Me chamo Maria Dalvaneide de Oliveira Araújo. Conheço a Seicho-No-Ie desde 1984, ano em que me encontrava com problemas de saúde, desempregada e com muita desarmonia familiar.

Pelas práticas da SNI consegui resolver todos esses desafios. Consegui um emprego como secretária executiva em uma empresa multinacional e nela trabalhei por quase oito anos. Lamentavelmente, durante o plano Collor, essa empresa fechou sua filial no estado de Pernambuco. Muitos funcionários (assim como eu) optaram pelo programa de demissão premiada e outros decidiram seguir com a empresa para outros estados do Brasil.

Ao sair dessa empresa, permaneci na área de gestão, trabalhando em consultorias de informática e financeira. E foi trabalhando numa empresa de informática que tive a oportunidade de também dar treinamentos. Eu me sentia muito feliz realizando essa tarefa, recebia muitos elogios e, por consequência, aumentava o portfólio de clientes da empresa.

Uma grande amiga, a quem tenho imensa gratidão por tudo o que ela sempre representou na minha vida, pois foi ela que me trouxe para a Seicho-No-Ie e me levou para a multinacional em que ela trabalhava. Essa amiga, quando saiu da companhia, seguiu o caminho da educação profissional, indo trabalhar em uma instituição de reconhecimento nacional. Sabendo que eu estava realizando treinamentos para empresas e havendo choque de horários em sua agenda, me pediu, encarecidamente, para que eu a substituísse numa disciplina no curso Técnico em Secretariado. Pedido que aceitei de pronto!

Já no primeiro encontro desse curso, fiquei encantada por estar em uma sala de aula com adolescentes. Vi a possibilidade de contribuir para a vida deles, levando, além das técnicas de secretariado, o conhecimento da Verdade Homem Filho de Deus, mesmo que de maneira discreta, pois a instituição não permitia nenhum tipo de manifestação religiosa ou filosófica dentro de suas dependências. Entretanto, isso não me preocupava, porque sabemos que os exemplos arrastam. E foi exatamente o que aconteceu. Muitos(as) alunos(as) daquela época passaram a fazer parte da Seicho-No-Ie; houve até quem assumiu cargo de presidente de AL; outros trouxeram a família também; e isso sem que se precisasse fazer divulgação em sala, apenas sendo o que somos, ou seja, sendo SEICHO-NO-IE.

Como instrutora daquela instituição, comecei a me destacar e a ser convidada para participar de momentos de formação pedagógica. Em um desses momentos, o consultor pedagógico que estava na condução fez uma pergunta quanto ao processo avaliativo de trabalhos em grupo. A pergunta foi: Você acha que a avaliação (NOTA) de trabalhos em grupo deve ser em grupo ou individual?

Todos os participantes daquela formação responderam que deveria ser em grupo, apenas eu respondi que, se estávamos trabalhando em uma instituição de educação profissional, a avaliação deveria ser individual, posto que o estudante não iria procurar uma vaga no mercado de trabalho junto com o grupo e sim de forma pessoal.

Naquele momento, fui bastante criticada pelos colegas, até que a minha supervisora pedagógica, tentando me defender, explicou para o grupo que eu não tinha conhecimento pedagógico, pois não tinha feito nenhum curso na área de educação, que eu era da área de gestão. Todos se acalmaram, entenderam, mas eu fiquei inquieta e perguntei para ela, particularmente, qual curso eu precisaria ter para entender melhor a área da educação. Ela me respondeu que “pelo menos” um curso de licenciatura, mas se quisesse crescer na instituição, então deveria fazer um curso de pedagogia.

A partir daquele dia, comecei minha saga para fazer o vestibular para pedagogia. Fiz algumas tentativas em que fui aprovada, mas não classificada. Até que fiz uma orientação pessoal com o Preletor Carlos Alberto da Silva, que me orientou a eliminar do subconsciente a ideia de não aceitar o sucesso. Pediu que eu repetisse 20 vezes antes de levantar e 20 vezes antes de dormir as seguintes palavras: Eu sou o sucesso! Eu mereço o sucesso! EU ACEITO o sucesso! Pediu para enfatizar a expressão EU ACEITO O SUCESSO. E assim o fiz. Só que não apenas nos horários indicados; passei a fazer dessas palavras um mantra em minha vida.

