Doutrinas fundamentais da Seicho-No-Ie
As doutrinas fundamentais são a base do ensinamento da Seicho-No-Ie. Quando se diz “ensinamento da Seicho-No-Ie”, isso parece algo simplificado e pequeno, mas dizem que o Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi publicou em torno de 400 obras da Seicho-No-Ie e o Sagrado Mestre Seicho Taniguchi, aproximadamente a mesma quantidade. Também o atual Supremo Presidente da Seicho-No-Ie, prof. Masanobu Taniguchi, tem publicado outras obras sobre o Ensinamento. Mesmo sem levarmos em conta as obras dos outros professores e preletores, podemos concluir, pela grande quantidade de obras já publicadas, que o “ensinamento da Seicho-No-Ie” não é algo pequeno e restrito. Ele é muito amplo e possui um grande leque de explanações e explicações que nos fazem alcançar e compreender a Verdade. Portanto, quando as pessoas dizem que vão estudar o Ensinamento, podem estar tratando de temas muito diferentes, embora todos eles versem sobre a Verdade da Vida. Em outras palavras, a Verdade é única, mas existem inúmeras formas de explicar sobre ela.
Desta maneira, quando se busca pensar sobre o que vêm a ser a base do ensinamento da Seicho-No-Ie ou suas doutrinas fundamentais, podemos destacar três que são essenciais para definir as características do Ensinamento. Elas embasam a Verdade pregada pela Seicho-No-Ie, e todos os seus preceitos são permeados por elas.
1. Só existe Deus e a Imagem Verdadeira (verdade vertical)
Esta doutrina fundamental afirma que só existe Deus e aquilo que Ele criou, isto é, a Imagem Verdadeira. É a isto que se refere o que está escrito no livro do Gênesis – o primeiro livro da Bíblia Sagrada –, que conta a história da criação. Ali se diz que Deus criou todas as coisas e, após criar cada uma delas, contemplava o que tinha feito e depois afirmava ser “muito bom”.
No livro Convite à Felicidade v. 2 (14ª impressão), o Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi escreve:
Só Deus é Criador. (…) No mundo da existência real não existe o mal, porque somente Deus existe verdadeiramente, porque somente o mundo de Deus existe realmente e porque Deus é o Bem. No mundo da existência real não existem as dores, não existem as doenças; não existe também a mente em ilusão, nem o sentido que percebe o sofrimento da doença. (pp. 120-121)
Se Deus é o único criador de todas as coisas e Deus é Bem, não há como existir algo que não seja bom ou que não tenha sido criado por Deus. Existir é o estado das coisas que podem se manter por si mesmas, independentemente da postura mental do ser humano. Por exemplo: a vida existe independentemente da postura mental humana, assim como a sabedoria, o amor, a provisão, a alegria e a harmonia, isto é, a mente humana não precisa fazer absolutamente nada para que o amor, a alegria ou a harmonia passem a existir – porque elas já existem desde o princípio, pois são atributos de Deus – e este é o estado original de todas as coisas.
O Sagrado Mestre também explicou no livro Descoberta e Conscientização da Verdadeira Natureza Humana (1ª edição) que este é o grande diferencial da Seicho-No-Ie em relação a outras doutrinas espiritualistas:
A esta primeira doutrina fundamental chamamos “verdade vertical”. Por que será “verdade vertical” este ponto que nos faz enxergar além das aparências? Vertical é uma reta que vai para cima, que faz olhar para o alto e perceber que existe algo superior; portanto é a verdade que faz procurar o que é mais elevado, o próprio caminho de Deus, a Imagem Verdadeira.
2. O ambiente é projeção da mente (verdade horizontal)
Ao tomar conhecimento da primeira doutrina fundamental, pode ser que alguém questione dizendo “Se Deus é Bem, não é possível dizer que Ele seja o único criador, pois eu vejo coisas ao meu redor que não são boas e perfeitas como Deus criaria”. Tudo aquilo que pode ser percebido através dos sentidos (inclusive o sexto), são apenas expressões transitórias, que podem ser modificadas, a que chamamos de “fenômeno”. O mundo fenomênico deveria ser a fiel projeção da Imagem Verdadeira criada por Deus, porém se a imagem está distorcida, é porque a mente humana fez com que ela sofresse uma refração e se modificasse (não na origem, apenas na projeção); enquanto se mantiver a postura mental desta forma, a expressão permanecerá inalterada.
