Reverências, amigo(a) Internauta que nos acompanha.
Em tempos de abalos nas estruturas da sociedade é que podemos medir a nossa verdadeira força de fé.
Não importa quanto você tenha se abalado nesses tempos de Coronavírus. Na Seicho-No-Ie, acreditamos que o importante não é quanto você possa ter fraquejado, pois você ainda é um ser divino, búdico e portador do verdadeiro valor da Vida. E o melhor, pode manifestar isso agora mesmo!
O que fazer quando o abalo na fé é sentido? – Desde o princípio, a sua natureza divina é pura, afável e inabalável. É o que chamamos de corpo verdadeiro, o filho de Deus que somos em essência. No entanto, pelas leis da mente segundo as quais só se manifesta aquilo que se reconhece, você não será maior do que o tamanho que consegue enxergar a si mesmo com os olhos mentais.
Portanto, a primeira dica durante uma situação de incertezas sobre a sua própria convicção, é olhar primeiro para dentro de si e analisar o que vê. Na Seicho-No-Ie, afirmamos o nosso Eu divino, dotado de Sabedoria, Amor e Vida de Deus (CLIQUE AQUI E VEJA AS OPÇÕES DE TÍTULOS DE LIVROS EM NOSSA LOJA VIRTUAL QUE APROFUNDAM A SUA CONVICÇÃO DE SER FILHO DE DEUS).
Como vencer esse inimigo da fé, a ansiedade? – A ansiedade não deve ser “combatida” como se fosse um monstro. Para fortalecer a sua fé, não deve lutar contra um “fantasma” chamado ansiedade. Ela não tem substância real porque não foi criada por Deus. É como diz a Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade: … estas se assemelham às diabólicas opressões que, em sonho, podem nos fazer sofrer; mas, ao despertarmos, percebemos que não existe força alguma para nos oprimir. Basta voltar a mente para o lado luminoso da vida, de si e de todos. Assim, a força da mente e da palavra fará o resto, eliminando a ansiedade e recobrando a sua fé.
Para que a fé se mantenha nas horas mais dramáticas – Muitos dizem que a força do ser humano aparece nas horas de crise. Não deixa de ser verdade. Mas a fé é algo que vai sendo sedimentado durante a época de bonança. Se durante a fase boa você se torna displicente com as coisas de Deus, se não consegue abandonar ideias fixas e mau-humor que causam tolhimento à alma, então, na hora H a sua fé será mais abalada do que imagina.
Renove sua fé agora mesmo, seja qual for o tamanho do abalo – Na teoria, sabemos que as dificuldades não devem dar a medida da nossa fé. Mas quando na prática nós fraquejamos mediante um abalo geral, como o da pandemia do Coronavírus, essa é a hora de nos voltarmos com ainda mais força para Deus-fonte, para a origem da totalidade da Vida. Repita: “Oh, Deus, que estais no profundo da minha alma! Oh, força infinita, manifeste-se!”.
Podemos obter grande força espiritual para alcançarmos a saúde pela intensificação da fé – desde que tenhamos uma mudança de atitude mental, que é, em suma, voltar a mente para a Luz de Deus, por mais densa que possa parecer a treva e por maior que possa se mostrar o abalo geral.
Muito obrigado.
Reverências, estimado(a) Internauta.
Devido à lei do “Dá e receberás”, o ser humano, que tem torturado a natureza, está recebendo também torturas na forma de doenças, ao longo dos últimos anos. Também por isso, a Seicho-No-Ie diz NÃO ao estilo de vida que prejudica a natureza.
Neste texto, baseado no pronunciamento do Supremo Presidente da Seicho-No-Ie, Professor Masanobu Taniguchi, de 11 de março de 2020, trazemos alguns elementos importantes para a compreensão do momento de crise atravessado pela humanidade, mediante o Coronavírus.
O que o nosso estilo de vida tem a ver com a pandemia do novo Coronavírus – A humanidade corre grande perigo devido ao estilo de vida adotado por todos nós, baseado no antropocentrismo, no individualismo, no consumismo, inclusive na alimentação à base de carne.
Tais comportamentos, que geram a destruição da natureza, estão alicerçados na ideia de que os mais fortes vencem. Por se acreditar nessa lei, os massacres são tolerados – de vegetais, animais e até humanos.
