O que é a Pedagogia da Seicho-No-Ie?
É uma alegria estar com todos os senhores, senhoras, jovens, nesta reunião virtual da Seicho-No-Ie dedicada à Educação da Vida. Eu me sinto muito honrada a realizar esta reunião, pois a educação é algo que me toca profundamente, afinal, sou educadora, sou pedagoga. Falar de educação para mim é uma satisfação muito grande! Falo com muito amor e carinho sobre este tema.
Estava pesquisando o significado da palavra “pedagogia” e anotei na capa do meu livro “Pedagogia da Seicho-No-Ie”: no grego antigo, era pronunciada “paidagogo”. Palavra composta por paidos que significa criança, e gogia, que é conduzir, acompanhar. Do grego antigo, pedagogia, vem de pedagogo. E pedagogo, então, é aquele que conduz a criança. Este termo, portanto, se referia ao escravo que levava os meninos à escola. Pedagogo, é aquele que conduz a criança a Educação. Achei tão bonito isso e me senti ainda mais orgulhosa a ser pedagoga, por que sou aquela que conduz a criança à educação.
Talvez, muitos educadores estão conosco agora, mas, os pais também são grandes pedagogos. Os filhos, o jovem, o adulto, são grandes educadores. Todo ser humano é naturalmente um educador, pois tem este ímpeto de conduzir outro ser humano à educação, ou seja, a um viver integral.
Pedagogia, resumindo, é um conjunto de técnicas, princípios, métodos e estratégias da educação e do ensino. Estuda os ideais de educação, segundo uma determinada concepção de vida, visando aperfeiçoar e estimular a capacidade das pessoas seguindo objetivos definidos. Achei bem interessante essa denominação atual.
A Pedagogia da Seicho-No-Ie tem essa concepção de vida inovadora! Daí a grande importância de estudá-la. Ela parte do princípio da vida espírito, da vida eterna, da vida imortal, da vida que existe verdadeiramente e que jamais irá desaparecer. Essa vida é o próprio Deus.
No início deste livro, “Pedagogia da Seicho-No-Ie” que eu recomendo a todos, logo no prefácio, temos os quatro itens importantes que serão tratados em seu conteúdo, os quatro pilares da Pedagogia da Seicho-No-Ie, também conhecida como Educação da Vida. Da vida, para a vida. E esta vida não é uma vida fenomênica, passageira, é uma vida real, eterna. São eles:
Ao conseguirmos distinguir o que existe, do que está manifestado, ministramos uma verdadeira educação. Se ficarmos apegados apenas à manifestação, achando que isso é real, pensaremos: “Ah Deus, criou mesmo uma pessoa sem capacidade, um burro, um desajeitado, um desatencioso, um ser bagunceiro”. Então, quando entendemos o que é fenômeno e o que é real, que é inteligência infinita, é potencialidade infinita, é capaz, alegre, dinâmica, vigorosa, aquele fenômeno que é só manifestação desaparece, pois só tem existência verdadeira o que Deus criou. E Deus nos criou perfeitos!
A Pedagogia da Seicho-No-Ie vivifica sempre o agora, visando a exteriorização da capacidade latente nos educandos. Ou seja, nunca é tarde para você descobrir a sua potencialidade infinita, o seu talento, e manifesta-lo, expressá-lo. Só existe o agora, o momento é agora e não importa a sua idade, o gênero, a sua condição social. O que importa é que você é filho de Deus, e aqui e agora, você pode manifestar a sua capacidade infinita. O agora é eterno! E nós vivemos o eterno quando trabalhamos a Educação da Vida.
Fica a recomendação para você ler este livro e aprofundar nesses quatro itens.
Palavras de Sabedoria para Educação das Crianças
Tenho em mãos o “Livreto Shinsokan” cujo nome é “Meditação para Contemplar a Deus, Shinsokan e outras orações”. Shinsokan é o nome da nossa meditação, que fazemos todos os dias. Uma meditação contemplativa. Shin significa Deus. So significa pensar, Kan, contemplar. Então, nós vamos pensar de forma contemplativa em Deus. Este livreto contém outros textos maravilhosos, grandiosos e um deles, está justamente na página 42, que são as “Palavras de Sabedoria para Educação das Crianças”. São várias frases, de profunda sabedoria, que nos guiam para a verdadeira educação.
