A vida nasce da Vida! Já tentou “colocar” vida em algo? Por exemplo, eu amo lírios, adoro a beleza que trazem ao ambiente e seu perfume. Se eu quiser que nasça um lírio, devo obedecer aos procedimentos corretos para que nasça um lírio. Ele não irá nascer, crescer e florescer se não for plantada uma semente de lírio, ou sua muda, em um vaso com terra apropriada, com os nutrientes que ele precisa para se desenvolver e, mesmo assim, se não houver a Vida instalada, não nascerá.
Eu já tentei plantar diversas vezes o tomate grape na hortinha. Posso dizer, que de dez vezes que tentei, quatro deram certo. E o método foi o mesmo! Com a semente de tomate grape, coloquei na terra, dei os nutrientes necessários, reguei, cuidei…
Muitos casais tentam ter filhos por métodos de fertilização; e nem sempre têm a concretização do que desejam. Justamente porque a Vida, não nasce da união de matérias. Parece que ao colocarmos a semente de uma flor na terra, certamente irá nascer o que se deseja. De modo similar, se fecundar um óvulo com o espermatozoide, nem sempre ele se desenvolverá. São diversos fatores necessários para que se concretize a Vida na fecundação de um óvulo, muito mais do que os procedimentos para que uma flor nasça, cresça e floresça. Portanto o ser humano não decide onde se instala a Vida.

 

Quem pode decidir onde se instala a Vida?

No início do livro A Verdade da Vida1 v. 9 no capítulo 1, o Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi inicia com “a questão ‘de onde vem a Vida e para onde vai’”; e no tópico 16 ele discorre sobre a concepção e nascimento. Na página 90 está a transcrição da sessão de Reine2, e resposta a um senhor sobre o caso de aborto espontâneo:

“Quando o espírito não está presente e o espermatozoide fecunda o óvulo, não é possível o espírito vir se instalar. Em certos casos, até se forma o embrião, mas, como tais fetos são incapazes de sobreviver, eles são abortados ou nascem mortos.”

No mesmo livro há a explicação de como o espírito é atraído para que seja instalado no óvulo, em resumo, a união sexual é o sinaleiro que convida o espírito ao mundo terreno e a vibração provocada pela união do espermatozoide com o óvulo é o que dá a oportunidade de encarnar-se. Alguns espíritos são instalados por sua própria vontade e outros instalados governados por uma força mais elevada. Nos casos de fecundação artificial, no livro está transcrita a resposta da jovem Reine:

“[…] nesses casos os espíritos que conscientemente têm o propósito de nascer neste mundo é que vêm se instalar. Tal ato é fruto de ponderação e planejamento, sendo escolha do próprio espirito – é a concepção consciente, frequente entre os espíritos elevados”. (Masaharu Taniguchi, A Verdade da Vida v. 9, p. 90)

Aconselho a leitura e o estudo do referido livro, ou seja, (A Verdade da Vida v. 9), para que se possa aprofundar mais nas questões do mundo espiritual, incluindo essa questão da concepção, nascimento e morte.
A Vida se instala, portanto, quando todos os requisitos são cumpridos, não sendo a junção de matérias e a vontade do homem os principais itens para a sua concretização.
Então, qual o motivo de nascermos?
O Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi explica melhor sobre a reencarnação no livro A Verdade, v. Suplementar3: em resumo, a reencarnação significa que a vida individual continua existindo e após a morte do corpo físico, encarna novamente em outro corpo, sendo um processo para a alma ou a mente individual evoluir.
Evolução! No mundo fenomênico estamos em constante evolução, não é mesmo? Desde que nascemos, aprendemos a engatinhar, andar, falar, e nos expressarmos de diversas formas. Não parando por aí também somos matriculados em diversas escolas e vamos evoluindo o nosso intelecto, aprendendo sobre ciências, física, biologia, matemática etc. Nosso espírito também está em constante evolução. Podemos dizer que o crescimento, a evolução, faz parte da Vida.
Alguém já acordou pela manhã e desejou ser pior do que o dia anterior? No Ano Novo, sempre fazemos planos, projetos para que a nossa vida fenomênica evolua. Isso porque o infinito está dentro de nós, a Vida de Deus, que é infinita está latente em nós, na nossa natureza divina; o natural é sempre evoluir. Até mesmo uma planta sempre cresce em direção à luz, sai de sua semente, rompe até obstáculos como concretos etc. para poder crescer, evoluir e mostrar a sua beleza. E nós, seres humanos, criados à Imagem e semelhança de Deus, temos essa força vital latente em nós, por isso reencarnamos com a finalidade de evoluir espiritualmente. No livro A Verdade da Vida4 v. 2, p. 124 o Mestre escreve sobre um lugar parecido com uma classe, em que os espíritos estudam diversas “matérias”. Novamente, reforço aos leitores a indicação de estudo e leitura do livro. O que desejo colocar em questão é que nosso espírito está em constante processo da sua evolução, e por esse motivo reencarna, para que possa evoluir e cumprir sua missão neste mundo terreno.