Os animais, que passam a ser confinados próximos aos centros mais populosos, acabam sendo hospedeiros de doenças como as causadas, por exemplo, pelas viroses da gripe suína que já ficou famosa no passado.
É possível um modo de vida diferente do atual? – Sim. Infelizmente, muitos afirmam que se não fosse esse estilo de vida, que teve início com a Revolução Industrial, ainda estaríamos vivendo em grande estado de pobreza.
Mas isso não é verdade, pois há meios de usar as máquinas sem agredir a natureza, crescendo junto a ela e sem destruí-la. A ganância de acumular, que vem deixando os ricos cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres, está por trás desse desequilíbrio ambiental nocivo à vida.
A Seicho-No-Ie vem dizendo que é possível mudar isso na prática, principalmente dando o exemplo na forma dos Clubes da Seicho-No-Ie (Horta, Artesanato e Bicicleta), e com o incentivo à dieta sem carne, entre outras tantas iniciativas que asseguram a Grande Harmonia entre Deus, Natureza e seres humanos (CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE INICIATIVAS DA SEICHO-NO-IE EM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE).
Como a Harmonia com a natureza pode evitar, na prática, o aparecimento de doenças como a Covid-19 – Antigamente, animais como as galinhas e os porcos viviam soltos. Hoje, aprisionados para atender à demanda por carne, acabam se tornando hospedeiros de vírus, tais como o H1N1, o SARS e atualmente o novo Coronavírus, que, segundo alguns cientistas, pode ter advindo de um animal chamado pangolim ou de morcegos.
A Covid-19, segundo a ciência, é uma doença zoonótica, ou seja, transmitida ao homem por animais. A maioria dos vírus que se hospedam em animais não faz mal ao ser humano. No entanto, aqueles vírus que fazem mal poderiam ser evitados, caso mantivéssemos a distância adequada dos animais hospedeiros. Não haveria necessidade de a humanidade manter contatos íntimos com esses animais hospedeiros, mas a ganância e o desejo carnal dos seres humanos fazem acontecer esses contatos (abate e consumo desses animais), que podem redundar nas doenças transmissíveis.
Assim, não comer carne é dizer à humanidade que uma dieta carnívora não é um modo de vida correto. A Harmonia com a natureza, que inclui eliminar a carne do cardápio, é uma proposta concreta de comportamento que pode evitar o surgimento de doenças causadas por vírus fatais.
Em nome da sobrevivência da humanidade, temos de rejeitar a lei do mais forte e assumir um modo de viver que manifeste a unidade entre Deus, Natureza e seres humanos, dentro do espírito que sempre norteia a Seicho-No-Ie que é a Grande Harmonia.
Muito obrigado.
Reverências, estimado(a) Internauta.
Justamente nos tempos de crise é que devemos nos atentar ainda mais para o fato de que o mundo material é reflexo da mente.
Para não nos sintonizarmos com a mente coletiva, que nessas épocas vibra negatividades e pessimismos, devemos usar intensamente o Poder da Palavra. Para tanto, vamos tirar proveito positivo do distanciamento social gerado pela pandemia do novo Coronavírus.
Uso correto da palavra nas redes sociais – No mundo da Imagem Verdadeira todos nós somos filhos de Deus e perfeitos. Porém, ao nível do mundo fenomênico, ou da matéria, estamos sujeitos às leis fenomênicas.
Muitos acreditam que a Verdade profunda e a salvação requerem palavras difíceis, fora daquelas que usamos no dia a dia. No entanto, a Sabedoria de Deus se manifesta pelo correto uso das palavras simples que escolhemos em nosso cotidiano.
Quando, por alguma razão, temos de nos distanciar fisicamente como no período da crise sanitária global ocasionado pela Covid-19, é vital para a mente coletiva da humanidade que usemos os meios eletrônicos para trocar palavras de incentivo, encorajamento, saúde, esperança e paz.
Como separar as informações do que é mera negatividade – A palavra sintoniza com a situação correspondente ao seu conteúdo. Assim como por meio dela podemos nos sintonizar com Deus, também podemos atrair a negatividade que ela carregar. Por isso, é essencial sempre selecionarmos bem o que dizemos.
Alguém pode perguntar: “mas que fazer, se é preciso se manter informado e conectado com o que está acontecendo no mundo, e isso vem de forma negativa ou alarmante? Como não manter isso na mente e não reproduzir?”.