Elogiar e confiar para despertar a potencialidade infinita que se aloja na criança: Como nós acabamos de estudar, como filhos de Deus, temos essa potencialidade infinita e a Educação da Vida nos ensina a visualizá-la e extraí-la, por meio da força da palavra e elogio. Quando nós elogiamos, confiamos nesta criança. Por favor, leia ‘ser humano’. Confiar é uma forma de elogiar.
Filho revoltado ama os pais: Significa que quer o amor dos pais. Então, filho revoltado, na verdade, é aquele que mais ama os pais. E por amar tanto, ele se ressente em não se sentir amado. Lógico que os pais amam os filhos. Porém, se não expressarem esse amor, os filhos não vão sentir e vão se rebelar. Os filhos não vão dizer, claramente, “me ame” e sim, sendo desobediente, desacatando todas as ordens, não querendo estudar, não querendo ajudar em nada na casa, ou seja, contrariando todas as vontades dos pais. A verdade é que toda essa contrariedade é o grito de seu filho dizendo: “me ame, exatamente como sou”. E quando os filhos são amados, incondicionalmente, ou seja, sem nenhuma condição, quando sentem esse amor incondicional dos pais, eles farão tudo por eles, dando orgulho sempre.
A mãe sábia educa o filho com sorrisos e a tola implanta a revolta com reclamações: A mãe sábia está sempre transmitindo a sua felicidade em ser mãe deste filho, desta filha, queridos, maravilhosos. Desta forma, os filhos se sentem amados, sentem que a presença deles dá alegria para a mamãe, e sentem que eles cumprem a grande missão que é dar alegria aos pais. Quando os filhos sentem isso, eles se tornam filhos de Deus que expressam a sua natureza divina.
O filho muda quando mudam os pais: Não adianta querermos que os filhos façam coisas que nem mesmo nós fazemos. Que expressem virtudes que os pais não expressam.
Os pais educam pelo exemplo antes que pelo falar: Complementando o pensamento anterior, não adianta só falar “faça isso, faça aquilo”. É muito bonita aquela frase “vamos fazer juntos?”.
Na hora do filho estudar, se possível, papai e mamãe estudem juntos. Criem aquele ambiente agradável de estudos onde os filhos sentem que não estão sendo sacrificados, punidos, enquanto os pais estão se divertindo, assistindo a TV. A criança não tem noção que os pais hoje podem assistir a TV porque, um dia, ficaram sentadinhos estudando. Eles não entendem. Então, ainda que pegue o seu livro, de adulto, sente-se ao lado da criança e estude com ela, participando do momento. A criança sente que no momento de estudar é o momento que a família está unida.
Os sorrisos, as palavras de amor e elogio, melhoram a criança: Melhorar, aqui, é no sentido de melhorar a manifestação da maravilhosa criança que já é. O educador sabe muito bem deste tripé: sorriso, palavras de amor e elogio. Esta é a verdadeira base da educação. Muito simples, não é? A criança cresce na direção em que for elogiada. Ela vai crescer como aquela planta que se volta para o sol, que é o elogio. Então, quanto mais ela for elogiada, mais ela vai se desenvolver. É um grande impulso, um grande incentivo para qualquer ser humano, é o elogio.
Bons filhos se formam no lar alegre: Diversão, alegria. Façam com que tudo se torne um momento de muita festa, de felicidade dentro do lar porque criança feliz estuda voluntariamente. Pronto! Já dei a resposta! Se seu filho não quer estudar é por que ele não está feliz.
Criança feliz faz tudo de bom, voluntariamente. A criança vai ser feliz quando ela sentir que é amada pelos mais, quando ela sentir que a vinda dela a este mundo trouxe alegria para o papai e para a mamãe. É esse sentimento que os pais devem estar manifestando para a criança para que ela se sinta feliz.
O seu filho não é seu, ele é filho de Deus: Olha que maravilha! É como se um peso saísse das nossas costas, não é mesmo? Ele é filho de Deus! Então, entregar seu filho sempre nas mãos de Deus é acreditar que Deus está sempre orientando, protegendo, guiando, o seu filho. Deus está sempre enviando boas ideias, e está sempre com ele, pois antes dele ser nosso, ele é filho de Deus.
