Você sabia que o número de divórcios no Brasil tem aumentado em relação ao número de casamentos nas últimas décadas? Segundo dados do IBGE¹, nos anos 2000, a cada 5 casamentos ocorria 1 divórcio. A partir de 2010, a proporção foi de cerca de 4 para 1 e em 2020 foi de apenas 2,3 para 1. Se inúmeros jovens buscam o tão sonhado encontro com a alma gêmea e uma vida conjugal feliz, quais são os motivos que levam a tantas separações? Será que as pessoas estão conscientes das responsabilidades de uma vida matrimonial? Será que possuem a visão correta a respeito do casamento?
Na Seicho-No-Ie consideramos o casamento como um dos passos mais importantes da vida do jovem, talvez o principal. Isso porque ele não é simplesmente uma união de corpos, mas o reencontro de duas almas que se atraíram mutuamente para constituir uma família e, a partir de então, iniciar uma vida a dois, dando continuidade à vida dos antepassados e podendo gerar os seus descendentes. Portanto, trata-se de uma união espiritual, movida pela grandiosa força do amor.
Aos que pretendem casar ou aos que já casaram, selecionamos algumas dicas que vão contribuir para fortalecer o significado do enlace matrimonial, constituindo a base para um relacionamento feliz e duradouro.
Colocando em prática as dicas apresentadas, não há dúvidas de que a sua vida matrimonial será repleta de alegria e de significado. Caso você tenha se interessado por esse assunto, leia as obras da Seicho-No-Ie dedicadas a essa temática, em especial, o livro Namoro, Casamento e Maternidade, que serviu como base para a elaboração deste artigo.