É a isto que se refere a segunda doutrina fundamental, que diz que “o ambiente é projeção da mente”. O ambiente em que vivemos neste momento é uma dimensão de expressão, ou seja, este mundo é um palco transitório para manifestar a Imagem Verdadeira no fenômeno. Por isso, ao observar o ambiente e identificar uma situação que não esteja no padrão perfeito da Imagem Verdadeira, é preciso lembrar-se de que Deus é o único criador e que ele é Bem. Portanto a má situação é apenas uma má projeção, não uma existência real. Sobre isto escreveu o Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi no livro Descoberta e Conscientização da Verdadeira Natureza Humana:
É por esta razão que a Seicho-No-Ie ensina que a aparente doença, pobreza, infelicidade ou imperfeição, por não ter sido criada por Deus, não consegue manter-se por si mesma. Existem pessoas que, ao conhecerem sobre as leis mentais, passam a se punir pensando qual seria a causa mental que teria criado essa ou aquela adversidade em sua vida e sobre o que deveriam fazer para destruir o que foi criado. Nesses momentos, é imprescindível lembrar que somente Deus é criador do que existe. Então, o que fazer? Nada, além de deixar de pensar na adversidade – e no método para destruí-la –, tranquilizar a mente e voltá-la para a Imagem Verdadeira da Vida, que é Bem e perfeição! A Sutra Sagrada Contínua Chuva de Néctar da Verdade esclarece sobre isso nos versos:
O ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus para projetar-se fenomenicamente de acordo com essa imagem perfeita de Deus. Não é que o ser humano vai se tornar perfeito; ele já é originalmente perfeito, e basta viver de acordo com essa imagem original. Uma das maneiras de conscientizar-se dessa perfeição original e fazer com que a mente se volte naturalmente para ela é a prática diária da Meditação Shinsokan – prática contemplativa da Seicho-No-Ie em que o corpo carnal assume uma postura adequada, fecham-se os olhos carnais para não se focar a mente no fenômeno e, utilizando-se conscientemente da contemplação com os olhos mentais, treina-se o corpo, a respiração e o pensamento para reconhecer e apreender a Imagem Verdadeira da Vida. Consequentemente, através desse treinamento constante, o ambiente e os relacionamentos melhoram de modo notório, porque se a mente se modifica, também se modifica a projeção.
É a mente que dá o “colorido” diferente na manifestação do fenômeno e também é ela que atribui valor a essa manifestação. O Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi escreve no volume 4 da coleção A Verdade (1ª edição):
A infelicidade não é existência verdadeira, embora pareça existir (…). Afligimo-nos por causa de infelicidade apenas enquanto pensamos que “a infelicidade existe”. (…) Alegramo-nos porque nossa mente sente alegria, e sofremos porque nossa mente está sofrendo. Apesar de a realidade não se modificar em nada, alegramo-nos ou entristecemo-nos de acordo com o que pensamos. (pp. 143-144)
A esta segunda doutrina fundamental chamamos “verdade horizontal”. Se a verdade vertical se refere àquilo que faz reconhecer a existência de algo mais elevado, pode-se compreender que a verdade horizontal abrange o que está ao redor, no mesmo nível – como os irmãos, os semelhantes, o ambiente etc.
3. Todas as religiões emanam de Deus Universal
A terceira doutrina fundamental da Seicho-No-Ie afirma que a essência de todas as religiões é única, pois é o próprio Deus. Em outras palavras, para alcançar o que seja a verdadeira religião é preciso transcender qualquer tipo de sectarismo.
O Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi, no volume 1 do livro A Filosofia da Verdade que Gera Milagres – Preleções sobre Introdução à Seicho-No-Ie, faz uma analogia explicando que o ponto essencial de todas as religiões é como uma vitamina que não tem cor, cheiro, gosto ou forma alguma. Por ser vitamina, ela naturalmente possui funcionalidades saudáveis. No entanto, pelo fato de ser incolor, inodora, insípida e amorfa, pode não ser reconhecida pelo valor que possui. Então alguém acrescenta-lhe um corante vermelho, aroma de rosas, sabor de morango, acondiciona-a em um recipiente quadrado e coloca-lhe o rótulo de “Vitamina 1”, assim as pessoas passam a experimentar aquela vitamina (que já existia e era completa) reconhecendo-a como algo bom e agradável. Porém podem existir pessoas que não gostem do cheiro de rosas ou do sabor de morango, embora reconheçam o valor da vitamina. Neste caso, uma outra pessoa pega a mesma vitamina incolor, inodora, insípida e amorfa, coloca nela um corante roxo, aroma de lavanda, sabor de amora, acondiciona-a em um recipiente arredondado, coloca-lhe o rótulo de “Vitamina 2” e passa a estimular outras pessoas ao consumo. Pode ser ainda que uma terceira pessoa tinja-a de amarelo e atribua-lhe outras características… e será assim quantas vezes forem necessárias até que a humanidade experimente a vitamina. O papel de cada nova religião é oferecer essa vitamina (que é comum a todas as religiões) de maneira (cor, sabor, aroma, forma etc.) que as pessoas consigam conhecer a sua essência, que é a Verdade. Por isso o Sagrado Mestre conclui a explicação da seguinte forma:
Atrás do aspecto exterior constituído de perfume, formato do vidro e rótulo dessas vitaminas (…) existe a essência. Do mesmo modo, por trás da aparência externa das religiões, existe a Verdade que realmente salva os homens. A Seicho-No-Ie explica a essência, ou seja, a Verdade fundamental, e não rejeita nenhuma religião, seja qual for o seu credo. Todas as religiões que vieram sendo transmitidas desde épocas remotas guardam no seu interior a essência da Verdade. (p. 24)
O prof. Masanobu Taniguchi, Supremo Presidente da Seicho-No-Ie, explica sobre a terceira doutrina fundamental utilizando o que ele chamou de “Teoria do Ovo Frito”, ilustrada na figura abaixo.
Talvez um ovo frito não fique tão perfeito quanto esta figura, mas ela realmente se assemelha a um ovo. A parte central é o cerne, a Verdade absoluta (ou a própria vitamina incolor, inodora, insípida e amorfa, utilizada no exemplo). E todas as religiões possuem esta Verdade absoluta como sua essência primeira. As pessoas, por vezes, acreditam que a religião esteja nos ritos, na forma de pregar e de interpretar a Verdade absoluta, mas estes itens estão na parte periférica e podem variar de acordo com o local, a época e as pessoas a quem se dirigem, para que alcancem e compreendam a Verdade absoluta.
Mesmo dentro de uma mesma religião, para pregar a Verdade absoluta (parte central), pode-se utilizar meios diferentes (parte periférica) seguindo o princípio de adequação. Não é que a Verdade precise se adequar, mas as ferramentas para expressá-la, sim, com o intuito de torná-la cada vez mais acessível. Por exemplo: podemos explicar sobre a Imagem Verdadeira da Vida a qualquer pessoa, a qualquer tempo. No entanto, a forma de explicar a um ancião, que tem muita experiência de vida, será diferente da forma de explicar a uma criança.
Existem pessoas que se dizem verdadeiros religiosos, mas, apegados aos nomes, aos ritos e à forma de pregar de cada religião, pensam que as religiões são essencialmente diferentes, passam a nutrir sentimento de discórdia e a rechaçar aquelas que diferem da sua, apesar de possuírem fé religiosa. A Seicho-No-Ie ensina a maneira de descobrir a essência de todas as religiões – a Imagem Verdadeira da Vida.
Preletora em Grau Sênior
Profissional multidisciplinar, formada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Débora construiu uma trajetória sólida em redação publicitária, copywriting, produção editorial e criação de cursos online, unindo profundidade intelectual e sensibilidade estética. Atuou no mercado corporativo, empreendeu em diferentes áreas e hoje presta serviços em escrita estratégica, roteiros, storytelling e micropigmentação estética. Com dezenas de formações em psicologia, educação, narrativas, produtividade e marketing, traz repertório amplo e refinado do comportamento humano à construção de marcas.
