Para enriquecer é preciso ter convicção e circular as dádivas de forma correta - Preletor Milton Yuki

 

Olá meus queridos amigos, minhas queridas amigas, muito obrigado! É com uma grande satisfação que estamos aqui hoje para estudarmos um pouco mais desse ensinamento maravilhoso que, aceite ou não, é o tema que nós temos para desenvolver ao longo desta palestra. E para enriquecer é preciso ter convicção e circular as dádivas de forma correta. E vamos utilizar o livro da coleção A Verdade e vamos utilizar o volume dois.

 

E nesse volume dois ele trata basicamente como a gente deve ter atitude mental, o nosso pensamento, nosso sentimento para a gente tocar o nosso cotidiano. E é muito interessante porque nós vamos trabalhar aqui no capítulo o capítulo nove, que trata sobre a prática da fé, do amor e da gratidão. Vocês vão ver aqui inúmeros exemplos que eu vou compartilhar com vocês sobre como é que através da fé de um sonho, nós podemos realizar coisas grandiosas.

 

Porque o Mestre, Ele diz aqui que é somente através da fé que o sonho se transforma em realidade. Eu gosto sempre de lembrar a frase daquele pensador, daquele futurista chamado John Barker, que onde ele diz o seguinte Que visão sem ação é apenas um sonho. Agora, ação sem visão é apenas um passatempo, mas uma visão com ação pode mudar o mundo.

E aí a gente pode lembrar de alguns líderes que ficaram para a história da humanidade e que colocaram exatamente isso em prática. Ou seja, eles sonharam grande, conseguiram compartilhar esta visão, esse sonho e arrastar multidões e mudar o mundo e ficaram para a história. Até mesmo uma pessoa que estava presa estava na cadeia uma vez com uma prisão perpétua, ele dentro da prisão, ele conseguiu.

Então sonhar, pensar grande. E ali, dentro da prisão que era, ele era um prisioneiro político. E dentro da prisão ele começou a sonhar e dentro da prisão conseguiu então arrebanhar muitas pessoas que aderiram a esse pensamento. Eu estou me referindo ao Nelson Mandela, que foi um grande, um grande líder na África do Sul. E ele visualizou. Ele sonhou com o fim do apartheid, que aquela segregação que existia durante décadas na África do Sul, onde os brancos discriminavam os negros, os negros não tinham direito de votar, não tinham direito a sentar num banco de uma praça pública e com isso ele fez todo um movimento para libertar a África do Sul desse apartheid que não fazia

o menor sentido você discriminar as pessoas somente porque, devido à cor da sua pele, um outro grande líder que também mudou o curso da história foi aquele que sempre dizia Ai de mim, ai que raiva de mim que eu estou me referindo a Martin Luther King, que era um religioso, era um pastor e que também não aceitava de ser a discriminação que existia lá nos Estados Unidos, a discriminação racial.

E ele sonhava de ver um país sem discriminação, sem preconceitos, e com isso ele conseguiu arrebanhar não só os negros como também os brancos. E Martin Luther King então conseguiu, através do seu sonho, arrebanhar milhões de pessoas que também se juntaram a esse movimento. E com isso começou se a mudar toda aquela discriminação que existia também nos Estados Unidos.

Nós temos nosso próprio mestre Masaharu Taniguchi, que sonhou o mundo vivendo em paz e começou esse movimento, aceite ou não. E estamos aqui, todos nós, engajados nesse movimento de construção de um mundo melhor, um mundo coberto de paz. É uma longa jornada, mas alguém lá atrás sonhou e conseguiu arrastar multidões. E estamos aqui, todos nós. Vocês que nos assistem, tem certeza que também estão nessa jornada de construção de um mundo melhor.

É uma longa jornada, mas é uma jornada que vale a pena. Madre Tereza de Calcutá, que vocês também conhecem, também sonhou em ajudar aquelas pessoas mais necessitadas, aquelas pessoas que estavam abaixo da linha de pobreza. E ela, com o seu grandioso amor, realizou o trabalho e conseguiu então também um movimentar muitas pessoas voluntários para realizarem esse tipo de trabalho, para ajudar as pessoas mais necessitadas.

E quando a gente traz isso para o nosso mundo, nós vemos aqui, por exemplo, um agricultor. O agricultor também sonha, ele também tem visão, ele também tem fé, convicção e, ao mesmo tempo, paciência. Então, quando um agricultor semeia, planta ali alguma coisa. Ele tem fé. E aquele que acredita que em algum momento, depois de cultivar aquilo que ele plantou, vai crescer, vai nascer, vai crescer, vai produzir frutos e vai poder chegar no momento da colheita.