 

Uma vontade interrompida

Quando iniciou o mês de março de 2020, víamos nas redes sociais “Bem-vindo, março”. Alguns achavam que seria mais um mês normal, outros davam as boas-vindas com todas as esperanças de um mês magnifico; eu, por ser o mês do meu aniversário, estava muito feliz e entusiasmada pois um novo ciclo estava iniciando, e… de repente, chegou a pandemia. No início, víamos como se a nossa vida normal tivesse sido interrompida, quantos planos foram deixados de lado – não somente os que seriam dos dias seguintes ao decreto de isolamento social, casamentos foram desmarcados, festas de aniversários etc. Na época, quando não sabíamos quando isso iria acabar, a sensação era de que a nossa vida fora interrompida, e tivemos que nos adaptar. Mas imagine, aos que não têm a opção de se adaptar, aos que têm a vida interrompida, sem levar em consideração os seus sonhos, esperanças, a busca pela evolução, o desejo de aprender, e mais, o cumprimento de sua missão neste mundo? Será que alguém tem o direito de tirar essa lição de outras pessoas?
Na Revista Fonte de Luz – ano LIII no 578 – março/2018, pp. 15 – 17 o Preletor Marcos Rogerio Silvestri Vaz Pinto, fala sobre a questão do aborto mencionando a história de Bernard Nathanson, o médico que afirma ter participado de mais de 75 mil abortos e que

“Em finais dos anos 1970, começou a ter dúvidas sobre as suas práticas. Em uma conferência em Lisboa, em 1998, explicou que ele e os seus colegas apresentavam graves perturbações do sono, problemas no casamento e pesadelos.

 

O Grito Silencioso
Com o avanço da tecnologia ecográfica, Nathanson acabaria por mudar radicalmente de opinião. Dedicou a sua vida “a tentar desfazer o mal que tinha feito”, falando em todo o mundo, incluindo Portugal, e apresentando-se sempre em público como “responsável por mais de 75 mil abortos”, alertando para “as técnicas propagandísticas dos adeptos da despenalização”.
Em 1985, narrou um curto documentário, chamado ‘O Grito Silencioso’, que acompanha a gestação e mostra imagens reais de um aborto a ser praticado. No vídeo, vê-se o feto a recuar perante a agulha e a abrir a boca, o que aparenta ser um grito.
Apesar das suas origens judaicas e ateístas, batizou-se na Igreja Católica em 1996, vários anos depois de se converter à causa provida. Segundo ele próprio, o seu interesse pelo Catolicismo nasceu precisamente da identificação com as posições da Igreja em relação ao aborto.”

 

Você realmente se conhece?