A partir daquele dia, comecei minha saga para fazer o vestibular para pedagogia. Fiz algumas tentativas em que fui aprovada, mas não classificada. Até que fiz uma orientação pessoal com o Preletor Carlos Alberto da Silva, que me orientou a eliminar do subconsciente a ideia de não aceitar o sucesso. Pediu que eu repetisse 20 vezes antes de levantar e 20 vezes antes de dormir as seguintes palavras: Eu sou o sucesso! Eu mereço o sucesso! EU ACEITO o sucesso! Pediu para enfatizar a expressão EU ACEITO O SUCESSO. E assim o fiz. Só que não apenas nos horários indicados; passei a fazer dessas palavras um mantra em minha vida.

Assim, me inscrevi no vestibular de uma faculdade de grande nome na região, que realizava um vestibular rigoroso, e cujo valor das mensalidades era bem alto. Essa faculdade, entretanto, era a única que realizaria a prova do vestibular em uma data diferente do período do seminário de liderança da AJSI, que aconteceria na Academia de Treinamento Espiritual Santa Fé na Bahia. Esse era para mim o critério mais importante, pois não podia deixar de participar desse curso para líderes – o PERSONA VIP. Em minha família, sempre procuramos ter, em primeiro lugar, o Reino de Deus, de modo que o trabalho para a SNI era prioridade. Então, fiz as provas e viajei para realizar o curso.

Ao retornar, fui à faculdade para saber o resultado. Como sempre, procurei primeiro na lista dos “aprovados e não classificados”, só que meu nome não estava lá. Aí, muito assustada, fui procurar na lista dos “reprovados”, mas lá também não estava. Com muita ansiedade, enfim, fui procurar na lista dos aprovados. Lá estava meu nome no quinto lugar da lista!

Continuei fazendo o mantra ao longo da minha vida (faço ainda hoje).

Na graduação, fui vítima de bullying por já ser madura (36 anos), já ser mãe de 4 filhos (hoje tenho 5) e não ter tempo disponível para os encontros de grupo etc. Foram muitos os desafios. Trabalhar todos os horários, estudar e dar atenção à família foi realmente desafiador, mas consegui concluir o curso sendo homenageada pela faculdade como aluna laureada.

Ao concluir a graduação, fiz seleção para o Mestrado da UFPE e fui aprovada.  Fui a zebra do processo! Tinha tudo para não ser aprovada, pois a idade já estava avançada, era estudante oriunda de uma faculdade privada, trabalhava dois horários e ainda dava aulas à noite.

Quanto à vida profissional, não deixei escapar nenhuma oportunidade de fazer seleção interna e externa, tendo sido aprovada em todas. Assim, cresci bastante na empresa, ocupando os cargos de instrutora, supervisora pedagógica, coordenadora de área de formação profissional, avaliadora da faculdade, consultora da direção e, por fim, diretora de operações.

Quando resolvi alçar outros voos, mesmo durante todo o tempo em que trabalhei nos cargos de gestão, nunca deixei a docência, estava sempre ministrando aulas em cursos de pós-graduação da Universidade Estadual.

Saindo da empresa que já citei, fui trabalhar em consultoria e assumi um cargo de coordenadora de projetos sociais no Instituto Shopping Recife. Mas, meu coração pedia para me dedicar à vida acadêmica. Por isso, fiz seleção para professora substituta da UFPE, fui aprovada, e comecei a dar aulas também em faculdades privadas. Além disso, me submeti ao concurso para o doutorado na Universidade de Coimbra.

Hoje, além de todas as minhas atividades como professora, faço parte da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, sou membro do Hub-Educat-UFPE e, por conta das pesquisas do doutorado, lancei o Programa Cuidar de Si. A educação entrou na minha vida e fez com que eu me encontrasse.

Ainda hoje repito o Mantra do Sucesso e deixo-o de presente para vocês.

EU SOU O SUCESSO!

EU MEREÇO O SUCESSO!

EU ACEITO O SUCESSO!

Agradeço a Deus e ao Mestre Massaharu Taniguchi pois, graças a seus ensinamentos, tudo isso pode acontecer na minha vida.

Agradeço aos meus pais, ao meu esposo e parceiro João Ricardo; sem ele eu não teria conseguido dar um passo à frente.

Agradeço também a todos os meus filhos e familiares.

Muito Obrigado!!!!!!!

Débora Kubo

Preletora em Grau Sênior

Profissional multidisciplinar, formada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Débora construiu uma trajetória sólida em redação publicitária, copywriting, produção editorial e criação de cursos online, unindo profundidade intelectual e sensibilidade estética. Atuou no mercado corporativo, empreendeu em diferentes áreas e hoje presta serviços em escrita estratégica, roteiros, storytelling e micropigmentação estética. Com dezenas de formações em psicologia, educação, narrativas, produtividade e marketing, traz repertório amplo e refinado do comportamento humano à construção de marcas.