Na Seicho-No-Ie, sua vivência é de berço: Preletora Sênior, dedicou-se a múltiplas frentes doutrinárias por décadas, coordenando departamentos, núcleos, módulos de estudo e movimentos nacionais como Wakahato, Casais e Mães. Atuou como vice-presidente da Associação Pomba Branca da SEICHO-NO-IE DO BRASIL e integra a Comissão Editorial da Revista Mulher Feliz. Débora é a síntese da mulher que estuda, serve, cria e guia, uma mentora natural que transforma vidas pela palavra, pelo exemplo e pela Verdade.
Preletora da Sede Internacional
Profissional da comunicação com ampla formação em rádio, TV, marketing e mídia pela USP/ECA, Viviane construiu uma carreira marcante como apresentadora, produtora e diretora de grandes convenções, programas televisivos e campanhas nacionais. Atuou em palcos emblemáticos como Ibirapuera, Anhembi e Pacaembu, conduzindo eventos de até 30 mil pessoas, além de produzir conteúdos, entrevistas e materiais audiovisuais exibidos em diversas emissoras do país.
Na Seicho-No-Ie, tem uma trajetória histórica: divulgadora desde 1992, Líder da Iluminação, Diretora e Vice-Presidente da AJSI/BR, apresentadora oficial da Convenção Nacional e do Programa SNI na TV, Aspirante a Preletora da Sede Internacional e, mais recentemente, Presidente Nacional da Associação Pomba Branca por múltiplas gestões. Viviane une carisma, espiritualidade e domínio técnico, inspirando milhares de mulheres a reconhecerem sua criatividade, autoestima e força luminosa.
Preletora da Sede Internacional
Paulistana e formada em Tecnologia em Processamento de Dados, Daniela cresceu dentro da luz da Seicho-No-Ie, após sua família ser acolhida por uma vizinha que as convidou para a Reunião de Crianças. Desde cedo vive a doutrina como caminho natural de amor e gratidão, tornando-se Líder da Iluminação aos 20 anos. Atuou em múltiplas frentes: presidiu Associação Local, a Associação dos Jovens e a Associação dos Preletores na Regional SP Vila Prudente, além de exercer a Supervisão Administrativa Doutrinária na Regional SP Penha. Hoje, é Preletora da Sede Internacional e Superintendente das Atividades dos Preletores da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Sua trajetória une disciplina, devoção e uma presença que inspira, guiando mulheres a descobrirem força, serenidade e direção interior.
Preletora em Grau Júnior
Relações Públicas e Jornalista, com pós-graduação em Comunicação Empresarial, Juliana construiu doze anos de experiência em Marketing, Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa. Hoje, atua na empresa Artesão de Memórias, produzindo livros biográficos que eternizam histórias de pessoas, famílias e comunidades, um trabalho que une sensibilidade narrativa e precisão jornalística.
Nascida em uma família da Seicho-No-Ie, trilhou desde cedo uma jornada de serviço: presidiu Associação Local da Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie, dirigiu a Academia de Treinamento Espiritual de Curitiba e ocupou cargos nacionais no Departamento Feminino e na Comissão Executiva Central da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Recebeu honras nacionais e internacionais e, em 2024, foi nomeada Preletora em Grau Júnior. Juliana irradia organização, profundidade emocional e amor pela história, conduzindo mulheres a reconhecerem a própria narrativa como instrumento de luz e transformação.
Preletora em Grau Júnior
Genaina conheceu a Seicho-No-Ie ainda jovem, em Brasília, e desde então trilhou uma jornada de dedicação contínua: participou de seminários, atuou como divulgadora, viveu a doutrina também em Londres e assumiu diversas lideranças no Brasil, incluindo presidências regionais da Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie e da Associação Pomba Branca. Preletora desde 2011, hoje serve como Vice-Presidente Regional da Associação Pomba Branca de Brasília, irradiando equilíbrio, sabedoria e ação consciente.
No campo profissional, é uma das referências brasileiras em Ciência da Computação: bacharel, mestre e doutora pela University College London (UCL), com pós-doutorados na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Humboldt Universität. Professora associada da Universidade de Brasília (UnB), foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação, é bolsista de produtividade do CNPq e editora associada de periódico internacional da ACM. Une excelência acadêmica, liderança feminina e uma visão espiritual ampla, inspirando mulheres a integrarem mente, alma e propósito para criar realidades possíveis.