Outro dia estava no shopping e vi uma bolsa que eu havia ganhado e nunca havia usado, mas depois que vi na vitrine o valor da bolsa resolvi usá-la quase que diariamente! Quando conhecemos o valor das coisas, passamos a dar o referido valor que tem aquele material.
Todos nós fomos e somos dotados da Vida de Deus e herdamos todas as suas virtudes. Ao conscientizarmo-nos verdadeiramente da sua natureza que é divina, que somos espíritos eternos, automaticamente veremos o próximo como nossos verdadeiros irmãos, reconheceremos em cada ser, o valor de Deus manifestado em sua vida. Não sendo capazes de ferir, interromper, macular a Vida de Deus que está no próximo.
Como seria maravilhoso se a humanidade pudesse compreender o verdadeiro significado de sua vida, da sua vinda nesse plano fenomênico, do seu verdadeiro valor (que não é o que temos ou possuímos materialmente), e estendesse esse respeito à Vida, o amor ao próximo, assim como a si mesmo. Fica o convite para quem desejar, fazer parte da expansão deste Ensinamento, para que muitos possam ter a oportunidade de conhecer a sua verdadeira natureza.

 

 

Sheila Miyazaki de Lima
Quando se inicia a vida? Mulher Feliz. São Paulo, out./2022. Universo Feminino, pp. 13-17.

 

 

1 TANIGUCHI, Masaharu (2016). A Verdade da Vida, v. 9. 11. ed. 16ª impr. São Paulo: SEICHO-NO-IE DO BRASIL, p. 90.

2 Reine, uma jovem médium, com quem o pintor francês Corneille contou em suas experiências mediúnicas. No volume 9 da coleção A Verdade da Vida, o Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi transcreve as anotações que Corneille fez para registrar essas experiências, bem como as respostas dadas pelo espírito Vetterini através da médium Reine.

3 TANIGUCHI, Masaharu (2007). A Verdade, Volume Suplementar. 4. ed. São Paulo: SEICHO-NO-IE DO BRASIL.

4 TANIGUCHI, Masaharu (2007). A Verdade da Vida, v. 2. 15. ed. São Paulo: SEICHO-NO-IE DO BRASIL, p. 124.

 

 

Débora Kubo

Preletora em Grau Sênior

Profissional multidisciplinar, formada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Débora construiu uma trajetória sólida em redação publicitária, copywriting, produção editorial e criação de cursos online, unindo profundidade intelectual e sensibilidade estética. Atuou no mercado corporativo, empreendeu em diferentes áreas e hoje presta serviços em escrita estratégica, roteiros, storytelling e micropigmentação estética. Com dezenas de formações em psicologia, educação, narrativas, produtividade e marketing, traz repertório amplo e refinado do comportamento humano à construção de marcas.
Na Seicho-No-Ie, sua vivência é de berço: Preletora Sênior, dedicou-se a múltiplas frentes doutrinárias por décadas, coordenando departamentos, núcleos, módulos de estudo e movimentos nacionais como Wakahato, Casais e Mães. Atuou como vice-presidente da Associação Pomba Branca da SEICHO-NO-IE DO BRASIL e integra a Comissão Editorial da Revista Mulher Feliz. Débora é a síntese da mulher que estuda, serve, cria e guia, uma mentora natural que transforma vidas pela palavra, pelo exemplo e pela Verdade.

Viviane Tenório de Macêdo Hara

Preletora da Sede Internacional 

Profissional da comunicação com ampla formação em rádio, TV, marketing e mídia pela USP/ECA, Viviane construiu uma carreira marcante como apresentadora, produtora e diretora de grandes convenções, programas televisivos e campanhas nacionais. Atuou em palcos emblemáticos como Ibirapuera, Anhembi e Pacaembu, conduzindo eventos de até 30 mil pessoas, além de produzir conteúdos, entrevistas e materiais audiovisuais exibidos em diversas emissoras do país.
Na Seicho-No-Ie, tem uma trajetória histórica: divulgadora desde 1992, Líder da Iluminação, Diretora e Vice-Presidente da AJSI/BR, apresentadora oficial da Convenção Nacional e do Programa SNI na TV, Aspirante a Preletora da Sede Internacional e, mais recentemente, Presidente Nacional da Associação Pomba Branca por múltiplas gestões. Viviane une carisma, espiritualidade e domínio técnico, inspirando milhares de mulheres a reconhecerem sua criatividade, autoestima e força luminosa.