Se ele não tiver paciência. Quer dizer, não adianta só sonhar e ser afoito, afoita para ir lá tentar extrair imediatamente o resultado. Isso não adianta cavoucar aquilo que você plantou ontem, porque ali não vai nascer nada. Mas se você esperar o seu devido momento com paciência, então vai ter um momento que você vai poder então colher aquilo que você plantou.

Então ele espera pacientemente a planta crescer, para depois produzir os frutos. Então, a fé e a confiança também rege no mundo dos negócios. Imagine vocês se não existisse confiança no mundo dos negócios. Se um O empregador, ao contratar um funcionário, se ele não acreditar no funcionar, se ele não confiar no funcionário, como é que ele vai pagar o salário?

Da mesma forma, o funcionário que foi contratado, ele começa trabalhando e esperando que no final do mês o seu empregador vai fazer o pagamento. Então, há uma relação de confiança, ou seja, ao contratar alguém e eu acredito que essa pessoa vai produzir, é aquela pessoa que foi contratada, vai trabalhar, ele também espera que no final do mês ele vai estar recebendo o seu salário.

Então, existe aí também uma relação de confiança. Imagine vocês se não existisse confiança entre o fornecedor e quem compra aquele produto E o fornecedor vai produzir, entregar o produto E aí depois vai confiar que quem comprou vai fazer o pagamento. Vocês que compram via internet, no e-commerce, no universo de marketing, isso você compra, você paga e você confia que aquele produto vai ser entregue.

Então existe uma relação de confiança. Eu sei que existem países que eu visitei, alguns países que não existe tanto essa relação de confiança. Então o prestador de serviço, ele só começa a fazer o serviço, prestar o serviço depois que ele receber. Imagine vocês como fica mais travada a economia e como fica travado o negócio. Se não existir uma relação de confiança, então fica tudo muito complicado.

Se não existir essa relação de confiança, então o ambiente que é baseado na confiança, no amor mútuo, na boa vontade, trará muita prosperidade, muito mais dinamismo os negócios, a medida que exista essa relação de confiança. Quando você abre uma conta no banco, você põe seu dinheiro lá, você confia que o banco vai cuidar do seu dinheiro. Então existe uma relação de confiança.

Então, quando você analisa o mundo econômico e também o nosso nosso dia a dia, vejam vocês que existe sempre uma relação de confiança. Então, quando existe essa relação de confiança, a riqueza circula porque a gente destrava as relações de negócios entre pessoas, empresas ou entre as empresas. E o mestre Masaharu Taniguchi Ele diz nesse livro que a convicção é a fonte da riqueza.

Então, essa convicção que você confia naquela pessoa, aquela pessoa que também confia em você, Então existe essa relação de confiança, essa convicção. A convicção é a fortuna. Os bens materiais nada mais são que a concretização desta convicção. Então, a riqueza se manifesta na mesmo, na mesma proporção do grau desta convicção. Agora, como é que a gente faz para aumentar esta convicção, já que a convicção é a fonte da riqueza, a convicção e a fortuna?

Então, como você faz para aumentar essa convicção? Isso é um ponto muito importante. Então, a convicção é criada através da utilização da palavra e da concentração mental. Vou repetir a convicção é criada através da utilização da palavra, a utilização correta da palavra e da concentração mental. Então, o ponto aqui é como é que a gente então aumenta concentração mental?

E aqui a resposta é a meditação. Sim, Só então, através da meditação. Sim, nós melhoramos a nossa concentração mental. E também a gente passa a lançar para a nossa mente subconsciente boas vibrações, boas palavras. E com isso, então, a gente cria o que? Bons pensamentos. E a partir daí se desenrolam todo o nosso destino, toda a nossa vida.

Então sempre procurem praticar a meditação. Sim, sou calmo campo. Pratique a meditação todos os dias, sem falta. É você que faz, é você ter convicção, é você é filho de Deus. É que todas as pessoas, todos os seres, também fazem parte de uma só vida e criem o bom hábito é está sempre abençoando, sempre lançando boas vibrações, boas palavras, onde quer que você esteja, por onde quer que você esteja passando.

Então faça do seu dia a dia uma jornada de oração, de bênção permanente. Oração não é só aquela oração que você faz no início do dia ou antes de dormir. A nossa vida ou o seu dia a dia, o seu desenrolar da sua vida ao longo do dia. Faça disso uma grande oração. Vamos dar alguns exemplos. Quando você está no metrô, você está no ônibus.

