O que é a Seicho-No-Ie PT

O que é

Conheça a Seicho-no-ie

img seicho no ie favicon portal O que é a Seicho-No-Ie PT Conheça a Seicho-no-ie

Olá! Seja bem-vindo (a) à Seicho-No-Ie!

Seicho-No-Ie, em uma tradução livre, significa “Lar do Progredir Infinito“. É uma expressão que pode designar o movimento organizado para a difusão de seu sistema doutrinário, sua pessoa jurídica, o “Grande Universo”, onde a criação e o progredir são infinitos, ou mesmo o “Mundo Paradisíaco criado por Deus”. Chamar este último de Seicho-No-Ie foi uma forma de garantir que a linguagem espelhasse a totalidade de suas características. O mundo criado por Deus possui serenidade e paz, o que não lhe exclui o caráter dinâmico e alegre do “Progredir Infinito”.

A essência do pensamento da Seicho-No-Ie é que somente Deus e o mundo criado por Deus, ou Mundo da Imagem Verdadeira (Jisso), são realidade e existem verdadeiramente. O homem é originariamente suprema autoexpressão de Deus.

Essas qualidades do homem e do mundo de Deus, que já existem originariamente, podem ser expressadas neste mundo que o homem capta com os cinco sentidos mediante a utilização da mente. Conforme a Seicho-No-Ie, é a mente quem projeta as situações e os fatos deste mundo que o homem percebe com seus cinco sentidos carnais. A mente, de acordo com seu estado, pode manifestar a riqueza do mundo da Imagem Verdadeira ou a pobreza, que advém da ideia de que pode haver carência e sofrimento no mundo criado por Deus ou de que embora Deus exista em alguma dimensão, não possui força suficiente para salvar o homem.

Segundo o que escreveu o sagrado mestre Masaharu Taniguchi no livro A Verdade da Vida, vol.1, há solução para todos os problemas. Ele disse: “Quando os senhores, lendo o que prega a Meditação Shinsokan, entram em contato com a Imagem Verdadeira da Vida de cada um, que é filho de Deus. Ocorre o despertar para a Verdade e desaparecem as doenças e outros sofrimentos da vida. Essa é uma cura tão radical que é impossível de ser alcançada por qualquer outro método similar de cura. Isso porque, à medida que vamos conscientizando a Imagem Verdadeira da nossa Vida, todos os mais diversos sofrimentos – as mentiras, as falsidades, as ilusões que na realidade não existem – desaparecem tal qual desaparece a treva quando a luz começa a brilhar”.

Para a Seicho-No-Ie, todas as verdadeiras religiões provêm de um só Deus universal e pregam a Verdade de diferentes formas dependendo da época e do lugar. Por isso, afirma a instituição, “todas as verdadeiras religiões se identificam na sua essência”.

Foi para dar nome a uma revista de cultura moral que o sagrado mestre Masaharu Taniguchi empregou pela primeira vez o termo Seicho-No-Ie. A edição inicial da revista Seicho-No-Ie começou a ser distribuída em janeiro de 1930, porém com a data do dia 1º de março. Em menos de cinco anos, a força de uma vontade realizadora somada à rápida assimilação dos Sagrados Ensinamentos pelo público em geral provocaram a primeira viagem doutrinária do Mestre, sua mudança de Kobe para Tóquio, a fundação da editora Komyo Shissô Fukyo Kai e a compilação de revistas que deram origem à primeira versão do livro A Verdade da Vida-Volume 1.

Em 1936, o sagrado mestre Masaharu Taniguchi já havia adquirido e reformado o prédio de um antigo colégio no bairro de Akasaka para transformá-lo na primeira Sede do movimento. Nesse mesmo ano aconteceu o registro oficial da Seicho-No-Ie e o lançamento da revista Shirohato.

O primeiro contato entre um morador do Brasil e os ensinamentos da Seicho-No-Ie teria acontecido em Lins, no interior de São Paulo. A quarta edição da revista que deu origem e nome ao movimento chegou às mãos do Sr. Katuzô Tanigaki, residente nesse município, em 1930.