Daniela Cristina Seghessi

Preletora da Sede Internacional 

Paulistana e formada em Tecnologia em Processamento de Dados, Daniela cresceu dentro da luz da Seicho-No-Ie, após sua família ser acolhida por uma vizinha que as convidou para a Reunião de Crianças. Desde cedo vive a doutrina como caminho natural de amor e gratidão, tornando-se Líder da Iluminação aos 20 anos. Atuou em múltiplas frentes: presidiu Associação Local, a Associação dos Jovens e a Associação dos Preletores na Regional SP Vila Prudente, além de exercer a Supervisão Administrativa Doutrinária na Regional SP Penha. Hoje, é Preletora da Sede Internacional e Superintendente das Atividades dos Preletores da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Sua trajetória une disciplina, devoção e uma presença que inspira, guiando mulheres a descobrirem força, serenidade e direção interior.

Juliana Oshima

Preletora em Grau Júnior

Relações Públicas e Jornalista, com pós-graduação em Comunicação Empresarial, Juliana construiu doze anos de experiência em Marketing, Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa. Hoje, atua na empresa Artesão de Memórias, produzindo livros biográficos que eternizam histórias de pessoas, famílias e comunidades, um trabalho que une sensibilidade narrativa e precisão jornalística.
Nascida em uma família da Seicho-No-Ie, trilhou desde cedo uma jornada de serviço: presidiu Associação Local da Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie, dirigiu a Academia de Treinamento Espiritual de Curitiba e ocupou cargos nacionais no Departamento Feminino e na Comissão Executiva Central da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Recebeu honras nacionais e internacionais e, em 2024, foi nomeada Preletora em Grau Júnior. Juliana irradia organização, profundidade emocional e amor pela história, conduzindo mulheres a reconhecerem a própria narrativa como instrumento de luz e transformação.

Genaina Nunes

Preletora em Grau Júnior

Genaina conheceu a Seicho-No-Ie ainda jovem, em Brasília, e desde então trilhou uma jornada de dedicação contínua: participou de seminários, atuou como divulgadora, viveu a doutrina também em Londres e assumiu diversas lideranças no Brasil, incluindo presidências regionais da Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie e da Associação Pomba Branca. Preletora desde 2011, hoje serve como Vice-Presidente Regional da Associação Pomba Branca de Brasília, irradiando equilíbrio, sabedoria e ação consciente.
No campo profissional, é uma das referências brasileiras em Ciência da Computação: bacharel, mestre e doutora pela University College London (UCL), com pós-doutorados na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Humboldt Universität. Professora associada da Universidade de Brasília (UnB), foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação, é bolsista de produtividade do CNPq e editora associada de periódico internacional da ACM. Une excelência acadêmica, liderança feminina e uma visão espiritual ampla, inspirando mulheres a integrarem mente, alma e propósito para criar realidades possíveis.

Marisa Baptista da Silva Negrão

Preletora em Grau Júnior

Cientista Social pela Universidade de São Paulo (USP) e psicanalista, Marisa construiu uma formação plural que integra educação sexual, constelação familiar, terapia floral e terapia de casais. Como facilitadora e terapeuta, une ciência, sensibilidade e espiritualidade para ajudar mulheres e famílias a reconstruírem vínculos, curarem feridas e encontrarem novas narrativas de amor consciente.
Na Seicho-No-Ie, iniciou sua trajetória na Associação dos Jovens e ocupou funções regionais e nacionais: presidiu o Departamento Juvenil, coordenou o Departamento Feminino, atuou como membro central da Associação dos Jovens, da Associação dos Preletores e da Pomba Branca da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. É coordenadora nacional do Departamento de Casais da Seicho-No-Ie, conduzindo famílias por uma jornada de reconciliação e prosperidade emocional. Marisa é a expressão da mulher que acolhe, escuta e transforma, trazendo alma, técnica e Verdade para quem deseja viver relações mais plenas.