Preletora em Grau Júnior
Cientista Social pela Universidade de São Paulo (USP) e psicanalista, Marisa construiu uma formação plural que integra educação sexual, constelação familiar, terapia floral e terapia de casais. Como facilitadora e terapeuta, une ciência, sensibilidade e espiritualidade para ajudar mulheres e famílias a reconstruírem vínculos, curarem feridas e encontrarem novas narrativas de amor consciente.
Na Seicho-No-Ie, iniciou sua trajetória na Associação dos Jovens e ocupou funções regionais e nacionais: presidiu o Departamento Juvenil, coordenou o Departamento Feminino, atuou como membro central da Associação dos Jovens, da Associação dos Preletores e da Pomba Branca da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. É coordenadora nacional do Departamento de Casais da Seicho-No-Ie, conduzindo famílias por uma jornada de reconciliação e prosperidade emocional. Marisa é a expressão da mulher que acolhe, escuta e transforma, trazendo alma, técnica e Verdade para quem deseja viver relações mais plenas.
Preletora em Grau Sênior
Médica formada pela Santa Casa de São Paulo, especialista em Ortopedia, Medicina do Esporte, Cirurgia do Joelho e Acupuntura, Andrea atua há mais de 22 anos em Indaiatuba. Atleta profissional de Crossfit, conquistou o 2º lugar na América Latina na categoria 50–54 anos (2025), unindo ciência, performance e espiritualidade. Conheceu a Seicho-No-Ie em 2004 e, desde 2011, atua como Preletora Sênior, conduzindo mulheres com profundidade, gratidão e prática diária da Verdade. Foi presidente da Federação Pomba Branca e hoje é vice-presidente doutrinária da regional SP Campinas, além de diretora da ASSOCIAÇÃO PROSPERIDADE DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL e orientadora responsável pelos Ciclos da Prosperidade em MG, PR e SP. Andrea transmite força, fé e movimento no corpo, na mente e na vida.
Preletora em Grau Sênior
Formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), com habilitação em Português e Espanhol, Iara dedicou 23 anos à educação, atuando como professora em escolas, empresas e cursos de idiomas. Especialista em Filosofia Clínica e em Filosofia para Crianças pelo CENTRO BRASILEIRO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS (CBFC), também exerceu orientação educacional e desenvolveu trabalhos formativos voltados ao pensamento crítico e ao cuidado emocional infantil.
Na Seicho-No-Ie, sua vivência é de vida inteira: desde os 6 anos, percorreu todos os departamentos e, em 2016, tornou-se Preletora Sênior. Hoje integra o Departamento de Coordenação dos Seminários da Luz e Seminários da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, unindo clareza filosófica, sensibilidade educacional e espiritualidade prática para conduzir mulheres a uma jornada de consciência, lucidez e leveza.
Preletora em Grau Sênior
Com sólida experiência em liderança, atendimento e estratégias comerciais, Patrícia construiu uma carreira marcada pela comunicação eloquente, gestão de equipes e atuação em operações com mais de 70 colaboradores. Trabalhou nos setores administrativo, financeiro, produção e vendas, além de ministrar treinamentos técnicos e comportamentais. Hoje, integra a equipe da Seicho-No-Ie do Brasil, onde aplica sua visão organizacional, capacidade de relacionamento e talento natural para conduzir pessoas.
Conheceu a Seicho-No-Ie ainda jovem, em 1994, e desde então trilhou uma jornada de serviço: presidiu a Associação Local da Associação dos Jovens e a Associação dos Preletores da Regional SP–Vila Prudente. Atualmente é Preletora em Grau Sênior e membro da Comissão Executiva Central da Pomba Branca. Patrícia une firmeza, entusiasmo e presença inspiradora, guiando mulheres a descobrirem sua voz, seu valor e sua força espiritual.
Preletora em Grau Sênior
Com mais de quatro décadas dedicadas à Seicho-No-Ie, Maria Dalvaneide iniciou sua jornada em 1984 e trilhou um caminho de liderança contínua: atuou na Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie, presidiu associações locais e regionais, tornou-se Líder da Iluminação em 1993 e, ao longo dos anos, assumiu cargos estratégicos até chegar ao posto de Diretora Nacional da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Preletora Sênior desde 2012, também dirige a Academia de Treinamento Espiritual de Santa Fé, contribuindo ativamente para a formação doutrinária no país.
