Artigo de Artesanato

4 Oficina Artesanato 28.02.2019 Artigo de Artesanato Cintia Sayuri Abe Nakanishi

A importância do Clube de Artesanato da Seicho-No-Ie para a Construção da Base da Nova Civilização

Cintia Sayuri Abe Nakanishi

A construção da Base da Nova Civilização começa a partir do modo de vida de cada um, daquele que tem a consciência de que a felicidade humana e o crescimento da natureza estão interligados, adotando em estilo de vida que pense nas futuras gerações e em todos os seres viventes.

O Clube de Artesanato da Seicho-No-Ie tem como objetivo vivenciar um estilo de vida que muda do “comprar” para “fazer por si próprio”. Eu consigo fazer! Eu consigo reaproveitar o que já tenho em casa! Vou consertar e continuar a usar! Praticar o “mendokusai” (trabalhoso), ou seja, ter um espírito de aprimoramento, extraindo a sua capacidade para confeccionar algo trabalhoso, mas que traz satisfação, alegria e interatividade entre as pessoas, contribuindo assim com a natureza.

Desta forma, realizamos atividades que expressam o baixo carbono, que resultam em menor impacto sobre o clima do planeta, valorizando a natureza, além de trazer alegria e felicidade a todas as pessoas envolvidas. Muitas já adotaram esse tipo de expressão em suas vidas, confeccionando trabalhos manuais.

Para a produção de artesanato, podemos utilizar os materiais que seriam descartados como, por exemplo, embalagens de papel, vidro, plástico, metal e outros. Da união da conscientização com a criatividade podemos diminuir o impacto e favorecer a cultura de cada local criando produtos de muito valor.

No Brasil, existem muitas pessoas que vivem do artesanato. Seja individualmente ou em uma comunidade, estão proporcionando melhor condição financeira para seu sustento, como também por hobby.

Atualmente, não só a Seicho-No-Ie, mas o mundo fala muito sobre o meio ambiente. De que forma podemos melhorar o meio em que vivemos e como fazer isso? A Seicho-No-Ie, por meio dos clubes, vem incentivando as pessoas a vivenciarem esta prática.

Benefícios do Artesanato:

Desenvolve saúde física e mental

  • Trabalho manual ajuda a ter boa saúde mental e estimula ativamente o cérebro.
  • Trabalhar com as mãos desenvolve a coordenação motora. Além disso, ao desenvolver um trabalho manual, a satisfação é mais intensa e duradoura do que ao comprar um produto, afinal tem a sua energia e amor envolvidos.
  • Desenvolve a concentração e criatividade.

Aguça a percepção de detalhes

  • Quando você dedica parte do seu tempo à confecção de objetos, seu senso estético para os detalhes de outras coisas do mundo da natureza ficam mais apurados.

Promove a conexão com o que realmente importa

  • Quando você desenvolve atividades com as mãos, como cuidar da terra, fazer uma receita culinária ou pintar quadros, fica mais conectado com as coisas simples da vida que são capazes de remeter à felicidade plena.

Promove a conexão interpessoal

  • Ao se reunir com outras pessoas, que fazem artesanato, o indivíduo sente-se ativo e emocionalmente consciente da sua contribuição à sociedade. A prática é altamente recomendável em todas as idades.
  • O desenho, a pintura e o artesanato ativam os canais sensoriais, melhorando emoções e libertando a imaginação. 
  • Ajuda na interação social, pois geralmente é praticado em grupos, fortalecendo vínculos de amizade e oportunidades de conhecer novas pessoas.
  • Ajuda a natureza, reduzindo a geração de resíduos.

A prática do artesanato também contribui para melhorar a qualidade de vida. Pesquisadores apontaram que atividades cognitivas constituem a melhor forma de exercitar o cérebro, consequentemente, de preservar a memória.

Fonte: https://anamariabraga.globo.com/acroda-menina/viver-bem/beneficios-artesanato

Algumas ações do Clube de Artesanato:

No dia 03 de setembro de 2018, foi realizada a 32° CONVENÇÃO NACIONAL DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL (em idioma japonês e português), em homenagem aos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil. A decoração foi preparada com a ajuda de muitos colaboradores que, liderados pelo Prel. Jorge Miura, confeccionaram com muito amor e alegria, mais de 16.800 flores de cerejeira e de Ipê, e sob o comando da Prelª Mary Nonaka, produziram 3.500 tsurus*. O público ficou encantado com tanta beleza.

Créditos: foto 1: Jorge Miura, fotos 2 e 3: Marketing

Em 23 de novembro de 2018, na Academia de Treinamento Espiritual de Ibiúna-SP, ocorreu o Curso para Líderes da Seicho-No-Ie, onde tivemos as oficinas dos Clubes de Artesanato, Horta Orgânica e Bicicleta.

Na oficina do Clube de Artesanato os participantes criaram porta-objetos, a partir dos materiais fornecidos, como rolinho de papel higiênico, elementos da natureza como folhas e flores secas, sementes, galhos, pinha e ráfia. O objetivo desta atividade foi proporcionar um momento de prática e principalmente sentir a unidade com a natureza. Tivemos uma exposição de peças de artesanato que foram confeccionadas por dirigentes e adeptos da Seicho-No-Ie. 

Créditos: Rosane Pires

A prática de artesanato é uma das formas de nos conectarmos, ainda mais com a natureza e sentirmos a Vida de Deus em tudo e em todos! Somos filhos de Deus e temos a capacidade infinita dentro de nós para criarmos e desenvolvermos artes incríveis!

*O Tsuru é um tipo de origami considerado um dos mais tradicionais da cultura japonesa. Tsuru é considerada uma ave sagrada no Japão. Simboliza saúde, sorte, felicidade, longevidade e fortuna, sendo assim um símbolo para grandes benefícios.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tsuru_(Origami)

Artigo publicado na Revista Mulher Feliz da Seicho-No-Ie do Brasil