Amar é louvar, confiar e libertar: Este é o ápice da Educação da Vida! É a educação que liberta o ser humano. Por que ao descobrir que o homem é filho de Deus, possuidor de potencialidade infinita, que só existe o agora e que, no agora eu posso tudo, que a origem é só existência verdadeira, eu me liberto! Eu me liberto de todos os fenômenos que me restringem, que me limitam, das palavras negativas de outras pessoas, dos diagnósticos taxativos, de todas as limitações, financeiras, econômicas, sociais, emocionais. Porque sou filho de Deus, tenho capacidade infinita e agora, aqui, posso manifestar. Essa é a grande Educação da Vida da Seicho-No-Ie.
Criança feliz faz tudo de bom, voluntariamente. A criança vai ser feliz quando ela sentir que é amada pelos mais, quando ela sentir que a vinda dela a este mundo trouxe alegria para o papai e para a mamãe. É esse sentimento que os pais devem estar manifestando para a criança para que ela se sinta feliz.
Por que amar é confiar?
Para continuar o nosso estudo, tenho em mãos o livro “Ensinando e Disciplinado os filhos”. É um livro adorável, de fácil leitura, fácil compreensão e é baseado na pedagogia da Seicho-No-Ie. É a pedagogia na prática, escrito por um dos discípulos do Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi, Keiyo Kanuma. Professor e doutor em educação, adepto da Seicho-No-Ie, profundo conhecedor da Educação da Vida.
Na página 288, tem o tópico chamado Amar e Confiar: “Quanto à imagem aparente, as pessoas são seres distintos uns dos outros”. Por que achamos isso? Porque estamos vendo com os olhos carnais. Ao manifestar o filho de Deus, neste mundo fenomênico, nos manifestamos neste corpo carnal, que atua com os cinco sentidos (visão, audição, tato, olfato, paladar). Ao utilizar dos cinco sentidos, nós olhamos a criação de Deus de forma equivocada, limitada, pois o meu olho carnal consegue ver o meu corpo e o seu corpo, como algo distinto um do outro, pois é assim que está. Cada um tem o seu corpo carnal. Porém, o olho espiritual não vê essa separação. Apesar de o olho físico ver a matéria chamada corpo carnal, a visão espiritual, que é a visão do filho de Deus, consegue ver em todos a mesma Vida de Deus. Então, apesar de estar em corpos distintos, somos um só. Manifestar Deus, aqui e agora, neste plano fenomênico, é justamente isso. Este é um constante exercício que a Educação da Vida nos convida a fazer.
Voltando ao livro: “Quanto à imagem aparente, as pessoas são seres distintos um dos outros, mas, quanto à essência imperceptível aos olhos carnais, mantém a união original. Todos os seres do universo são manifestação da mesma Vida. Amar é conscientizar desta verdade”. Esta é a definição de amor que a Seicho-No-Ie nos ensina. Somos a mesma Vida de Deus.
Quando digo “eu amo você”, estou declarando que eu e você somos um. A sua alegria é a minha alegria. A sua tristeza é a minha tristeza. O seu problema é o meu problema. O seu êxito é o meu êxito. Então, viver essa unidade é a grande missão da nossa vida.
Continuando: “O Amor que se insere profundo, faz com a pessoa compreenda o sofrimento do outro e no intuito de aliviá-lo procura compartilhar esse sofrimento. O amor não vê defeitos.” Olha que lindo! O amor não vê defeitos. Se eu e o outro somos um, quando vemos o defeito no outro, estamos vendo em nós mesmos.
Ainda no livro: “Os pais que amam realmente o filho, não tocam na ferida dele, envolvem com carinho o ponto dolorido e esperam a cura. Eles fazem da alegria do filho a sua própria alegria. Interessam-se realmente pelas coisas que o filho se dedica, com entusiasmo e compartilham a sua alegria.” Os pais só poderão compartilhar do interesse dos filhos se os pais observarem os filhos. Se os pais forem realmente atentos aos filhos. Às vezes, o pai ou a mãe podem ser questionados: qual o talento do seu filho? E, simplesmente olharem para o alto e dizer: não sei!