Veja que muito se está falando de solidariedade também. Em tempos de distância física, qual a melhor forma de solidariedade? É a oração que visualiza o Bem e a Saúde Absolutas de Deus. Em suma, absorva informações úteis e procure voltar a mente para Deus na maior parte do tempo, orando pelas pessoas e enviando-lhes posts positivos, por exemplo.
Como fazer funcionar na prática o poder das palavras positivas – O ideal é selecionar um momento do dia para se inteirar dos assuntos a respeito da crise sanitária, mas na maior parte do tempo ler e acessar conteúdos positivos – e orarmos uns pelos outros.
Relembrando, este mundo é reflexo da mente. Se quisermos vê-lo se manifestar de outra forma, devemos ocupar a nossa mente com os conteúdos que desejamos ver se manifestarem diante de nossos olhos carnais.
Como aproveitar o distanciamento social de forma positiva? – Lendo, digitando, fotografando, gravando em áudio e, logicamente, pensando e sentindo PALAVRAS ILUMINADORAS (CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSA LOJA VIRTUAL, COM CONTEÚDOS ILUMINADORES).
Leia livros e revistas da Seicho-No-Ie, assista às reuniões virtuais, tome contato com as afirmações positivas, orações, mentalizações e palestras (CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL NO YOUTUBE).
Faça bom uso do distanciamento social, via redes sociais, aproximando as pessoas de Deus ao enviar-lhes orações e palavras positivas na maior parte dos momentos de interação.
Muito Obrigado.
Reverências, estimado(a) Internauta.
Essas linhas foram escritas em favor do seu despertar para a sua natureza divina de filho(a) de Deus.
Seja sempre abençoado com grande dose de autoconfiança! Muito obrigado!
Receba a inspiração de nossa Mensagem do dia de hoje. CLIQUE AQUI e obtenha uma energia extra e reconfortante.
Vença no dia de hoje – Não importa como sua vida esteja, há sempre algo que você pode fazer e triunfar nisso. Vença, agora mesmo, o sentimento de insignificância. Dê-se um sinal de alerta, convoque-se a sentir a luz, não alimente mais nenhuma má ideia de si. Abandone o complexo de inferioridade pois você é filho de Deus, com potencialidade infinita.
Traga-se de volta do lugar escuro que possa ter encarcerado a si mesmo. Ensina o prof. Masaharu Taniguchi em A Verdade da Vida, v. 39, à página 54: “Sua vida tem origem na única Grande Vida”. Isso torna você importante demais para Deus. Tome a decisão de se sentir à altura de seu Pai-Criador.
Rebaixar-se é vaidade e não humildade – Muitos confundem anular o ego com autodesprezo. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Anulamos o ego diante de um centro para convergirmos em unidade com aquilo que é Absoluto e verdadeiro, a Imagem Verdadeira da Vida.
A autocompaixão vem de se sentir apartado da totalidade da Vida. Quem se diminui não faz a vontade de Deus. Desprezar-se é uma forma de vaidade e não de humildade.
Assegure seu espírito no sentimento de gratidão – O mundo é materialização do nosso sentimento e da ótica mental. Assim, toda dor existencial vem da mente carente de gratidão, e da mente em desavença, irada e inquieta. Se não agradecer, não reconhece. Se não reconhecer, não se manifesta. Simples desse jeito.
Não se apoie somente em coisas materiais, em resultados ou no modo como é visto – as perspectivas do mundo fenomênico, ilusório, reflexo da mente humana, não devem ser o guia dos seus dias sobre a Terra.
Tome por referência a ideia do Homem indestrutível, originariamente livre, que não depende de princípios mutáveis para ser feliz. O que é transitório não tem consistência, não vem de Deus, não é Real.
Creia em sua potencialidade infinita e assim será! Agradeça a todas as coisas do Céu e da Terra. Tudo vive, tudo brilha! No mundo de Deus tudo está certo! Observe em si mesmo a Vida perfeita de Deus, agradeça-a e, então, a visão certa da vida fará com que tudo em sua vida passe a dar certo.
Muito obrigado.
Preletora em Grau Sênior
Profissional multidisciplinar, formada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Débora construiu uma trajetória sólida em redação publicitária, copywriting, produção editorial e criação de cursos online, unindo profundidade intelectual e sensibilidade estética. Atuou no mercado corporativo, empreendeu em diferentes áreas e hoje presta serviços em escrita estratégica, roteiros, storytelling e micropigmentação estética. Com dezenas de formações em psicologia, educação, narrativas, produtividade e marketing, traz repertório amplo e refinado do comportamento humano à construção de marcas.