Na Seicho-No-Ie, sua vivência é de berço: Preletora Sênior, dedicou-se a múltiplas frentes doutrinárias por décadas, coordenando departamentos, núcleos, módulos de estudo e movimentos nacionais como Wakahato, Casais e Mães. Atuou como vice-presidente da Associação Pomba Branca da SEICHO-NO-IE DO BRASIL e integra a Comissão Editorial da Revista Mulher Feliz. Débora é a síntese da mulher que estuda, serve, cria e guia, uma mentora natural que transforma vidas pela palavra, pelo exemplo e pela Verdade.

Viviane Tenório de Macêdo Hara

Preletora da Sede Internacional 

Profissional da comunicação com ampla formação em rádio, TV, marketing e mídia pela USP/ECA, Viviane construiu uma carreira marcante como apresentadora, produtora e diretora de grandes convenções, programas televisivos e campanhas nacionais. Atuou em palcos emblemáticos como Ibirapuera, Anhembi e Pacaembu, conduzindo eventos de até 30 mil pessoas, além de produzir conteúdos, entrevistas e materiais audiovisuais exibidos em diversas emissoras do país.
Na Seicho-No-Ie, tem uma trajetória histórica: divulgadora desde 1992, Líder da Iluminação, Diretora e Vice-Presidente da AJSI/BR, apresentadora oficial da Convenção Nacional e do Programa SNI na TV, Aspirante a Preletora da Sede Internacional e, mais recentemente, Presidente Nacional da Associação Pomba Branca por múltiplas gestões. Viviane une carisma, espiritualidade e domínio técnico, inspirando milhares de mulheres a reconhecerem sua criatividade, autoestima e força luminosa.

Daniela Cristina Seghessi

Preletora da Sede Internacional 

Paulistana e formada em Tecnologia em Processamento de Dados, Daniela cresceu dentro da luz da Seicho-No-Ie, após sua família ser acolhida por uma vizinha que as convidou para a Reunião de Crianças. Desde cedo vive a doutrina como caminho natural de amor e gratidão, tornando-se Líder da Iluminação aos 20 anos. Atuou em múltiplas frentes: presidiu Associação Local, a Associação dos Jovens e a Associação dos Preletores na Regional SP Vila Prudente, além de exercer a Supervisão Administrativa Doutrinária na Regional SP Penha. Hoje, é Preletora da Sede Internacional e Superintendente das Atividades dos Preletores da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Sua trajetória une disciplina, devoção e uma presença que inspira, guiando mulheres a descobrirem força, serenidade e direção interior.

Juliana Oshima

Preletora em Grau Júnior

Relações Públicas e Jornalista, com pós-graduação em Comunicação Empresarial, Juliana construiu doze anos de experiência em Marketing, Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa. Hoje, atua na empresa Artesão de Memórias, produzindo livros biográficos que eternizam histórias de pessoas, famílias e comunidades, um trabalho que une sensibilidade narrativa e precisão jornalística.
Nascida em uma família da Seicho-No-Ie, trilhou desde cedo uma jornada de serviço: presidiu Associação Local da Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie, dirigiu a Academia de Treinamento Espiritual de Curitiba e ocupou cargos nacionais no Departamento Feminino e na Comissão Executiva Central da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Recebeu honras nacionais e internacionais e, em 2024, foi nomeada Preletora em Grau Júnior. Juliana irradia organização, profundidade emocional e amor pela história, conduzindo mulheres a reconhecerem a própria narrativa como instrumento de luz e transformação.

Genaina Nunes

Preletora em Grau Júnior

Genaina conheceu a Seicho-No-Ie ainda jovem, em Brasília, e desde então trilhou uma jornada de dedicação contínua: participou de seminários, atuou como divulgadora, viveu a doutrina também em Londres e assumiu diversas lideranças no Brasil, incluindo presidências regionais da Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie e da Associação Pomba Branca. Preletora desde 2011, hoje serve como Vice-Presidente Regional da Associação Pomba Branca de Brasília, irradiando equilíbrio, sabedoria e ação consciente.
No campo profissional, é uma das referências brasileiras em Ciência da Computação: bacharel, mestre e doutora pela University College London (UCL), com pós-doutorados na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Humboldt Universität. Professora associada da Universidade de Brasília (UnB), foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação, é bolsista de produtividade do CNPq e editora associada de periódico internacional da ACM. Une excelência acadêmica, liderança feminina e uma visão espiritual ampla, inspirando mulheres a integrarem mente, alma e propósito para criar realidades possíveis.