O filho, certamente, está fazendo algo de muito interesse, mas muitas vezes o pai ou a mãe não está percebendo. Por isso é muito importante se interessar, estarem juntos. Claro que os pais trabalham, mas quando estiverem juntos, observe o que lhes dá alegria, aquilo que os filhos dedicam horas do dia. Pode ser que hoje em dia, seja no celular. Pois se sente ao lado dele, e veja o que ele está vendo, o que ele está fazendo. Se interesse por isso, participe, e juntos extraiam a melhor lição, pois nem sempre o que estão vendo é algo positivo. Mas, como educadores, vocês poderão ajudá-lo a extrair algo de positivo daquele momento. E claro, vamos disciplinar os nossos filhos.
Neste livro, há muitas dicas importantíssimas, pois, a criança precisa de disciplina. É preciso ter atenção. Observe.
O professor Kanuma ainda diz no livro: “Todos os seres do universo são manifestação da mesma vida. Amar é conscientizar-se desta verdade”. Então, quando amamos verdadeiramente, vamos dar atenção aos interesses dos filhos e, neste momento, estaremos sendo um só. Continua: “Quando a gente se interessa pelas coisas que os filhos se dedicam com entusiasmo, ao chegar a época oportuna, deixe os filhos seguirem o próprio caminho, sem prendê-lo com apego. Amar verdadeiramente o filho é soltá-lo, confiando nele. Sem amor não pode haver confiança. E, sem confiança, não é possível manifestar o amor de maneira correta. O amor e a confiança são como rodas paralelas de um automóvel.”
Vai chegar uma hora que, de todos os interesses que o filho teve durante a infância e a adolescência, ele vai focar em apenas um. Ou mais de um. Depende de cada ser humano, mas, logicamente vai haver uma seleção. E quando ele escolher, acredite, dê força, para que ele siga o seu caminho. Sem forçar.
Certa vez, ouvi a história de uma jovem que tinha adoração em desenhar. Ela queria fazer a faculdade voltada a essa área, do desenho, mas a mãe não aceitava de jeito nenhum. Ela que sempre criou e educou a menina e, agora jovem, já estudante universitária, não teve o apoio da mãe para seguir o seu caminho.
Forçosamente, a jovem estava cursando uma faculdade numa área totalmente oposta do interesse dela. Até que uma amiga da mãe, da Seicho-No-Ie, foi até a casa onde moram e conversou com a filha. Sentiu que o dom, o talento grandioso que a filha tinha nessa área do desenho. Convenceu a mãe, com muito amor, sensibilizando-a. À filha, os meus parabéns, pois estava obedecendo à mãe, mas, naquele momento ela ganhou o seu reconhecimento. A mãe sentiu que deveria abandonar o seu desejo próprio em prol da alegria e da felicidade, da manifestação da missão da filha. E foi uma alegria a filha poder iniciar o curso tão desejado.
Não devemos forçar. Forçando não vamos gerar gênios! É comum as pessoas falarem: Não existem mais gênios como aqueles que conhecemos. Mas digo que existem sim! Todos nós somos gênios!
Os gênios são frutos do reconhecimento da sua potencialidade, da liberdade para manifestar a usa potencialidade, do elogio e o incentivo que recebe ao seu redor, do esforço de si próprio, para manifestar o seu talento. Tudo isso são causas da genialidade. Reconhecer essa genialidade, elogiar, incentivar o esforço por manifestá-la. Desta forma os gênios vão continuar aparecendo. E tem muitos. Nós é que achamos que são somente aqueles nomes da história. Mas tenho certeza de que temos um grande nome dentro do seu lar!
“Confiar no filho é confiar na natureza verdadeira dele. Quando os pais não têm uma ideia clara no que confiar no filho, tendem a duvidar da capacidade dele.” Os pais não conseguem perceber aquele interesse da criança em algo e podem pensar que o filho não tem nenhuma capacidade específica. É preciso observar mais!
E então, como reflexo disso, não conseguem fazer os elogios, incentivar e, os filhos, começam a sentir e agir de modo a não merecer a confiança dos pais. Assim, torna-se mais difícil dos pais confiarem nos filhos e o ambiente do lar passa a ser insuportável.
“Com a mente presa ao aspecto fenomênico, que é transitório, não é possível confiar em nada e em ninguém. Só é possível confiar em algo que é imutável, que transcende o tempo e o espaço.” Não importa se agora o seu filho não está manifestando plenamente a sua capacidade. O importante é saber que essa capacidade existe. Não se prenda ao fenômeno. Se existe, vai manifestar! Essa é a crença do educador sábio. A confiança na natureza divina do ser humano é a base da verdadeira educação. Confiar na natureza divina até o final!