Na Seicho-No-Ie, sua vivência é de berço: Preletora Sênior, dedicou-se a múltiplas frentes doutrinárias por décadas, coordenando departamentos, núcleos, módulos de estudo e movimentos nacionais como Wakahato, Casais e Mães. Atuou como vice-presidente da Associação Pomba Branca da SEICHO-NO-IE DO BRASIL e integra a Comissão Editorial da Revista Mulher Feliz. Débora é a síntese da mulher que estuda, serve, cria e guia, uma mentora natural que transforma vidas pela palavra, pelo exemplo e pela Verdade.
Preletora da Sede Internacional
Profissional da comunicação com ampla formação em rádio, TV, marketing e mídia pela USP/ECA, Viviane construiu uma carreira marcante como apresentadora, produtora e diretora de grandes convenções, programas televisivos e campanhas nacionais. Atuou em palcos emblemáticos como Ibirapuera, Anhembi e Pacaembu, conduzindo eventos de até 30 mil pessoas, além de produzir conteúdos, entrevistas e materiais audiovisuais exibidos em diversas emissoras do país.
Na Seicho-No-Ie, tem uma trajetória histórica: divulgadora desde 1992, Líder da Iluminação, Diretora e Vice-Presidente da AJSI/BR, apresentadora oficial da Convenção Nacional e do Programa SNI na TV, Aspirante a Preletora da Sede Internacional e, mais recentemente, Presidente Nacional da Associação Pomba Branca por múltiplas gestões. Viviane une carisma, espiritualidade e domínio técnico, inspirando milhares de mulheres a reconhecerem sua criatividade, autoestima e força luminosa.
Preletora da Sede Internacional
Paulistana e formada em Tecnologia em Processamento de Dados, Daniela cresceu dentro da luz da Seicho-No-Ie, após sua família ser acolhida por uma vizinha que as convidou para a Reunião de Crianças. Desde cedo vive a doutrina como caminho natural de amor e gratidão, tornando-se Líder da Iluminação aos 20 anos. Atuou em múltiplas frentes: presidiu Associação Local, a Associação dos Jovens e a Associação dos Preletores na Regional SP Vila Prudente, além de exercer a Supervisão Administrativa Doutrinária na Regional SP Penha. Hoje, é Preletora da Sede Internacional e Superintendente das Atividades dos Preletores da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Sua trajetória une disciplina, devoção e uma presença que inspira, guiando mulheres a descobrirem força, serenidade e direção interior.
Preletora em Grau Júnior
Relações Públicas e Jornalista, com pós-graduação em Comunicação Empresarial, Juliana construiu doze anos de experiência em Marketing, Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa. Hoje, atua na empresa Artesão de Memórias, produzindo livros biográficos que eternizam histórias de pessoas, famílias e comunidades, um trabalho que une sensibilidade narrativa e precisão jornalística.
Nascida em uma família da Seicho-No-Ie, trilhou desde cedo uma jornada de serviço: presidiu Associação Local da Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie, dirigiu a Academia de Treinamento Espiritual de Curitiba e ocupou cargos nacionais no Departamento Feminino e na Comissão Executiva Central da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Recebeu honras nacionais e internacionais e, em 2024, foi nomeada Preletora em Grau Júnior. Juliana irradia organização, profundidade emocional e amor pela história, conduzindo mulheres a reconhecerem a própria narrativa como instrumento de luz e transformação.
Preletora em Grau Júnior
Genaina conheceu a Seicho-No-Ie ainda jovem, em Brasília, e desde então trilhou uma jornada de dedicação contínua: participou de seminários, atuou como divulgadora, viveu a doutrina também em Londres e assumiu diversas lideranças no Brasil, incluindo presidências regionais da Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie e da Associação Pomba Branca. Preletora desde 2011, hoje serve como Vice-Presidente Regional da Associação Pomba Branca de Brasília, irradiando equilíbrio, sabedoria e ação consciente.
No campo profissional, é uma das referências brasileiras em Ciência da Computação: bacharel, mestre e doutora pela University College London (UCL), com pós-doutorados na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Humboldt Universität. Professora associada da Universidade de Brasília (UnB), foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação, é bolsista de produtividade do CNPq e editora associada de periódico internacional da ACM. Une excelência acadêmica, liderança feminina e uma visão espiritual ampla, inspirando mulheres a integrarem mente, alma e propósito para criar realidades possíveis.