Andrea de Ávila

Preletora em Grau Sênior

Médica formada pela Santa Casa de São Paulo, especialista em Ortopedia, Medicina do Esporte, Cirurgia do Joelho e Acupuntura, Andrea atua há mais de 22 anos em Indaiatuba. Atleta profissional de Crossfit, conquistou o 2º lugar na América Latina na categoria 50–54 anos (2025), unindo ciência, performance e espiritualidade. Conheceu a Seicho-No-Ie em 2004 e, desde 2011, atua como Preletora Sênior, conduzindo mulheres com profundidade, gratidão e prática diária da Verdade. Foi presidente da Federação Pomba Branca e hoje é vice-presidente doutrinária da regional SP Campinas, além de diretora da ASSOCIAÇÃO PROSPERIDADE DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL e orientadora responsável pelos Ciclos da Prosperidade em MG, PR e SP. Andrea transmite força, fé e movimento no corpo, na mente e na vida.

Iara Regina Colombo

Preletora em Grau Sênior

Formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), com habilitação em Português e Espanhol, Iara dedicou 23 anos à educação, atuando como professora em escolas, empresas e cursos de idiomas. Especialista em Filosofia Clínica e em Filosofia para Crianças pelo CENTRO BRASILEIRO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS  (CBFC), também exerceu orientação educacional e desenvolveu trabalhos formativos voltados ao pensamento crítico e ao cuidado emocional infantil.
Na Seicho-No-Ie, sua vivência é de vida inteira: desde os 6 anos, percorreu todos os departamentos e, em 2016, tornou-se Preletora Sênior. Hoje integra o Departamento de Coordenação dos Seminários da Luz e Seminários da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, unindo clareza filosófica, sensibilidade educacional e espiritualidade prática para conduzir mulheres a uma jornada de consciência, lucidez e leveza.

Patrícia Helena Arine

Preletora em Grau Sênior

Com sólida experiência em liderança, atendimento e estratégias comerciais, Patrícia construiu uma carreira marcada pela comunicação eloquente, gestão de equipes e atuação em operações com mais de 70 colaboradores. Trabalhou nos setores administrativo, financeiro, produção e vendas, além de ministrar treinamentos técnicos e comportamentais. Hoje, integra a equipe da Seicho-No-Ie do Brasil, onde aplica sua visão organizacional, capacidade de relacionamento e talento natural para conduzir pessoas.
Conheceu a Seicho-No-Ie ainda jovem, em 1994, e desde então trilhou uma jornada de serviço: presidiu a Associação Local da Associação dos Jovens e a Associação dos Preletores da Regional SP–Vila Prudente. Atualmente é Preletora em Grau Sênior e membro da Comissão Executiva Central da Pomba Branca. Patrícia une firmeza, entusiasmo e presença inspiradora, guiando mulheres a descobrirem sua voz, seu valor e sua força espiritual.

Maria Dalvaneide de Oliveira Araújo

Preletora em Grau Sênior

Com mais de quatro décadas dedicadas à Seicho-No-Ie, Maria Dalvaneide iniciou sua jornada em 1984 e trilhou um caminho de liderança contínua: atuou na Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie, presidiu associações locais e regionais, tornou-se Líder da Iluminação em 1993 e, ao longo dos anos, assumiu cargos estratégicos até chegar ao posto de Diretora Nacional da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Preletora Sênior desde 2012, também dirige a Academia de Treinamento Espiritual de Santa Fé, contribuindo ativamente para a formação doutrinária no país.
No campo acadêmico, é Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (com reconhecimento UFMG), Mestre pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pedagoga. Gestora educacional, coordenadora de Extensão da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e pesquisadora em Educação Emocional, Inovação Pedagógica e Cuidado de Si, formou docentes e gestores em redes públicas e privadas. Criadora do Programa Cuidar de Si, integra grupos de pesquisa nacionais e internacionais, unindo ciência, espiritualidade e formação humana. Sua presença inspira lucidez, propósito e transformação.