Lembro-me de um escrito do nosso Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi falando sobre educação, onde nos deu um exemplo com uma toalha, relacionando a confiança incondicional na natureza divina. Quando temos essa confiança, conseguimos perceber algum talento, dom, missão na criança, até mesmo, por exemplo, ao apontar o lápis.
Uma criança desatenta na escola, não conseguia aprender, mas era um excelente apontador de lápis. Certa vez, o professor observando essa habilidade falou: nossa você tem um talento com madeira, excepcional! Sabe o que aconteceu? Esse menino se tornou um grandioso escultor em madeira. Na época, ele apontava com a lâmina, uma faca. O professor percebeu a habilidade de manusear o instrumento, deixando o lápis de forma perfeita. Este elogio foi gravado profundamente na mente da criança, e ele se tornou um grandioso profissional. Se você perceber qualquer habilidade na criança, vai elogiando.
Trouxe uma toalha aqui para simbolizar o ser humano. Você pega uma pequena parte desse ser humano, parece tão pequeno, e vai elogiando, vai elogiando. Você elogiou apenas uma manifestação, mas, no final, todo ser humano crescerá junto. O ser humano vai crescendo conforme é elogiado e tudo vai se manifestando plenamente naquela pessoa e ela acaba adquirindo novas habilidades, graças ao fato de ter sido elogiado por uma única habilidade.
Isso me faz lembrar um filme chamado “Como estrelas no céu: toda criança é especial”. Esse filme é fantástico! É um filme indiano e conta um caso extraordinário de um menino que tinha dislexia, ou seja, dificuldade em ler. Ele não conseguia associar o símbolo com som daquela letra. E como ele não conseguia ler, ele não conseguia aprender.
Para ele, ir à escola era uma tortura, pois era rechaçado pelos colegas, discriminado, e essa dislexia se refletia também na insegurança até para se vestir. Ele não conseguia abotoar a camisa, amarrar o calçado. Até que ele foi mudado para uma escola onde havia um professor de artes, grande educador, que observou a potencialidade daquela criança ao vê-lo desenhando. Era um exímio desenhista. Quando viu o quanto desenhava bem, decidiu que trabalharia em particular com a criança que, por ter um grande talento, não poderia ser encoberto pela incapacidade em aprender a ler e escrever.
Iniciaram os trabalhos individuais, com a massa de modelar, fazendo elefantes e vários animaizinhos. A criança ficava embevecida em ver o professor ao lado dele, dando atenção, amizade, carinho, amor e, naquele momento, passou a manifestar sua habilidade com as mãos. Em seguida, começou a trabalhar com os blocos pedagógicos e junto com o professor, passou a criar coisas fantásticas.
O lado artístico era onde a capacidade infinita estava mais aflorada. Este menino começou a ser elogiado, começou a gostar de ir para a escola e se sentir autoconfiante. Com isso, começou a ler, a escrever, a se interessar pelo dia a dia na escola.
O professor teve a ideia de fazer com que ele fosse reconhecido e, então, criou um concurso de desenho com todos os alunos da escola. O menino ganhou o concurso, foi elogiado por todos. No dia do concurso, ele se vestiu sozinho, conseguiu abotoar a camisa e fazer o laço do calçado. Com tantos elogios, passou se mostrar mais centrado, mais equilibrado. Naquele ambiente, longe dos pais, pois a escola era tipo um internato, ele já se mostrava independente.
Com este exemplo, vemos a importância da educação verdadeira e a Educação da Vida preconizada pelo Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi, amplamente divulgada por nós. É uma educação que extrai a potencialidade infinita do ser humano.
Muito obrigada pela atenção de todos.
Transcrição da Reunião Virtual sobre Educação transmitida no dia 16/07/2020 pelo canal do YouTube da SEICHO-NO-IE DO BRASIL
Preletora em Grau Sênior
Profissional multidisciplinar, formada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Débora construiu uma trajetória sólida em redação publicitária, copywriting, produção editorial e criação de cursos online, unindo profundidade intelectual e sensibilidade estética. Atuou no mercado corporativo, empreendeu em diferentes áreas e hoje presta serviços em escrita estratégica, roteiros, storytelling e micropigmentação estética. Com dezenas de formações em psicologia, educação, narrativas, produtividade e marketing, traz repertório amplo e refinado do comportamento humano à construção de marcas.