Marisa Baptista da Silva Negrão

Preletora em Grau Júnior

Cientista Social pela Universidade de São Paulo (USP) e psicanalista, Marisa construiu uma formação plural que integra educação sexual, constelação familiar, terapia floral e terapia de casais. Como facilitadora e terapeuta, une ciência, sensibilidade e espiritualidade para ajudar mulheres e famílias a reconstruírem vínculos, curarem feridas e encontrarem novas narrativas de amor consciente.
Na Seicho-No-Ie, iniciou sua trajetória na Associação dos Jovens e ocupou funções regionais e nacionais: presidiu o Departamento Juvenil, coordenou o Departamento Feminino, atuou como membro central da Associação dos Jovens, da Associação dos Preletores e da Pomba Branca da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. É coordenadora nacional do Departamento de Casais da Seicho-No-Ie, conduzindo famílias por uma jornada de reconciliação e prosperidade emocional. Marisa é a expressão da mulher que acolhe, escuta e transforma, trazendo alma, técnica e Verdade para quem deseja viver relações mais plenas.

Andrea de Ávila

Preletora em Grau Sênior

Médica formada pela Santa Casa de São Paulo, especialista em Ortopedia, Medicina do Esporte, Cirurgia do Joelho e Acupuntura, Andrea atua há mais de 22 anos em Indaiatuba. Atleta profissional de Crossfit, conquistou o 2º lugar na América Latina na categoria 50–54 anos (2025), unindo ciência, performance e espiritualidade. Conheceu a Seicho-No-Ie em 2004 e, desde 2011, atua como Preletora Sênior, conduzindo mulheres com profundidade, gratidão e prática diária da Verdade. Foi presidente da Federação Pomba Branca e hoje é vice-presidente doutrinária da regional SP Campinas, além de diretora da ASSOCIAÇÃO PROSPERIDADE DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL e orientadora responsável pelos Ciclos da Prosperidade em MG, PR e SP. Andrea transmite força, fé e movimento no corpo, na mente e na vida.

Iara Regina Colombo

Preletora em Grau Sênior

Formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), com habilitação em Português e Espanhol, Iara dedicou 23 anos à educação, atuando como professora em escolas, empresas e cursos de idiomas. Especialista em Filosofia Clínica e em Filosofia para Crianças pelo CENTRO BRASILEIRO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS  (CBFC), também exerceu orientação educacional e desenvolveu trabalhos formativos voltados ao pensamento crítico e ao cuidado emocional infantil.
Na Seicho-No-Ie, sua vivência é de vida inteira: desde os 6 anos, percorreu todos os departamentos e, em 2016, tornou-se Preletora Sênior. Hoje integra o Departamento de Coordenação dos Seminários da Luz e Seminários da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, unindo clareza filosófica, sensibilidade educacional e espiritualidade prática para conduzir mulheres a uma jornada de consciência, lucidez e leveza.

Patrícia Helena Arine

Preletora em Grau Sênior

Com sólida experiência em liderança, atendimento e estratégias comerciais, Patrícia construiu uma carreira marcada pela comunicação eloquente, gestão de equipes e atuação em operações com mais de 70 colaboradores. Trabalhou nos setores administrativo, financeiro, produção e vendas, além de ministrar treinamentos técnicos e comportamentais. Hoje, integra a equipe da Seicho-No-Ie do Brasil, onde aplica sua visão organizacional, capacidade de relacionamento e talento natural para conduzir pessoas.
Conheceu a Seicho-No-Ie ainda jovem, em 1994, e desde então trilhou uma jornada de serviço: presidiu a Associação Local da Associação dos Jovens e a Associação dos Preletores da Regional SP–Vila Prudente. Atualmente é Preletora em Grau Sênior e membro da Comissão Executiva Central da Pomba Branca. Patrícia une firmeza, entusiasmo e presença inspiradora, guiando mulheres a descobrirem sua voz, seu valor e sua força espiritual.