Daniele dos Santos Souza Onodera

Preletora em Grau Sênior

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduada em Letras pela Universidade de São Paulo, Daniele construiu uma carreira sólida entre educação, pesquisa acadêmica e produção editorial. Professora de Literatura, Redação e Texto por mais de 15 anos, orientou jovens, formou leitores e desenvolveu projetos reconhecidos nacionalmente. Na SEICHO-NO-IE DO BRASIL, atuou como coordenadora da Superintendência da Associação Pomba Branca e hoje coordena o Departamento de Editoração, liderando processos editoriais, revisão doutrinária e produção de obras que difundem a Verdade da Vida. Pesquisadora ativa, autora de livros e capítulos, integra grupos de estudo sobre mediação cultural e aprendizagem significativa. Criadora sensível e intelectual refinada, une técnica, espiritualidade e estética para formar mulheres leitoras de si mesmas e da vida.

Silvana Cassimiro
de Souza

Preletora da Sede Internacional 

Curitibana, formada em Marketing e Propaganda pela Universidade Católica do Paraná, Silvana iniciou sua jornada na Seicho-No-Ie na década de 1990 e rapidamente assumiu posições de liderança, tornando-se Presidente da Associação dos Jovens da Regional PR–Curitiba. Mudou-se para a Sede Central, em São Paulo, onde atuou como Vice-Presidente da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE do Brasil e trabalhou por muitos anos no Departamento de Seminários, contribuindo para a integração e fortalecimento dos Seminários da Luz.
Aspirante a Preletora da Sede Internacional, hoje atua na Superintendência de Coordenação Doutrinária para Iberoamérica e África Latina, levando o ensinamento para além de fronteiras. Silvana une visão estratégica, sensibilidade jovem e um amor profundo pela missão, inspirando mulheres a expandirem sua própria luz pelo mundo.

Lílian Súzi Baffi Norimatsu

Preletora da Sede Internacional 

Nascida em uma família profundamente dedicada à Seicho-No-Ie, Lílian entrou no ensinamento aos oito anos e iniciou sua missão cedo: aos 12 já coordenava Reuniões de Crianças, e aos 24 tornou-se Líder da Iluminação. Serviu por 20 anos na Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, ocupando cargos nacionais nos departamentos Juvenil, Feminino, Infantil e de Desenvolvimento Regional. Como Preletora Júnior desde 2002, tornou-se Vice-Presidente e depois Presidente Nacional da Associação Pomba Branca, conduzindo movimentos e formações por todo o Brasil.
Pedagoga de formação, atuou como diretora e coordenadora educacional, empreendeu e, desde 2004, integra a Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, exercendo funções estratégicas nos Seminários da Luz, no Departamento de Seminários e, atualmente, como Presidente da Associação dos Educadores. Lílian é a síntese da educadora espiritual: firmeza doce, liderança apaixonada e uma vida inteira dedicada a formar gerações na Verdade.

Marie Murakami

Preletora da Sede Internacional 

Marie iniciou sua caminhada na Seicho-No-Ie em 1953, ainda na Reunião de Crianças, e desde então dedicou toda uma vida ao movimento: coordenou departamentos infantil e feminino, atuou na Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie nacional e tornou-se uma das principais lideranças da Pomba Branca, presidindo-a por 16 anos. Líder da Iluminação desde 1985, foi Diretora da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, Preletora da Sede Internacional e, entre 2008 e 2014, ocupou o mais alto posto administrativo como Diretora-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Hoje atua no Gabinete da Diretoria como Secretária para Assuntos Internacionais, preservando e expandindo laços globais do ensinamento.

Na vida profissional, foi professora, atuou em Recursos Humanos, empreendeu e ocupou cargos executivos dentro da própria SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Marie representa uma linhagem de serviço, liderança e serenidade rara, uma verdadeira guardiã da história, que inspira mulheres a liderarem com fé, devoção e presença luminosa.