Na Seicho-No-Ie, sua vivência é de berço: Preletora Sênior, dedicou-se a múltiplas frentes doutrinárias por décadas, coordenando departamentos, núcleos, módulos de estudo e movimentos nacionais como Wakahato, Casais e Mães. Atuou como vice-presidente da Associação Pomba Branca da SEICHO-NO-IE DO BRASIL e integra a Comissão Editorial da Revista Mulher Feliz. Débora é a síntese da mulher que estuda, serve, cria e guia, uma mentora natural que transforma vidas pela palavra, pelo exemplo e pela Verdade.
Preletora da Sede Internacional
Profissional da comunicação com ampla formação em rádio, TV, marketing e mídia pela USP/ECA, Viviane construiu uma carreira marcante como apresentadora, produtora e diretora de grandes convenções, programas televisivos e campanhas nacionais. Atuou em palcos emblemáticos como Ibirapuera, Anhembi e Pacaembu, conduzindo eventos de até 30 mil pessoas, além de produzir conteúdos, entrevistas e materiais audiovisuais exibidos em diversas emissoras do país.
Na Seicho-No-Ie, tem uma trajetória histórica: divulgadora desde 1992, Líder da Iluminação, Diretora e Vice-Presidente da AJSI/BR, apresentadora oficial da Convenção Nacional e do Programa SNI na TV, Aspirante a Preletora da Sede Internacional e, mais recentemente, Presidente Nacional da Associação Pomba Branca por múltiplas gestões. Viviane une carisma, espiritualidade e domínio técnico, inspirando milhares de mulheres a reconhecerem sua criatividade, autoestima e força luminosa.
Preletora da Sede Internacional
Paulistana e formada em Tecnologia em Processamento de Dados, Daniela cresceu dentro da luz da Seicho-No-Ie, após sua família ser acolhida por uma vizinha que as convidou para a Reunião de Crianças. Desde cedo vive a doutrina como caminho natural de amor e gratidão, tornando-se Líder da Iluminação aos 20 anos. Atuou em múltiplas frentes: presidiu Associação Local, a Associação dos Jovens e a Associação dos Preletores na Regional SP Vila Prudente, além de exercer a Supervisão Administrativa Doutrinária na Regional SP Penha. Hoje, é Preletora da Sede Internacional e Superintendente das Atividades dos Preletores da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Sua trajetória une disciplina, devoção e uma presença que inspira, guiando mulheres a descobrirem força, serenidade e direção interior.
Preletora em Grau Júnior
Relações Públicas e Jornalista, com pós-graduação em Comunicação Empresarial, Juliana construiu doze anos de experiência em Marketing, Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa. Hoje, atua na empresa Artesão de Memórias, produzindo livros biográficos que eternizam histórias de pessoas, famílias e comunidades, um trabalho que une sensibilidade narrativa e precisão jornalística.
Nascida em uma família da Seicho-No-Ie, trilhou desde cedo uma jornada de serviço: presidiu Associação Local da Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie, dirigiu a Academia de Treinamento Espiritual de Curitiba e ocupou cargos nacionais no Departamento Feminino e na Comissão Executiva Central da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Recebeu honras nacionais e internacionais e, em 2024, foi nomeada Preletora em Grau Júnior. Juliana irradia organização, profundidade emocional e amor pela história, conduzindo mulheres a reconhecerem a própria narrativa como instrumento de luz e transformação.
Preletora em Grau Júnior
Genaina conheceu a Seicho-No-Ie ainda jovem, em Brasília, e desde então trilhou uma jornada de dedicação contínua: participou de seminários, atuou como divulgadora, viveu a doutrina também em Londres e assumiu diversas lideranças no Brasil, incluindo presidências regionais da Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie e da Associação Pomba Branca. Preletora desde 2011, hoje serve como Vice-Presidente Regional da Associação Pomba Branca de Brasília, irradiando equilíbrio, sabedoria e ação consciente.
No campo profissional, é uma das referências brasileiras em Ciência da Computação: bacharel, mestre e doutora pela University College London (UCL), com pós-doutorados na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Humboldt Universität. Professora associada da Universidade de Brasília (UnB), foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação, é bolsista de produtividade do CNPq e editora associada de periódico internacional da ACM. Une excelência acadêmica, liderança feminina e uma visão espiritual ampla, inspirando mulheres a integrarem mente, alma e propósito para criar realidades possíveis.