Como é que você está dentro? Que eu vejo quando? Quando eu pego o metrô, eu vejo que, tipo, 80% das pessoas estão ali no celular o tempo todo e às vezes elas estão no meio de uma multidão ao mesmo tempo, elas estão totalmente desconectadas das pessoas. Agora, se você está ali no metrô ou no ônibus, e você estiver emitindo boas vibrações, abençoando aquelas pessoas que estão ali em torno de você, você vai sentir uma paz, uma serenidade muito grande.

Quando você estiver dirigindo na estrada. Ao verem muitos carros indo em frente, ou atrás, ou dos lados, procure também estar sempre abençoando aquelas pessoas que estão ali perto de você. Eu costumo quando eu vou nas empresas ou fazer reuniões nas empresas. Às vezes a gente fica esperando ali a recepção e eu aproveito aqueles momentos para estar abençoando aquela empresa, aquelas pessoas emitindo vibração de amor e abençoando todo aquele ambiente.

Inclusive, eu faço isso antes mesmo de chegar na empresa. De manhã, quando faço a meditação X ou quando eu tenho uma reunião com alguém, eu já fico abençoando aquela pessoa, aquelas pessoas com quem eu vou encontrar, abençoando a empresa de maneira que quando eu chego na empresa, eu já fiz essas orações, essas bênçãos antes de encontrar com as pessoas.

Isso dá um efeito incrível que quando você encontra a pessoa, já existe ali uma vibe, existe uma energia boa, uma conexão maravilhosa. Essa reuniões se desenrolam de uma forma harmoniosa, as coisas fluem melhor. Então eu sempre procuro fazer isso, ou seja, abençoar as pessoas até mesmo antes de encontrar com as pessoas. Então, quando eu vou fazer uma palestra em algum lugar, eu procuro abençoar aquelas pessoas que vão para aquele ou aquela conferência ou vão para assistir as aulas do ciclo de estudo da prosperidade.

Então procuro abençoar aquelas pessoas através da oração, ou seja, antes da gente encontrar essas pessoas, você já pode estabelecer essa conexão com aquelas pessoas que emite boas vibrações, as bênçãos. E com isso vocês vão ver como o nosso cotidiano fica mais leve, mais fluido, fica tudo melhor. Existe então aí uma verdadeira harmonia estabelecida no plano mental, que depois, quando você encontra a pessoa com as pessoas, você já fez essa conexão antes mesmo de encontrar com elas para uma reunião ou para discutir algum assunto, algum contrato ou fechamento de algum negócio?

Então eu quero deixar aqui fortemente recomendado para que vocês coloque isso em prática. É tão simples, é você mentalizar, visualizar aquela pessoa, aquelas pessoas com quem você vai encontrar e já faz essa bênção até mesmo antes de encontrar. E quando você chegar no local da empresa, no local da reunião, você também vai abençoando as pessoas, a empresa, tudo que está ali.

Então isso faz com que a gente estabeleça previamente uma conexão. E a partir daí, gente, as coisas fluem de uma forma maravilha, de uma forma maravilhosa. E no livro Na Verdade volume dois, o mestre Massaro Taniguchi, de também ele cita aqui um exemplo muito interessante, que é O monge e o monge chefe ouviu o sino tocando e ele sentiu assim que aquele ou aquele sino tocando de uma forma harmoniosa.

Ele sentiu uma verdadeira alegria ao ouvir aquele sino tocando e ele foi lá ver quem é que estava tocando. O sino encontrou um jovem e perguntou Meu jovem, como você faz para tocar esse ser de uma forma tão maravilhosa? E o jovem disse para para este mestre Olha, eu aprendi com a minha mãe tudo que a gente faz, a gente tem que fazer com muito amor, que é transmitir esse amor através das nossas ações.

Então, ao badalar o sino, ao tocar o sino, esse jovem dizer eu fico mentalizando para que essas vibrações do sino chegue às pessoas, abençoe as pessoas e leve alegria às pessoas. E mais tarde, esse jovem que estava se preparando para ser monge, acabou se transformando num famoso monge. Então ele já trazia dentro de si todo esse amor ao fazer coisas tão pequenas, tão básicas.