No campo acadêmico, é Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (com reconhecimento UFMG), Mestre pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pedagoga. Gestora educacional, coordenadora de Extensão da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e pesquisadora em Educação Emocional, Inovação Pedagógica e Cuidado de Si, formou docentes e gestores em redes públicas e privadas. Criadora do Programa Cuidar de Si, integra grupos de pesquisa nacionais e internacionais, unindo ciência, espiritualidade e formação humana. Sua presença inspira lucidez, propósito e transformação.
Preletora em Grau Sênior
Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduada em Letras pela Universidade de São Paulo, Daniele construiu uma carreira sólida entre educação, pesquisa acadêmica e produção editorial. Professora de Literatura, Redação e Texto por mais de 15 anos, orientou jovens, formou leitores e desenvolveu projetos reconhecidos nacionalmente. Na SEICHO-NO-IE DO BRASIL, atuou como coordenadora da Superintendência da Associação Pomba Branca e hoje coordena o Departamento de Editoração, liderando processos editoriais, revisão doutrinária e produção de obras que difundem a Verdade da Vida. Pesquisadora ativa, autora de livros e capítulos, integra grupos de estudo sobre mediação cultural e aprendizagem significativa. Criadora sensível e intelectual refinada, une técnica, espiritualidade e estética para formar mulheres leitoras de si mesmas e da vida.
Preletora da Sede Internacional
Curitibana, formada em Marketing e Propaganda pela Universidade Católica do Paraná, Silvana iniciou sua jornada na Seicho-No-Ie na década de 1990 e rapidamente assumiu posições de liderança, tornando-se Presidente da Associação dos Jovens da Regional PR–Curitiba. Mudou-se para a Sede Central, em São Paulo, onde atuou como Vice-Presidente da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE do Brasil e trabalhou por muitos anos no Departamento de Seminários, contribuindo para a integração e fortalecimento dos Seminários da Luz.
Aspirante a Preletora da Sede Internacional, hoje atua na Superintendência de Coordenação Doutrinária para Iberoamérica e África Latina, levando o ensinamento para além de fronteiras. Silvana une visão estratégica, sensibilidade jovem e um amor profundo pela missão, inspirando mulheres a expandirem sua própria luz pelo mundo.
Preletora da Sede Internacional
Nascida em uma família profundamente dedicada à Seicho-No-Ie, Lílian entrou no ensinamento aos oito anos e iniciou sua missão cedo: aos 12 já coordenava Reuniões de Crianças, e aos 24 tornou-se Líder da Iluminação. Serviu por 20 anos na Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, ocupando cargos nacionais nos departamentos Juvenil, Feminino, Infantil e de Desenvolvimento Regional. Como Preletora Júnior desde 2002, tornou-se Vice-Presidente e depois Presidente Nacional da Associação Pomba Branca, conduzindo movimentos e formações por todo o Brasil.
Pedagoga de formação, atuou como diretora e coordenadora educacional, empreendeu e, desde 2004, integra a Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, exercendo funções estratégicas nos Seminários da Luz, no Departamento de Seminários e, atualmente, como Presidente da Associação dos Educadores. Lílian é a síntese da educadora espiritual: firmeza doce, liderança apaixonada e uma vida inteira dedicada a formar gerações na Verdade.
Preletora da Sede Internacional
Marie iniciou sua caminhada na Seicho-No-Ie em 1953, ainda na Reunião de Crianças, e desde então dedicou toda uma vida ao movimento: coordenou departamentos infantil e feminino, atuou na Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie nacional e tornou-se uma das principais lideranças da Pomba Branca, presidindo-a por 16 anos. Líder da Iluminação desde 1985, foi Diretora da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, Preletora da Sede Internacional e, entre 2008 e 2014, ocupou o mais alto posto administrativo como Diretora-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Hoje atua no Gabinete da Diretoria como Secretária para Assuntos Internacionais, preservando e expandindo laços globais do ensinamento.
Na vida profissional, foi professora, atuou em Recursos Humanos, empreendeu e ocupou cargos executivos dentro da própria SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Marie representa uma linhagem de serviço, liderança e serenidade rara, uma verdadeira guardiã da história, que inspira mulheres a liderarem com fé, devoção e presença luminosa.