Preletora em Grau Júnior
Cientista Social pela Universidade de São Paulo (USP) e psicanalista, Marisa construiu uma formação plural que integra educação sexual, constelação familiar, terapia floral e terapia de casais. Como facilitadora e terapeuta, une ciência, sensibilidade e espiritualidade para ajudar mulheres e famílias a reconstruírem vínculos, curarem feridas e encontrarem novas narrativas de amor consciente.
Na Seicho-No-Ie, iniciou sua trajetória na Associação dos Jovens e ocupou funções regionais e nacionais: presidiu o Departamento Juvenil, coordenou o Departamento Feminino, atuou como membro central da Associação dos Jovens, da Associação dos Preletores e da Pomba Branca da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. É coordenadora nacional do Departamento de Casais da Seicho-No-Ie, conduzindo famílias por uma jornada de reconciliação e prosperidade emocional. Marisa é a expressão da mulher que acolhe, escuta e transforma, trazendo alma, técnica e Verdade para quem deseja viver relações mais plenas.
Preletora em Grau Sênior
Médica formada pela Santa Casa de São Paulo, especialista em Ortopedia, Medicina do Esporte, Cirurgia do Joelho e Acupuntura, Andrea atua há mais de 22 anos em Indaiatuba. Atleta profissional de Crossfit, conquistou o 2º lugar na América Latina na categoria 50–54 anos (2025), unindo ciência, performance e espiritualidade. Conheceu a Seicho-No-Ie em 2004 e, desde 2011, atua como Preletora Sênior, conduzindo mulheres com profundidade, gratidão e prática diária da Verdade. Foi presidente da Federação Pomba Branca e hoje é vice-presidente doutrinária da regional SP Campinas, além de diretora da ASSOCIAÇÃO PROSPERIDADE DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL e orientadora responsável pelos Ciclos da Prosperidade em MG, PR e SP. Andrea transmite força, fé e movimento no corpo, na mente e na vida.
Preletora em Grau Sênior
Formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), com habilitação em Português e Espanhol, Iara dedicou 23 anos à educação, atuando como professora em escolas, empresas e cursos de idiomas. Especialista em Filosofia Clínica e em Filosofia para Crianças pelo CENTRO BRASILEIRO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS (CBFC), também exerceu orientação educacional e desenvolveu trabalhos formativos voltados ao pensamento crítico e ao cuidado emocional infantil.
Na Seicho-No-Ie, sua vivência é de vida inteira: desde os 6 anos, percorreu todos os departamentos e, em 2016, tornou-se Preletora Sênior. Hoje integra o Departamento de Coordenação dos Seminários da Luz e Seminários da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, unindo clareza filosófica, sensibilidade educacional e espiritualidade prática para conduzir mulheres a uma jornada de consciência, lucidez e leveza.
Preletora em Grau Sênior
Com sólida experiência em liderança, atendimento e estratégias comerciais, Patrícia construiu uma carreira marcada pela comunicação eloquente, gestão de equipes e atuação em operações com mais de 70 colaboradores. Trabalhou nos setores administrativo, financeiro, produção e vendas, além de ministrar treinamentos técnicos e comportamentais. Hoje, integra a equipe da Seicho-No-Ie do Brasil, onde aplica sua visão organizacional, capacidade de relacionamento e talento natural para conduzir pessoas.
Conheceu a Seicho-No-Ie ainda jovem, em 1994, e desde então trilhou uma jornada de serviço: presidiu a Associação Local da Associação dos Jovens e a Associação dos Preletores da Regional SP–Vila Prudente. Atualmente é Preletora em Grau Sênior e membro da Comissão Executiva Central da Pomba Branca. Patrícia une firmeza, entusiasmo e presença inspiradora, guiando mulheres a descobrirem sua voz, seu valor e sua força espiritual.
Preletora em Grau Sênior
Com mais de quatro décadas dedicadas à Seicho-No-Ie, Maria Dalvaneide iniciou sua jornada em 1984 e trilhou um caminho de liderança contínua: atuou na Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie, presidiu associações locais e regionais, tornou-se Líder da Iluminação em 1993 e, ao longo dos anos, assumiu cargos estratégicos até chegar ao posto de Diretora Nacional da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Preletora Sênior desde 2012, também dirige a Academia de Treinamento Espiritual de Santa Fé, contribuindo ativamente para a formação doutrinária no país.