Mas ele fazia isso com muito amor. E também nesse livro, na verdade, Volume dois começa uma certa noite, ele conta um outro caso muito interessante do de um grande pensador, daquele daquela linha pensamento iluminador, pensador e escritor que ele viajava pelos Estados Unidos fazendo muitas palestras, conferências. Fazia então todo esse trabalho viajando pelos Estados Unidos. Então ele ficava em diferentes hotéis.

Aí um dia ele chegou no quarto do hotel. Ele sentiu uma grande alegria, uma vibração maravilhosa naquele quarto daquele hotel, uma coisa diferente que ele não, não, não sentia há muito tempo. Aí, quando ele encontrou a camareira, ele perguntou Nossa, eu sentia aqui uma coisa muito boa, vibração boa. Aí a camareira disse o seguinte Olha que interessante. Ela falou assim Eu sou muito grata ao meu trabalho.

Então, graças a esses quartos que eu tenho que arrumar, preparar e eu tenho o meu trabalho, meu emprego, ganhei meu dinheiro e meu sustento. Então eu faço isso com muito amor. Então agradeço muito ao hotel, ao quarto e também aos hóspedes que vêm aqui. E graças a isso eu tenho o meu trabalho. Eu faço isso com muito amor e carinho.

Eu abençoou tudo e faço isso com bastante amor e carinho. E então toda essa vibração ficava impregnado naquele quarto de hotel e as pessoas chegavam, se sentiam muito bem. Então, são dois exemplos bem interessantes que o Mestre traz nesse livro. Eu tenho certeza que vocês, quando vocês viaja ou quando vocês são na casa de alguém, ou vocês são em alguma empresa, vocês que são mais sensitivos devem sentir então essas vibrações, não é verdade?

Então isso porque ali tem pessoas com muito amor e que está abençoando, está emitindo boas vibrações. Então vamos fazer isso, vocês vão ver começando em casa, abençoando a nossa casa, os nossos familiares, o nosso trabalho, enfim, qualquer atividade que você esteja fazendo, procurem primeiro trabalhar nesse plano mental e enviando através da nossa oração bênçãos, boas vibrações. E vocês vão ver como é maravilhoso.

É como viver realmente o Paraíso aqui, agora. Então a gente transforma o nosso dia a dia num verdadeiro paraíso. Isso é muito simples, basta! A gente então manda boas vibrações e está sempre fazendo emanar essas vibrações, pensamentos positivos. E com isso vocês vão ver como o nosso dia a dia se torna maravilhoso. Então, no local do trabalho, procurem também nosso colega de trabalho, a empresa e com isso vocês vão transformar o seu dia a dia num verdadeiro paraíso.

Agora você iria falar sobre o amor e o amor verdadeiro Começa a uma certa noite, ele diz com muita firmeza O amor tudo resolve. Os conflitos, desentendimentos, desarmonia ocorrem quando existe o que a falta de amor ou mau emprego do amor. As vezes a pessoa está bem intencionada, tem um amor, mas ela não consegue empregar, não consegue colocar em prática aquele amor e aí então pode surgir desentendimento, mau entendimento e ocorrem situações de desarmonia ou por falta de amor, ou por falta de sabedoria.

Na hora de manifestar o que é o amor? É o amor sem sabedoria. O Mestre, ele diz que é o amor. Apego não é o amor verdadeiro, é apenas gostar, apreciar é uma coisa mais superficial, que é o amor sem sabedoria. Porque o Mestre disse que o amor verdadeiro é aquele amor que libera, mas não abandona ao mesmo tempo.

O amor verdadeiro é aquele amor que é que acolhe, mas também não prende, não sufoca. Então, ao mesmo tempo que você está libertando, você não abandono e ao mesmo tempo você acolhe, você não sufoca e você não prende. Então é preciso muita sabedoria, porque tem gente que tem muito amor, mas às vezes falta sabedoria e aí então acaba ocorrendo toda aquela situação que a gente já mencionou e o mestre, Ele é muito convicto em dizer que somente o amor resolve todos os problemas.

Então, se alguém está vivendo algum problema nesse momento, se você está vivendo algum problema nesse momento, vamos refletir. Pode ser que ou está faltando amor no sentido de você realmente manifestar esse amor ou manifestar de uma forma sem sabedoria. E quando existe amor, tudo se resolve, as coisas fluem de uma forma maravilhosa. E é agora. A gente pode falar também um pouco mais sobre a importância da circulação, da circulação da economia, segundo o princípio do dar e receber.