Preletora em Grau Júnior
Cientista Social pela Universidade de São Paulo (USP) e psicanalista, Marisa construiu uma formação plural que integra educação sexual, constelação familiar, terapia floral e terapia de casais. Como facilitadora e terapeuta, une ciência, sensibilidade e espiritualidade para ajudar mulheres e famílias a reconstruírem vínculos, curarem feridas e encontrarem novas narrativas de amor consciente.
Na Seicho-No-Ie, iniciou sua trajetória na Associação dos Jovens e ocupou funções regionais e nacionais: presidiu o Departamento Juvenil, coordenou o Departamento Feminino, atuou como membro central da Associação dos Jovens, da Associação dos Preletores e da Pomba Branca da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. É coordenadora nacional do Departamento de Casais da Seicho-No-Ie, conduzindo famílias por uma jornada de reconciliação e prosperidade emocional. Marisa é a expressão da mulher que acolhe, escuta e transforma, trazendo alma, técnica e Verdade para quem deseja viver relações mais plenas.
Preletora em Grau Sênior
Médica formada pela Santa Casa de São Paulo, especialista em Ortopedia, Medicina do Esporte, Cirurgia do Joelho e Acupuntura, Andrea atua há mais de 22 anos em Indaiatuba. Atleta profissional de Crossfit, conquistou o 2º lugar na América Latina na categoria 50–54 anos (2025), unindo ciência, performance e espiritualidade. Conheceu a Seicho-No-Ie em 2004 e, desde 2011, atua como Preletora Sênior, conduzindo mulheres com profundidade, gratidão e prática diária da Verdade. Foi presidente da Federação Pomba Branca e hoje é vice-presidente doutrinária da regional SP Campinas, além de diretora da ASSOCIAÇÃO PROSPERIDADE DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL e orientadora responsável pelos Ciclos da Prosperidade em MG, PR e SP. Andrea transmite força, fé e movimento no corpo, na mente e na vida.
Preletora em Grau Sênior
Formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), com habilitação em Português e Espanhol, Iara dedicou 23 anos à educação, atuando como professora em escolas, empresas e cursos de idiomas. Especialista em Filosofia Clínica e em Filosofia para Crianças pelo CENTRO BRASILEIRO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS (CBFC), também exerceu orientação educacional e desenvolveu trabalhos formativos voltados ao pensamento crítico e ao cuidado emocional infantil.
Na Seicho-No-Ie, sua vivência é de vida inteira: desde os 6 anos, percorreu todos os departamentos e, em 2016, tornou-se Preletora Sênior. Hoje integra o Departamento de Coordenação dos Seminários da Luz e Seminários da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, unindo clareza filosófica, sensibilidade educacional e espiritualidade prática para conduzir mulheres a uma jornada de consciência, lucidez e leveza.
Preletora em Grau Sênior
Com sólida experiência em liderança, atendimento e estratégias comerciais, Patrícia construiu uma carreira marcada pela comunicação eloquente, gestão de equipes e atuação em operações com mais de 70 colaboradores. Trabalhou nos setores administrativo, financeiro, produção e vendas, além de ministrar treinamentos técnicos e comportamentais. Hoje, integra a equipe da Seicho-No-Ie do Brasil, onde aplica sua visão organizacional, capacidade de relacionamento e talento natural para conduzir pessoas.
Conheceu a Seicho-No-Ie ainda jovem, em 1994, e desde então trilhou uma jornada de serviço: presidiu a Associação Local da Associação dos Jovens e a Associação dos Preletores da Regional SP–Vila Prudente. Atualmente é Preletora em Grau Sênior e membro da Comissão Executiva Central da Pomba Branca. Patrícia une firmeza, entusiasmo e presença inspiradora, guiando mulheres a descobrirem sua voz, seu valor e sua força espiritual.
Preletora em Grau Sênior
Com mais de quatro décadas dedicadas à Seicho-No-Ie, Maria Dalvaneide iniciou sua jornada em 1984 e trilhou um caminho de liderança contínua: atuou na Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie, presidiu associações locais e regionais, tornou-se Líder da Iluminação em 1993 e, ao longo dos anos, assumiu cargos estratégicos até chegar ao posto de Diretora Nacional da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Preletora Sênior desde 2012, também dirige a Academia de Treinamento Espiritual de Santa Fé, contribuindo ativamente para a formação doutrinária no país.