No campo acadêmico, é Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (com reconhecimento UFMG), Mestre pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pedagoga. Gestora educacional, coordenadora de Extensão da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e pesquisadora em Educação Emocional, Inovação Pedagógica e Cuidado de Si, formou docentes e gestores em redes públicas e privadas. Criadora do Programa Cuidar de Si, integra grupos de pesquisa nacionais e internacionais, unindo ciência, espiritualidade e formação humana. Sua presença inspira lucidez, propósito e transformação.
Preletora em Grau Sênior
Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduada em Letras pela Universidade de São Paulo, Daniele construiu uma carreira sólida entre educação, pesquisa acadêmica e produção editorial. Professora de Literatura, Redação e Texto por mais de 15 anos, orientou jovens, formou leitores e desenvolveu projetos reconhecidos nacionalmente. Na SEICHO-NO-IE DO BRASIL, atuou como coordenadora da Superintendência da Associação Pomba Branca e hoje coordena o Departamento de Editoração, liderando processos editoriais, revisão doutrinária e produção de obras que difundem a Verdade da Vida. Pesquisadora ativa, autora de livros e capítulos, integra grupos de estudo sobre mediação cultural e aprendizagem significativa. Criadora sensível e intelectual refinada, une técnica, espiritualidade e estética para formar mulheres leitoras de si mesmas e da vida.
Preletora da Sede Internacional
Curitibana, formada em Marketing e Propaganda pela Universidade Católica do Paraná, Silvana iniciou sua jornada na Seicho-No-Ie na década de 1990 e rapidamente assumiu posições de liderança, tornando-se Presidente da Associação dos Jovens da Regional PR–Curitiba. Mudou-se para a Sede Central, em São Paulo, onde atuou como Vice-Presidente da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE do Brasil e trabalhou por muitos anos no Departamento de Seminários, contribuindo para a integração e fortalecimento dos Seminários da Luz.
Aspirante a Preletora da Sede Internacional, hoje atua na Superintendência de Coordenação Doutrinária para Iberoamérica e África Latina, levando o ensinamento para além de fronteiras. Silvana une visão estratégica, sensibilidade jovem e um amor profundo pela missão, inspirando mulheres a expandirem sua própria luz pelo mundo.
Preletora da Sede Internacional
Nascida em uma família profundamente dedicada à Seicho-No-Ie, Lílian entrou no ensinamento aos oito anos e iniciou sua missão cedo: aos 12 já coordenava Reuniões de Crianças, e aos 24 tornou-se Líder da Iluminação. Serviu por 20 anos na Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, ocupando cargos nacionais nos departamentos Juvenil, Feminino, Infantil e de Desenvolvimento Regional. Como Preletora Júnior desde 2002, tornou-se Vice-Presidente e depois Presidente Nacional da Associação Pomba Branca, conduzindo movimentos e formações por todo o Brasil.
Pedagoga de formação, atuou como diretora e coordenadora educacional, empreendeu e, desde 2004, integra a Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, exercendo funções estratégicas nos Seminários da Luz, no Departamento de Seminários e, atualmente, como Presidente da Associação dos Educadores. Lílian é a síntese da educadora espiritual: firmeza doce, liderança apaixonada e uma vida inteira dedicada a formar gerações na Verdade.
Preletora da Sede Internacional
Marie iniciou sua caminhada na Seicho-No-Ie em 1953, ainda na Reunião de Crianças, e desde então dedicou toda uma vida ao movimento: coordenou departamentos infantil e feminino, atuou na Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie nacional e tornou-se uma das principais lideranças da Pomba Branca, presidindo-a por 16 anos. Líder da Iluminação desde 1985, foi Diretora da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, Preletora da Sede Internacional e, entre 2008 e 2014, ocupou o mais alto posto administrativo como Diretora-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Hoje atua no Gabinete da Diretoria como Secretária para Assuntos Internacionais, preservando e expandindo laços globais do ensinamento.
Na vida profissional, foi professora, atuou em Recursos Humanos, empreendeu e ocupou cargos executivos dentro da própria SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Marie representa uma linhagem de serviço, liderança e serenidade rara, uma verdadeira guardiã da história, que inspira mulheres a liderarem com fé, devoção e presença luminosa.