Aqui temos algumas coisas bem interessantes. Eu queria conversar com vocês. Então, primeiro o Mestre diz o seguinte Nós devemos doar para beneficiar grande número de pessoas. Depois, toda a riqueza e bênçãos retorna para nós. Então a gente tem que tomar iniciativa e nos doar e ajudar o próximo, porque depois as coisas voltam. É uma coisa muito importante. A gente jamais deve doar ou dar alguma coisa para outra pessoa pensando e depois ter o retorno sobre aquilo que a gente fez.

Ou seja, isso já é um começo. Então é doar sem esperar algo de volta, né? E aí, analisando e estudando esse assunto, lendo e várias relatórios, um pouco da história no mundo dos negócios e também uma discussão um pouco mais aprofundada sobre esse tema da doação e de doar e receber. Então tem algumas coisas interessantes que eu queria comentar com vocês.

Existem três tipos de pessoas, mas na verdade você quatro. Mas vamos imaginar três grandes grupos de pessoas. Tem aquelas pessoas que tem um perfil de tomador e só querem receber, só receber e só receber. Só receber. Não quer saber de doar? Então só querem receber. Tem um segundo tipo das pessoas que fazem o que é doação, só dão.

E é aí pode ser que tenha sucesso e também pode ser que não tenha sucesso. Tem um terceiro tipo de pessoas que são as compensadoras, ou seja, elas estão mas com a intenção de depois receber. Então é um toma lá, dá cá. Então existem esses três tipos de pessoas e no segundo que eu mencionei que são as pessoas doadoras, tem dois tipos os que daqui a pouco vou explicar para vocês.

Quando a gente estuda esse assunto é muito interessante. Eu li algumas pesquisas que foram realizadas sobre ciclos, ou seja, os presidentes ou o principal executivo de uma corporação, e fica muito claro quando você estuda esse assunto, o que aconteceu com a empresa e com as com esse executivo que tem esse perfil de tomador, ele quer mais receber. Então é aquela aquela pessoa que tem um egoísmo muito mais, mas mais desenvolvido pelo egoísmo, quer mais receber do que doar.

E quando a gente estuda esse tema, tem um caso muito clássico para quem já estudou caso cases de empresas. Esse exemplo de uma empresa chamada em que lá pelo ano 2000 era uma empresa que faturava bilhões de dólares lá nos Estados Unidos, essa empresa quebrou, teve um grande escândalo e quebrou. E em 2001 ela quebrou e teve que mandar milhares de funcionários embora e.

E aí, quando foram estudar esta empresa ou se o nome dele era quem? Quem lei? Quando fizeram um estudo do perfil desse presidente, descobriram o seguinte o relatório anual. Sabe aquele relatório que as empresas divulgam prestando contas para os investidores e para a sociedade? Tudo o que fez no ano anterior, demonstrativo financeiro, demonstrativo, econômico que fez para os funcionários, para o mercado, enfim.

Então, uma prestação de contas em forma de relatório anual. O que descobriram que o relatório desta empresa Enron, A página dedicada que tem a mensagem do presidente e depois tem as demonstrações e depois tem a mensagem da empresa de auditoria, aquela coisa toda e observar que a foto do presidente era uma foto que ocupava todo, toda a página e foto de página inteira era a foto do presidente.

Então os estudos indicaram o seguinte Que presidentes que que estão bem grandes a sua própria foto, são presidentes muito vaidosos, que querem aparecer. E também observar o seguinte a mensagem dele Ele não dizia a nossa empresa ou nossa equipe, nossos funcionários fez isso. Nós adotamos essa estratégia. Não, ele usava sempre na primeira pessoa. Eu fiz isso, eu tomei essa decisão, eu tomei essa decisão e essa estratégia.

Ele sempre usava na primeira pessoa do eu, e nunca a nossa equipe, nossa empresa. Então isso demonstra o que? O egoísmo, a vaidade. Então, esse tipo de empresa, os estudos mostraram que acabam não prosperando no longo prazo, até pode conseguir um outro bom resultado no curto prazo, mas que acaba não se sustentando. Olha que interessante. Enquanto que as empresas onde presidente ele aparece menos a foto dele é menorzinha e que é onde ele diz sempre nós fizemos a nossa equipe fez.

Ou seja, ele não chama para si todo o sucesso. Ele divide com a sua equipe, com as pessoas, até mesmo com os parceiros. Então e aí os investidores começaram a observar, olhar o relatório anual, olhar as declarações dos principais executivos para identificar se existia esse tipo de comportamento do principal executivo e a partir daí, eles faziam que a recomendação para não comprar aquelas ações de quem tivesse aquelas ações daquelas daquele tipo de empresa para vender as ações enquanto era tempo, né?