Maria Dalvaneide de Oliveira Araújo

Preletora em Grau Sênior

Com mais de quatro décadas dedicadas à Seicho-No-Ie, Maria Dalvaneide iniciou sua jornada em 1984 e trilhou um caminho de liderança contínua: atuou na Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie, presidiu associações locais e regionais, tornou-se Líder da Iluminação em 1993 e, ao longo dos anos, assumiu cargos estratégicos até chegar ao posto de Diretora Nacional da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Preletora Sênior desde 2012, também dirige a Academia de Treinamento Espiritual de Santa Fé, contribuindo ativamente para a formação doutrinária no país.
No campo acadêmico, é Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (com reconhecimento UFMG), Mestre pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pedagoga. Gestora educacional, coordenadora de Extensão da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e pesquisadora em Educação Emocional, Inovação Pedagógica e Cuidado de Si, formou docentes e gestores em redes públicas e privadas. Criadora do Programa Cuidar de Si, integra grupos de pesquisa nacionais e internacionais, unindo ciência, espiritualidade e formação humana. Sua presença inspira lucidez, propósito e transformação.

Daniele dos Santos Souza Onodera

Preletora em Grau Sênior

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduada em Letras pela Universidade de São Paulo, Daniele construiu uma carreira sólida entre educação, pesquisa acadêmica e produção editorial. Professora de Literatura, Redação e Texto por mais de 15 anos, orientou jovens, formou leitores e desenvolveu projetos reconhecidos nacionalmente. Na SEICHO-NO-IE DO BRASIL, atuou como coordenadora da Superintendência da Associação Pomba Branca e hoje coordena o Departamento de Editoração, liderando processos editoriais, revisão doutrinária e produção de obras que difundem a Verdade da Vida. Pesquisadora ativa, autora de livros e capítulos, integra grupos de estudo sobre mediação cultural e aprendizagem significativa. Criadora sensível e intelectual refinada, une técnica, espiritualidade e estética para formar mulheres leitoras de si mesmas e da vida.

Silvana Cassimiro
de Souza

Preletora da Sede Internacional 

Curitibana, formada em Marketing e Propaganda pela Universidade Católica do Paraná, Silvana iniciou sua jornada na Seicho-No-Ie na década de 1990 e rapidamente assumiu posições de liderança, tornando-se Presidente da Associação dos Jovens da Regional PR–Curitiba. Mudou-se para a Sede Central, em São Paulo, onde atuou como Vice-Presidente da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE do Brasil e trabalhou por muitos anos no Departamento de Seminários, contribuindo para a integração e fortalecimento dos Seminários da Luz.
Aspirante a Preletora da Sede Internacional, hoje atua na Superintendência de Coordenação Doutrinária para Iberoamérica e África Latina, levando o ensinamento para além de fronteiras. Silvana une visão estratégica, sensibilidade jovem e um amor profundo pela missão, inspirando mulheres a expandirem sua própria luz pelo mundo.

Lílian Súzi Baffi Norimatsu

Preletora da Sede Internacional 

Nascida em uma família profundamente dedicada à Seicho-No-Ie, Lílian entrou no ensinamento aos oito anos e iniciou sua missão cedo: aos 12 já coordenava Reuniões de Crianças, e aos 24 tornou-se Líder da Iluminação. Serviu por 20 anos na Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, ocupando cargos nacionais nos departamentos Juvenil, Feminino, Infantil e de Desenvolvimento Regional. Como Preletora Júnior desde 2002, tornou-se Vice-Presidente e depois Presidente Nacional da Associação Pomba Branca, conduzindo movimentos e formações por todo o Brasil.
Pedagoga de formação, atuou como diretora e coordenadora educacional, empreendeu e, desde 2004, integra a Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, exercendo funções estratégicas nos Seminários da Luz, no Departamento de Seminários e, atualmente, como Presidente da Associação dos Educadores. Lílian é a síntese da educadora espiritual: firmeza doce, liderança apaixonada e uma vida inteira dedicada a formar gerações na Verdade.

Marie Murakami

Preletora da Sede Internacional 

Marie iniciou sua caminhada na Seicho-No-Ie em 1953, ainda na Reunião de Crianças, e desde então dedicou toda uma vida ao movimento: coordenou departamentos infantil e feminino, atuou na Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie nacional e tornou-se uma das principais lideranças da Pomba Branca, presidindo-a por 16 anos. Líder da Iluminação desde 1985, foi Diretora da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, Preletora da Sede Internacional e, entre 2008 e 2014, ocupou o mais alto posto administrativo como Diretora-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Hoje atua no Gabinete da Diretoria como Secretária para Assuntos Internacionais, preservando e expandindo laços globais do ensinamento.

Na vida profissional, foi professora, atuou em Recursos Humanos, empreendeu e ocupou cargos executivos dentro da própria SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Marie representa uma linhagem de serviço, liderança e serenidade rara, uma verdadeira guardiã da história, que inspira mulheres a liderarem com fé, devoção e presença luminosa.