Como controlar a ansiedade nos momentos decisivos

juvenil

Podemos controlar a ansiedade nos momentos decisivos? Sejam esses de vestibular, apresentações, entrevistas de emprego, competições? As práticas do ensinamento auxiliam nesses momentos?

No livro Você é Dono de Potencialidade Infinita está escrito que “a pequena semente de carvalho cumpre as tarefas que lhe cabem no momento, no local que lhe foi designado, absorvendo os nutrientes fornecidos e fazendo o possível para germinar e crescer. Com o passar do tempo, acaba se transformando numa grande árvore. Se a semente (ou a muda) dessa árvore não fizer tudo que é possível no meio que lhe foi proporcionado, nunca se tornará uma grande árvore”. Eu sou uma grande árvore?

Todos nós estamos neste mundo para expressar Deus em seu mais alto grau, assim como o petróleo permanece nas camadas mais profundas da Terra, nosso Deus interior está aguardando a oportunidade de se manifestar. Ao longo de nossa jornada, vivenciamos as mais variadas experiências que servirão como base (degraus) para atingirmos nossos objetivos, dessa forma tudo que experienciamos faz parte de um objetivo maior. Devemos tirar o máximo proveito da situação em que nos encontramos agora.

Há alguns anos, o divulgador Rafael Muzulão participou de um Seminário de Treinamento Espiritual na Academia de Curitiba e, na ocasião, estava à procura de uma colocação profissional. Comentou que antes de ir para a academia havia distribuído alguns currículos nas escolas de inglês na região onde morava e que sua intenção era achar uma vaga como professor. No meio do seminário, recebeu uma ligação de uma das escolas lhe solicitando uma entrevista, que ficou agendada para a semana seguinte – pois ele pretendia terminar o seminário.

Quando Rafael realizou a entrevista, o proprietário da escola simpatizou tanto com ele que o contratou como coordenador do curso. Naquela ocasião, Rafael fora para o seminário para se doar, auxiliar na comissão. No livro Imaginação Criadora está escrito que “devemos sempre pensar em termos de servir aos demais e lembrar-nos de que nosso sucesso e nossa realização vêm através de canais de boa vontade, sem tirar vantagens de ninguém, sem causar sofrimentos, para que possamos prosperar”. 

Outro fator importante é nossa atmosfera pessoal, a força de nosso caráter, nosso estado de espírito. Rafael ficou dez dias na academia, e nesses dias todos praticou os ensinamentos da Seicho-No-Ie, o que lhe propiciou entrar em contato e exteriorizar seu Deus interior. E o mais importante: essa força sempre existiu. Ele apenas acionou. Ao se dirigir para a escola de inglês, tinha a convicção de que já estava contratado.

Qualquer que seja o intento, quando temos convicção, nós estamos na metade do caminho a percorrer, pois estamos tomando posse daquilo que já nos pertence. Ao escolhermos acreditar em nossa capacidade, passamos a acreditar que podemos realizar, e esta crença nos impulsiona a agir de modo que nossos sonhos e objetivos se realizem.

Eu comecei a mudar a minha vida com a força da palavra, já contei esta história diversas vezes, mas, quando comecei a participar das reuniões dos jovens, era muito tímido e introvertido, e foi a leitura e as práticas do ensinamento que me proporcionaram acionar esta força grandiosa do meu interior.

Acredito que existe uma força grandiosa dentro de mim?

Em O Livro dos Jovens há uma passagem que, depois que li, passou a fazer parte do meu cotidiano: “Uma vez tomada a decisão de realizar alguma coisa, não devemos deixar preparada uma opção que nos leve a desistir do objetivo inicial assim que comecem a surgir obstáculos. É necessário que ‘interditemos’ deliberadamente o caminho de volta e os caminhos secundários, de modo que não possamos fazer outra coisa senão avançar sempre, sem desviar a nossa atenção para coisas desnecessárias. ‘Eu quero realizar isto. E hei de conseguir, custe o que custar!’”. Assim deve ser a nossa convicção.

Eu tenho convicção?

Há alguns anos uma amiga me procurou para conversar. Ela queria cursar uma faculdade, porém não poderia arcar com as despesas do curso, transporte e alimentação, e acreditava que esses empecilhos não a deixariam realizar seu sonho. Eu a orientei a praticar diariamente a Meditação Shinsokan e a visualizar-se já cursando uma faculdade. Sugeri-lhe também que fizesse uma foto em frente à faculdade e a colocasse em um local onde ela transita diariamente, e sempre quando visse a foto afirmasse que já estava cursando a faculdade. Passados alguns dias, seus amigos vieram lhe oferecer ajuda financeira e ela conseguir fazer o pré-vestibular.

Ela me relatou posteriormente que, no último dia de inscrição do vestibular, não tinha dinheiro para se inscrever e, como os amigos a ajudaram o ano todo, ficou envergonhada em pedir auxílio. Porém, não ficou parada, dirigiu-se ao local de inscrição com a convicção de que tudo já deu certo – e na fila do banco começou a ler a Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade e agradecer que já estava inscrita no vestibular – ela mentalizava “já estou inscrita” e agradecia. O tempo foi passando e ela se aproximando para atendimento, quando, um pouco antes de sua vez, uma senhora lhe abordou e perguntou o que tanto ela lia naquele livrinho preto. Ela atenciosamente contou o que estava acontecendo e, para sua surpresa, a senhora pagou a sua inscrição. Ela passou no vestibular e fez a faculdade que tanto almejava porque decidiu, acreditou e agiu.

O trecho acima citado de O Livro dos Jovens nos exorta a tomar uma decisão e seguir em frente. Todos os dias, ao acordarmos, decidimos como será o nosso dia, e o que decidimos diariamente nos impulsiona na concretização dos nossos objetivos.

O que decido diariamente?

Em que eu acredito?

Como estou agindo? Estou agindo?

Ao despertarmos e praticarmos a Meditação Shinsokan, estaremos conectados com as ondas de salvação e orientação de Deus, e nossas decisões serão assertivas.

No livro Você é Dono de Potencialidade Infinita, p. 144, está escrito: “Mantenha firme a fé”. Está escrito também: “Acalente grandes sonhos e esperanças, acredite que eles se concretizarão sem falta e visualize um futuro radioso e feliz”.

Repita sempre: “Eu tenho um grande sonho! Ele já se concretizou! Sou feliz meu futuro é um sucesso!”.

Jesus Cristo disse: “Se creres, verás a glória de Deus” (João 11, 40) e disse também: “Pai, graças te dou, por me haveres ouvido” (João 11, 41).

Quero finalizar este artigo com a citação final de uma história fantástica que você encontrará em O Livro dos Jovens:

 “Você conseguirá obter qualquer coisa que deseja, se a sua intenção é para o bem de todos. Basta estender as mãos. Conscientize-se de que dentro de você existe uma força capaz de dirigir todas as coisas segundo o seu desejo. Conscientize-se de que você pode ter tudo que quiser”.

Nós podemos muito mais!

Revista Seicho-No-Ie Mundo Ideal, nº 295