Então, hoje existem pesquisas muito sofisticadas para fazer a análise. E aí quando a gente olha o que está sendo feito no mundo dos negócios e que é o estado da arte, a gente vê o quanto que o ensinamento da azeitona está super, super atual, né? Então, quando existe pessoas com esse perfil, esse comportamento muito egoísta, isso com certeza na linha do tempo vai trazer problemas.

Isso se aplica, por exemplo, para para pessoas, para filhos, por exemplo, filhos que são muito egoístas e eles quando crescerem, vão enfrentar dificuldades. Então isso também se aplica para funcionários e funcionários que só querem receber, só receber e que não querem dar. Isso também se aplica para o povo de uma nação. Então, povo que só quer receber, só quer receber, mas não quer construir.

Então vocês vejam como um comportamento individual você pode expandir para um povo, para uma comunidade ou para um organismo nação. Então, onde existe muitas pessoas egoístas, vai doação, pensam nelas que são esse perfil de tomador que só quer receber, mas não quer dar. Então isso não se sustenta e isso não vai trazer prosperidade. E tem aquelas pessoas com um perfil de compensadoras, né, que é o toma lá, dá cá.

Ou seja, são pessoas que doam, mas pensam em transe. Em algum momento tem o retorno. Então isso é uma visão um pouco mais comercial. Muitas vezes esse tipo de cultura acontece numa escola chamada empresa. A empresa precisa dar lucro, precisa prosperar, Precisa. Então trazer algum retorno. Então as pessoas acabam aprendendo esse tipo de comportamento nas empresas e eu tenho sido avaliado muito as empresas, o comportamento das empresas.

É interessante que eu tenho notado que muitas vezes todo, toda a criatividade, toda a inteligência, todo o talento de algumas pessoas e algumas empresas estão sendo direcionadas para criarem embalagens criativas que estão enganando os consumidores. Você deve lembrar como algumas embalagens enganam os consumidores. Na verdade, às vezes você vai na farmácia, você compra lá uma vitamina C e essa compra algum produto.

A caixa é enorme. Quando você abre, tem um pouquinho só de produto que não ocupa nem um terço da embalagem. Você compra um tubinho de vitamina C, tem lá no fundinho, tem aquela aquele compromisso de vitamina C e tem aquela estampa super criativa que tem uma molinha que fica empurrando para o conteúdo não ficar balançando na caixa de chocolate.

Antigamente a caixa de chocolate, que era 500 gramas, depois você caiu pra 400, 300 enquanto deve. Hoje deve ter menos de 300 gramas. Então o que a gente vê em algumas empresas com esse tipo de prática, ao invés de usar a inteligência, a criatividade, o talento de seus funcionários para criar produtos realmente inovadores e usar toda essa criatividade, então canalizando para criar embalagem os que estão ludibriando os consumidores, o que vai acontecer com o tempo?

Pode até ser que a empresa consiga produzir um bom resultado no curto prazo, mas esse tipo de empresa na linha do tempo, não. No longo prazo, ela pode não se sustentar porque os funcionários, os clientes, vão começar a perceber isso e vão começar comprar um produto da concorrência, Não vão mais comprar daquela empresa. Então essa empresa começa a perder clientes, começa a perder, começa perdendo a reputação, não pelos consumidores e com isso elas vão enfrentar problemas no longo prazo.

E também tem uma outra questão que é um pouco mais sutil que isso, onde quem faz alguma coisa errada depois entra num processo de autopunição. Isso na forma inconsciente que a consciência vai pesar e vai cobrar. Então ela própria vai acabar atraindo situações adversas e vão então meio que entrar no processo de autopunição. Então, de uma forma ou de outra, essas empresas ou pessoas que têm esse tipo de perfil vão ter problemas no longo prazo.

Por isso que a gente precisa ter um amor verdadeiro. E quando a gente fala amor verdadeiro, vamos então falar do outro paixão que é do doador. E aqui se desdobra em dois perfis, pois o que eu falei são quatro um perfil. O tomador, aquele que só quer receber, tem aquele outro perfil do toma lá dá cá, que é o compensador e tem esse terceiro que é doador.

Só que esse doador tem dois tipos aqueles que fazem uma doação sem sabedoria e outros que fazem a doação com sabedoria, porque descobriram o seguinte nas pesquisas realizadas, qual o perfil que leva as pessoas a terem mais sucesso? Descobriram que não é o tomador aquele que só quer receber porque ele pode estar ganhando curto prazo, mas no médio longo prazo ele vai perder, então não vai ter sucesso no médio longo prazo.

