Quem não se lembra do dia que os noticiários relataram que a pandemia (COVID-19) havia chegado ao Brasil e a vida, como a conhecíamos, passou por mudanças bruscas. Os eventos, encontros, seminários, aulas, cursos, enfim, tudo que haveria pessoas reunidas passou a não acontecer, por medidas de segurança. Nós, da Seicho-No-Ie, não ficamos de fora disso. Nossas atividades foram suspensas e, com elas, as atividades presenciais dos educadores – Encontros da Educação da Vida e Ciclo de Estudos da Educação da Vida (CEEV).
Neste momento, os membros da diretoria dos Educadores (CEC) se reuniram e, juntos, tiveram que decidir o que fariam. A dúvida era: a partir de agora, como vamos continuar transmitindo a Educação da Vida para as pessoas? Como continuar a proporcionar o estudo através do Ciclo de Estudos da Educação da Vida (CEEV) para nossos alunos?
A única resposta que tínhamos era que iriamos continuar a proporcionar os estudos da Educação da Vida. Não sabíamos como, nem quando, nem onde, mas que teria que acontecer! O caminho, mais lógico, e talvez até o único era transformar as atividades presenciais em atividades digitais. Passamos a realizar pesquisas sobre plataformas digitais, vídeos e conteúdos específicos, estudos sobre transmissões ao vivo para encontrarmos a melhor forma.
Dividimos este processo, para continuarmos com as atividades, em três fases:
A primeira consistia em adaptar o CEEV para uma plataforma de estudos digitais. A estrutura e o conteúdo das aulas iniciais foram organizados e estruturadas em apenas 19 dias. Após o lançamento, as regionais que optaram por continuar os estudos, receberam tutoriais, tanto para professores quanto para alunos. A maioria das regionais iniciaram o mês de maio já proporcionando a continuação dos estudos do CEEV para seus alunos.
A segunda fase foi iniciar as transmissões ao vivo pelo Instagram, no mês de junho. Essa atividade de duração de 1 hora, veio para substituir os encontros mensais da Educação da Vida realizados na maioria das regionais. Primeiramente decidimos os temas, levando em consideração a atualidade, depois os orientadores e passamos a aprender cada domingo às 16h como funcionavam as tais LIVES. Algumas regionais passaram a realizar encontros após esta atividade para discutir, em formato de fórum, o assunto apresentado na live. (instagram.com/educadores.sni)
A terceira fase foi a implementação das atividades virtuais para educadores no canal do Youtube da Seicho-No-Ie, que já vinha realizando reuniões virtuais todos os dias. O espaço para os Educadores foi cedido a partir do mês de julho – todas as quintas, às 14h e às 20h (youtube.com/SeichoNoIeBrasil).
Novas ferramentas foram testadas para proporcionar fóruns de discussão sobre temas de educação. Ouvimos, conversamos e interagimos com muitas pessoas. Recebemos novos amigos na Seicho-No-Ie em nossas atividades virtuais. Respondemos muitas perguntas sobre os assuntos relacionados a educação e conseguimos dar sequência com os estudos do CEEV para que nossos alunos pudessem continuar sua jornada em busca da Educação da Vida.
Apesar de todos os desafios, finalizar o ano de 2020 com as regionais planejando as formaturas virtuais de nossos alunos é motivo de grande satisfação e alegria para todos nós. Muito obrigada.