educadores 2021 Janeiro de 2021 e eis que abrimos o ano – dia 06 de janeiro – Seminário de Treinamento Espiritual para Educadores (38ª edição) – com a missão de trazer a reflexão sobre o novo ano e o nosso renascer.

Janeiro de 2021 e eis que abrimos o ano – dia 06 de janeiro – Seminário de Treinamento Espiritual para Educadores (38ª edição) – com a missão de trazer a reflexão sobre o novo ano e o nosso renascer.

O maior desafio? O seminário seria virtual! Como acolher as pessoas tal qual fazemos em nossos seminários presenciais? Como estender os braços para abraços virtuais? Como olhar, olho no olho, através de telas de computador e smartphones? Como trabalhar com atividades virtuais, se nós mesmos não dominávamos a plataforma?

Voltemos alguns meses atrás… Desde o início, o seminário foi conduzido por mãos misteriosas! Sob a orientação de Deus e o trabalho de uma equipe bem coordenada pelo nosso superintendente, Preletor em grau Máster Luis Antonio Gomes, todas as ações foram convergindo naturalmente, da escolha impecável do tema: Educação da Vida – Uma Nova Consciência, Uma Nova Civilização – e de um time de orientadores de primeira linha, sendo o orientador responsável, o próprio superintendente e os seguintes preletores: Preletor em grau Máster Roberto Okito Fugiwara, Preletora em grau Sênior Suely Cornelsen e Preletora em grau Sênior Maria Izabel de Faria Sundin do Lago, tendo ainda, como convidado especial, o Preletor da Sede Internacional Marcos Rogério Silvestre Vaz Pinto. Da elaboração cuidadosa e atenciosa do programa do seminário ao longo dos cinco dias de atividade, houve um único foco a ser trabalhado: o nosso EU interior!

Desafiadora foi esta atividade que demandou um aprendizado e dedicação bastante grande de toda a equipe coordenadora, membros da Comissão Executiva Central e dos presidentes da Associação dos Educadores Regional de todo o Brasil na preparação e divulgação do evento. Excelentes ideias foram surgindo ao longo do processo, como a criação das “caravanas virtuais”, na qual cada regional criou a sua, a exemplo das caravanas que movimentamos ao trazermos os ônibus à Academia de Treinamento Espiritual em Ibiúna – SP. O trabalho foi sendo realizado em uma crescente de alegria e em plena harmonia.

O programa contemplou as atividades que realizamos presencialmente, como o despertar com a “valsa do cuco”, as orações e ginástica matinais, as palestras, rodas de conversa, complementadas pela apresentação dos trabalhos realizados nos CEEVs – Ciclos de Estudos da Educação da Vida, tais como os memoriais e projetos; e claro, não poderia faltar a parte prática, como a atividade de gratidão, as oficinas pedagógicas e a prática do diário de elogios.

Com todo esse trabalho, qual foi o resultado obtido?

Com uma meta inicial de 350 pessoas, o resultado foi exponencial! O seminário foi transmitido entre os dias 6 e 10 de janeiro e, já no primeiro dia havíamos ultrapassado as mil inscrições. Ao encerrarmos as atividades, contávamos com mais de 1.110 participantes.

Baseando-nos nos relatos obtidos posteriormente, temos ciência de que, mais do que atingir as metas numéricas, muitas vidas foram transformadas, muitos corações foram tocados, novas decisões foram tomadas e a consciência de filho de Deus foi aprofundada! Como o seminário foi realizado num ambiente virtual, tivemos a participação de 36 seminaristas fora do Brasil.

Fundamental foi a confiança depositada nos Educadores pelo Conselho Doutrinário Organizacional Central e Diretoria da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, além do apoio incondicional do Gabinete de Marketing da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Nossos profundos agradecimentos.


Confira algumas fotos abaixo. 
Muito obrigado.

Escrito por Maria Cristina Watanabe Arata