No campo acadêmico, é Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (com reconhecimento UFMG), Mestre pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pedagoga. Gestora educacional, coordenadora de Extensão da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e pesquisadora em Educação Emocional, Inovação Pedagógica e Cuidado de Si, formou docentes e gestores em redes públicas e privadas. Criadora do Programa Cuidar de Si, integra grupos de pesquisa nacionais e internacionais, unindo ciência, espiritualidade e formação humana. Sua presença inspira lucidez, propósito e transformação.
Preletora em Grau Sênior
Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduada em Letras pela Universidade de São Paulo, Daniele construiu uma carreira sólida entre educação, pesquisa acadêmica e produção editorial. Professora de Literatura, Redação e Texto por mais de 15 anos, orientou jovens, formou leitores e desenvolveu projetos reconhecidos nacionalmente. Na SEICHO-NO-IE DO BRASIL, atuou como coordenadora da Superintendência da Associação Pomba Branca e hoje coordena o Departamento de Editoração, liderando processos editoriais, revisão doutrinária e produção de obras que difundem a Verdade da Vida. Pesquisadora ativa, autora de livros e capítulos, integra grupos de estudo sobre mediação cultural e aprendizagem significativa. Criadora sensível e intelectual refinada, une técnica, espiritualidade e estética para formar mulheres leitoras de si mesmas e da vida.
Preletora da Sede Internacional
Curitibana, formada em Marketing e Propaganda pela Universidade Católica do Paraná, Silvana iniciou sua jornada na Seicho-No-Ie na década de 1990 e rapidamente assumiu posições de liderança, tornando-se Presidente da Associação dos Jovens da Regional PR–Curitiba. Mudou-se para a Sede Central, em São Paulo, onde atuou como Vice-Presidente da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE do Brasil e trabalhou por muitos anos no Departamento de Seminários, contribuindo para a integração e fortalecimento dos Seminários da Luz.
Aspirante a Preletora da Sede Internacional, hoje atua na Superintendência de Coordenação Doutrinária para Iberoamérica e África Latina, levando o ensinamento para além de fronteiras. Silvana une visão estratégica, sensibilidade jovem e um amor profundo pela missão, inspirando mulheres a expandirem sua própria luz pelo mundo.
Preletora da Sede Internacional
Nascida em uma família profundamente dedicada à Seicho-No-Ie, Lílian entrou no ensinamento aos oito anos e iniciou sua missão cedo: aos 12 já coordenava Reuniões de Crianças, e aos 24 tornou-se Líder da Iluminação. Serviu por 20 anos na Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, ocupando cargos nacionais nos departamentos Juvenil, Feminino, Infantil e de Desenvolvimento Regional. Como Preletora Júnior desde 2002, tornou-se Vice-Presidente e depois Presidente Nacional da Associação Pomba Branca, conduzindo movimentos e formações por todo o Brasil.
Pedagoga de formação, atuou como diretora e coordenadora educacional, empreendeu e, desde 2004, integra a Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, exercendo funções estratégicas nos Seminários da Luz, no Departamento de Seminários e, atualmente, como Presidente da Associação dos Educadores. Lílian é a síntese da educadora espiritual: firmeza doce, liderança apaixonada e uma vida inteira dedicada a formar gerações na Verdade.
Preletora da Sede Internacional
Marie iniciou sua caminhada na Seicho-No-Ie em 1953, ainda na Reunião de Crianças, e desde então dedicou toda uma vida ao movimento: coordenou departamentos infantil e feminino, atuou na Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie nacional e tornou-se uma das principais lideranças da Pomba Branca, presidindo-a por 16 anos. Líder da Iluminação desde 1985, foi Diretora da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, Preletora da Sede Internacional e, entre 2008 e 2014, ocupou o mais alto posto administrativo como Diretora-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Hoje atua no Gabinete da Diretoria como Secretária para Assuntos Internacionais, preservando e expandindo laços globais do ensinamento.
Na vida profissional, foi professora, atuou em Recursos Humanos, empreendeu e ocupou cargos executivos dentro da própria SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Marie representa uma linhagem de serviço, liderança e serenidade rara, uma verdadeira guardiã da história, que inspira mulheres a liderarem com fé, devoção e presença luminosa.