O compensador também tem um pouco desse perfil, faz de conta que ele está ajudando, mas ele tem outros interesses. Então esse tipo de coisa não se sustenta. Então, as pessoas de grande sucesso do orador verdadeiro não estão muito nesses dois perfis. Está no doador, mas também descobriram que não é esse perfil de doador. Também tem pessoas que não tiveram sucesso, aí foram ver por que não tem sucesso nessa pessoa do doador.

Essa está ajudando, beneficiando outras pessoas. Por que nesse grupo tem gente que teve sucesso e teve gente que teve fracasso. Então, aquele que teve fracasso e que era doador sem sabedoria. Mas inclusive ele diz isso naquele livro, na coleção A verdade da Vida as pessoas que doam sem sabedoria, então essa pessoa também não vai ter sucesso. Então aqui pra resume esse ponto e seja uma pessoa com esse perfil de doador ou doador com sabedoria, ou seja, não sei, não saia dando tudo o que você tem, porque isso não vai ser positivo, mas faça isso com sabedoria.

E quando a gente fala sobre esse tema, eu queria comentar aqui sobre uma grande empresária que vocês devem conhecer, que é Luís Helena Trajano, que é presidente da Magazine Luís e agora ela está lá na administração. Como considera a administração Luiz Helena Trajano, na verdade é sobrinha da Luiza Trajano, que era tia dela, que tem o mesmo nome, Luiza Trajano, que era a pessoa que tinha loja lá em Franca e a Luiza Helena Trajano.

 

Ela quando tinha 12 anos de idade, ela queria dar presente para os familiares. Era uma pessoa que gostava de dar presente para os familiares no Natal. Aqui na Bahia, amigo secreto é quem comprava sempre. Era a mãe que comprava os presentes para a Luísa dar para os familiares. E no dia do Natal, até que um dia a mãe dela falou assim Luísa, se você quer dar presente, eu acho muito legal sim.

 

Se você quiser dar presente, então você vai trabalhar, ganha seu dinheiro e aí você compra um presente para as pessoas. E a Luísa Helena já então aceitou esse essa orientação da mãe e foi trabalhar como balconista na loja da tia, que era a Luísa Luíza Trajano, que tinha uma loja lá em Franca e nas férias escolares. Então a Luísa Helena Trajano foi trabalhar como balconista e ganhava algum dinheirinho e com isso ela podia então comprar presente para o amigo secreto do Natal.

E com isso ela começou a trabalhar em vários setores lá na empresa da tia e foi ganhando experiência, ganha experiência. Até que um dia a falou Luiz Helena, você agora assume esse negócio e vai então tocar esse negócio. E hoje Magazine Luiza, uma empresa e fatura mais de 60 bilhões R$. E a Luiza Helena Trajano está entre as pessoas mais ricas do Brasil, tem um patrimônio mais de 1.100.000.000 $.

Então, vejam vocês esse perfil, pessoas que dão com sabedoria essas pessoas que fazem todo esse trabalho pensando no bem do próximo, mas ao mesmo tempo buscando um lastro para poder então fazer esse bem. Eu tenho um afilhado que quando ele acabou de formar aqui no Brasil, ele me procurou, foi meu padrinho. Eu precisava de 2.000 $ e eu falei Por que você precisa de 1.000 $?

Aí que eu quero estudar, fazer o mestrado fora do Brasil. E eu falei Eu tenho 2.000 $. Aí eu falei Ricardo, eu consigo te arrumar 1.000 $ e aí você vai à luta e consiga os outros 1.000 $. Na hora ele ficou assim, ter pensado Padrinho, pão duro. Mas na verdade eu não queria dar esse dinheiro de uma forma fácil. Então quando a pessoa recebe de uma forma fácil, acaba não valorizando.

Então eu dei uma parte, ele foi à luta, trabalhou, conseguiu uma outra parte e com isso, quando ele foi estudar na Europa, ele foi já com outro pensamento, com uma outra mentalidade, ou seja, a pessoa foi à luta mesmo e ele acabou fazendo mestrado e doutorado, está trabalhando lá na Europa, em bancos europeus. Então, às vezes um pequeno episódio, alguma passagem.

