Artigo de Bicicleta

10 Mini evento SP Campinas Artigo de Bicicleta Luciano Sundin do Lago

A importância do Clube de Bicicleta da SNI para a construção da base da Nova Civilização

Luciano Sundin do Lago

A Seicho-No-Ie, desde a sua fundação, propõe um modo de viver em harmonia com todas as coisas do céu e da terra. Atualmente, para deixar mais claro o que seria esse modo de viver, a SNI está orientando a todos para a construção da base da “Nova Civilização”.

A “Nova Civilização” é aquela em que a felicidade e a prosperidade do ser humano é também a felicidade e a prosperidade d todos os seres vivos. A “Antiga Civilização” manteve determinados hábitos pensando apenas no seu próprio bem e conforto, ignorando a vida dos demais seres vivos e da harmonia e complexa relação que há entre todos os seres vivos.

Como uma forma de exemplificar essa relação existente entre todos os seres veja a composição de gases na atmosfera era bem diferente da atual, e levou muito tempo (4 bilhões de anos*) para se ter a atual composição, que então proporcionou a existência do ser humano na face da terra.

A composição de hoje é a seguinte: gás oxigênio: 21%, gases nobres: 0,91%, gás nitrogênio: 78% e gás carbônico: 0,03%.**

Além de ter proporcionado o ambiente propício para a existência da vida humana, esta composição atmosférica também permite que se tenha uma vida confortável e prazerosa. Isso é uma grande dádiva! É importante sentir profunda gratidão ao planeta por proporcionar esta vida maravilhosa. A SNI ensina que, por trás de todos os seres, existe a Vida de Deus. Portanto, o viver religioso da SNI é aquele que não somente agradece a Deus, mas agradece pelas dádivas recebidas Dele e as utiliza com sabedoria e amor. Isso é uma vida coerente de acordo com os ensinamentos da SNI.

Uma pequena alteração na proporção dos gases atmosféricos, que levaram tanto tempo para se configurar, pode ser fatal a diversos seres viventes a ao próprio homem. É o que está acontecendo neste momento com a emissão de gases de efeito estufa, como o gás carbônico, devido à ação do ser humano. Segundo estudos, “A última vez que a Terra teve concentração comparável de gás carbônico foi de três a cinco milhões de anos atrás, quando a temperatura era 2 a 3°C mais quente e o nível do mar era 10 a 20 metros mais alto que agora”***…

Por isso torna-se urgente mostrar uma direção que a humanidade possa seguir. Um modo de vida que esteja em harmonia com todas as coisas, conforme está escrito na Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade:

…”quando Deus Se revela, realizam-se o bem, a justiça, a misericórdia; por si se instala a harmonia, ajusta-se cada um em seu respectivo lugar e não há dissensões, não há quem lese o próximo, não há quem adoeça, não há quem sofra, não há quem seja miserável”****.

Enquanto o estilo de vida de alguém causar lesões e sofrimento ao próximo (ser humano e os demais seres) não se está vivendo a vontade de Deus em sua vida. Por isso, para concretizar a vontade de Deus na face da terra, de forma prática, foram criados os Clubes da SNI: Artesanato, Horta Orgânica e Bicicleta. As atividades realizadas por estes clubes têm mostrado que é possível fazer uma mudança no estilo de vida da sociedade de forma alegre e prazerosa, sem necessidade de penitências.

Participantes e classificados da Prova de Ciclismo da SEICHO-NO-IE DO BRASIL realizada em 09/06/2019 no Pico do Jaraguá-SP. Créditos: Silvia Rabelo

O fato de andar de bicicleta, por exemplo, é uma forma de reduzir o consumo de recursos naturais e abaixar a emissão de carbono. No começo pode parecer desconfortável, mas isso é porque ficou-se muito tempo sem exercitar o corpo devidamente. Há vários participantes do Clube de Bicicleta que perderem peso, recuperaram a alegria de viver,  têm mais disposição para os afazeres do dia a dia e hoje interagem mais com a natureza e a sua cidade. 

Há uma expressão que rodou pelos grupos de Whatsapp a dizer o seguinte: “é impossível ficar triste andando de bicicleta”. É difícil garantir que essa expressão seja 100% verdade, mas é possível garantir que nas atividades do Clube de Bicicleta realizadas em diversas localidades, como nas Academias de Treinamento Espiritual da SNI, nas Regionais e Sede Central que a alegria entre os participantes é algo presente e contagiante!

Dessa forma, a atividade de andar de bicicleta colabora com a construção da base “Nova Civilização” e traz muita alegria para quem participa. Venha ser mais feliz e fazer parte também dessa transformação! Inscreva-se nos Clubes da SNI.

Solicite a participação no Grupo do Facebook do clube escolhido (www.facebook.com/pg/snibrasil/groups).

Você será muito bem-vindo(a)!

Muito obrigado!

*https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-a-atmosfera-da-terra-se-formou/

**https://www.soq.com.br/conteudos/ef/ar/p1.php

***https://nacoesunidas.org/niveis-de-gases-causadores-do-efeito-estufa-na-atmosfera-atingem-novo-recorde/

****Chuva de Néctar da Verdade, p.26

Artigo publicado na Revista Mulher Feliz da Seicho-No-Ie do Brasil