Dois anos depois, outro imigrante japonês chegou ao país trazendo a primeira edição do livro “A Verdade da Vida” e foi instalar-se no interior da Amazônia, onde formou um grupo de estudo dessa obra.

Mas foi por sugestão do Sr. Kumejiro Oshiro, em setembro de 1934, que os irmãos Miyoshi e Daijiro Matsuda conheceram os ensinamentos da Seicho-No-Ie e tornaram-se os mais célebres pioneiros desse movimento no Brasil.

A partir de então, a Seicho-No-Ie se difundiu em território nacional seguindo o mapa da imigração japonesa, principalmente no interior de São Paulo e no Paraná. Na capital paulista e regiões circunvizinhas às reuniões de adeptos da Seicho-No-Ie começaram a acontecer somente em 1940.

Entre brasileiros que não descendem de japoneses, a divulgação dos ensinamentos da Seicho-No-Ie ganhou seu primeiro impulso após a segunda viagem de pregação do fundador da Seicho-No-Ie ao País, em 1973.

Resumo cronológico:

> Fundada em 1º de março de 1930 no Japão pelo sagrado mestre Masaharu Taniguchi

> A revista Seicho-No-Ie chegou ao Brasil em dezembro de 1930, através Sr. Katuzô Tanigaki, na cidade de Lins-SP.

> Tem os irmãos Daijiro e Miyoshi Matsuda como seus mais célebres pioneiros no Brasil.

> Possui número superior a 600 obras escritas no Japão. No Brasil há mais de 300 livros traduzidos para a língua portuguesa, originários do Japão. Publicamos também mais de 70 obras destinadas ao público geral e infantil, inteiramente produzidas no País.

> Está presente em 40 países.

> Edita em português três revistas: Fonte de Luz, Mulher Feliz e Mundo Ideal.

  • Edita uma revista em idioma espanhol: Sea Feliz.

> Publica três boletins informativos internos: Círculo de Harmonia, Enkan e Querubim.

> Propaga a sua doutrina através de xx Regionais que fazem parte do movimento em língua portuguesa e xx do movimento em língua japonesa.

> Realiza atualmente duas Convenções anuais no Brasil.

> Anualmente participam, num único dia, mais de 10 mil pessoas na Festividade do Santuário Hōzō do Brasil e na Cerimônia no Monumento em Memória aos Anjinhos Anônimos dos países Ibero-Americanos e África Latina.

ACADEMIAS DE TREINAMENTO ESPIRITUAL

São ambientes propícios, frequentemente procurados por pessoas que buscam respostas, soluções de problemas e o encontro com a paz e o equilíbrio interiores. As Academias são dotadas de infraestrutura adequada para estudos e práticas da Seicho-No-Ie.

São eventos onde todos os participantes têm a oportunidade de refletir e encontrar respostas para sua vida. É principalmente nos Seminários de Treinamento Espiritual que as pessoas encontram soluções para inúmeros problemas que vêm enfrentando.
Os Seminários de Treinamento Espiritual (acima de 3 dias) ou Seminários Gerais (2 dias), realizados nas Academias, oferecem oportunidades aos participantes de estudarem e praticarem os ensinamentos da Seicho-No-Ie. Por meio de palestras, explicações e práticas, os participantes aprofundam a conscientização de sua natureza divina. Verdadeiros milagres ocorrem na vida de quem participa dos Seminários de Treinamento Espiritual.

A SEICHO-NO-IE DO BRASIL caracteriza-se como representação da Seicho-No-Ie Sede Internacional com atuação plena no Brasil e responsável setorialmente pela gestão das atividades doutrinárias e organizacionais nos países Ibero-Americanos e África Latina. Tem como responsabilidade o atendimento e disseminação das Diretrizes do Movimento da Sede Internacional, fundamentadas em seus preceitos doutrinários.