Se naquele momento a gente conseguir fazer com sabedoria, isso pode mudar a vida das pessoas. Eu conheço um casal que trabalhava muito, trabalhava muito os dois, marido e mulher, trabalhava, ganhava muito dinheiro e tinha um filho único. E esse filho único sentia muito a falta dos pais, porque que os dois trabalhavam muito durante a semana? Final de semana eram profissionais muito bem remunerados e o filho às vezes sentia falta dos pais e aí os pais acabavam fazendo aquela compensação na falta de carinho, entregava e dava presente material.

 

Teve um dia que o que esse casal viajou e o filho ficou e quando eles voltaram teve que comprar um monte de presentes e quando o filho encontrou os pais estavam. Então o filho está totalmente apático, triste de ter ficado vários dias longe dos pais e os pais, para compensar, trouxeram um monte de presentes que esse filho fez, começou a destruir esses presentes.

 

O presente está caro. Como destruir esses presentes? Então não adianta a gente querer doar. Dá alguma coisa na forma utilitária, ou seja, não é uma compensação, é querer fazer uma compensação, sendo que o filho mais queria era o carinho, o amor dos pais, não queria presente, então é preciso a gente ter muita sabedoria para na hora de dar as coisas, para formar pessoas egoístas, acomodadas, mas sim preparar as pessoas para a vida.

 

Às vezes, no começo pode parecer um pouco duro, um pouco difícil, mas na linha do tempo isso vai ser muito importante. Então, o sucesso das pessoas, empresas e instituições só é durável se for construído em cima de uma boa reputação, da confiança. E também trabalhar com bastante amor é pra gente, pra gente. Encerrando aqui, eu gostaria de resumir basicamente no seguinte Então vamos viver com a convicção que você é filho de Deus, que as pessoas que estão próximo de você, que as pessoas que te rodeiam também são filhos de Deus, que vocês, que todos, sem exceção, são filhos de Deus.

 

Então na hora que tem essa convicção, se cria. É uma relação de confiança e vamos também ter uma fé inabalável que somente coisas boas estão reservadas para você. Então leve o seu dia a dia de uma forma mais leve, com mais serenidade, com essa crença inabalável que você sendo filho de Deus e todas as outras pessoas também, se não for de Deus, somente coisas boas estão reservadas por Deus para você, para a sua vida e viver o nosso dia a dia com um profundo sentimento de amor a todas as pessoas.

 

O sentimento de gratidão, a nossa vida, aos nossos familiares, o nosso trabalho. Então, quando a gente vive com esse profundo sentimento de gratidão e transforma esse sentimento de gratidão em ação, de beneficiar o maior número possível de pessoas, ou seja, a gente transforma esse sentimento de gratidão no amor em ação de ajudar o próximo. Aí vocês vão ver a vida, vai sorrir para você.

 

Somente coisas boas, mas muita felicidade, muita prosperidade para a sua vida. E você vai poder então viver o paraíso aqui, agora vai poder sorrir sempre e ver. É uma vida de plena liberdade, uma vida de plena felicidade e vai viver o paraíso aqui e agora. Então basta a gente ter essa convicção que eu sou filho de Deus. E você lembra que para fazer com que essa convicção aumente cada vez mais é através da meditação, o sim socando.

 

E aí a gente leva uma vida adiante, agradecendo as pessoas, conectando com as pessoas. Mandar essa vibração boa, bons pensamentos, abençoar as pessoas, as empresas, maquinário, produtos, tudo. Você só manda boas vibrações assim, mentalizar coisas boas, abençoar todas essas pessoas, acolher essas pessoas e com isso você viver seu dia a dia com o coração repleto de gratidão e transformar essa gratidão naquela ação que vai beneficiar grande número de pessoas.

 

O Mestre Masaharu Taniguchi nos ensinou que o amor é a chave que abre as portas da felicidade e da prosperidade. Então vamos viver nosso dia a dia com profundo sentimento de amor, de gratidão e com isso tenho certeza que você vai se tornar uma pessoa cada vez mais feliz. E vocês, seus familiares, seus entes queridos, vão viver um mundo de verdadeira felicidade, de prosperidade e vai fazer com que o seu dia a dia seja um verdadeiro paraíso.

 

Um grande abraço para cada um de vocês. Que Deus abençoe cada um de vocês, seus familiares e vamos seguir adiante e levar esse ensinamento maravilhoso que é aceite para o mal. Não possível de pessoas e vamos viver essa vida em toda sua plenitude, com muito sentimento de gratidão, com muito amor. E vamos ajudar o maior número possível de pessoas.

 

Muito obrigado a todos, Obrigado.

Compartilhe em suas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram