Creches

Ao aplicar a Educação da Vida preconizada pela Seicho-No-Ie, as Creches Comunitárias Paraíso I e II trabalham os cinco desejos fundamentais do ser humano: ser útil, ser reconhecido, ser elogiado, ser livre, ser amado. Com isso as famílias vêm observando progressos no ambiente educacional e familiar.

Histórico

A Creche Comunitária Paraíso foi incorporada a Fundação Grande Harmonia em 2014, sendo administrada em parceria com a Secretaria de Educação Municipal de Atibaia. Localizada na cidade de Atibaia – SP, atendíamos em apenas 1 unidade escolar gratuitamente a 61 crianças, de 1 ano e 6 meses a 03 anos de idade, inclusive 03 crianças portadoras de necessidades especiais, com hidrocefalia e paralisia. Representa, também, uma unidade educativa modelo na região, sendo amplamente elogiada pelos pais e responsáveis sobre o trabalho educacional que oferece. A Creche vem realizando periodicamente reuniões de pais e mestres, reuniões de vizinhança e reuniões de integração com a família.

Em 2016 inauguramos a segunda unidade escolar, Creche Comunitária Paraíso II, no Jardim Colonial, Atibaia-SP, com 64 crianças de 04 meses a 3 anos de idade, também com crianças portadoras de necessidades especiais (paralisia cerebral, autismo, síndrome de William) está unidade foi oferecida pela secretária de educação a Fundação Grande Harmonia para administrar, sendo que seria uma creche municipal.

Projeto Higiene: Saúde com Higiene

Publico Alvo: crianças de 1 ano e meio a 3 anos.
Espaço: Área externa

Proposta
Nossa proposta é reunir as crianças da Creche Paraíso em diferentes grupos organizados por idade, e assim desenvolver atividades para orientá-los da importância da higiene diária, de forma prazerosa. Este projeto estará inserido dentro das atividades da Creche, através de palavras de elogio, incentivando a autonomia, a autoconfiança e autoestima de cada criança, e também ensinar através de atos de gratidão.

O projeto está sendo desenvolvido de segunda a sexta-feira, em horários alternados, podendo, ser adaptado às atividades diárias.

As atividades selecionadas e os materiais confeccionados foram pensados com a finalidade de ensinar e orientar as crianças a fazerem sua higiene pessoal de forma correta e prazerosa, demonstrando a importância de se fazer a higiene todos os dias naturalmente.

Os principais objetivos desse projeto são:

  • As crianças familiarizarem-se com a imagem do próprio corpo e compreender a importância dos órgãos e dos sentidos, como também do ato de tomar banho, da escovação dos dentes, higienização das mãos e etc.
  • Ensiná-los a fazer sua higiene sem desperdício de água, contribuindo assim com o meio ambiente.
  • Incluí-los na demonstração das atividades fazendo com que participem juntamente com as educadoras, para despertar interesse.

Atividades propostas
Desenvolvemos materiais ilustrativos para auxiliar nas orientações que serão dadas as crianças:

  • Fantoches feitos de feltro e bonecos de EVA no palito para contar histórias criadas pelas educadoras, baseadas nos livros infantis da Seicho-No-Ie.
  • Uma boca feita de papelão e cartela de ovo pintada, para ser utilizada para demonstração do ato de escovar os dentes.
  • Um cantinho para escovação, com escovas de três cores diferentes para cada grupo de crianças.
  • Cartazes ilustrativos com os hábitos de higiene e economia de água que serão colocados em pontos estratégicos para serem visualizados pelas crianças quando forem lavar as mãos, escovar os dentes e usar o banheiro.
  • Histórias da Seicho-No-Ie, selecionadas pelas educadoras: “A Faxineira”, “Banho é bom” e “Água é vida de Deus”, farão toda a diferença neste projeto.
  • Utilizaremos, também, músicas relacionadas ao tema, com o intuito de aprimorar os hábitos e auxiliar nas orientações e práticas diárias.

É respeitada a faixa etária das crianças para a realização das atividades.

Projeto Leitura: Hora da História

Publico  Alvo: crianças de 4 meses a 3 anos.
Espaço: Sala ou ao Ar livre

Objetivo:

  • Fortalecer e favorecer o vínculo afetivo
  • Estabelecer corresponsabilidade da família com a educação formal
  • Incentivar a criação de uma comunidade leitora
  • Proporcionar momentos interativos de pais e filhos

Nossa proposta é reunir as crianças em três diferentes grupos organizados por idade e assim contar a elas histórias novas em 3D da literatura infantil. Também nesse projeto continuaremos a trabalhar a Educação da Vida através dos livros infantis da Seicho-No-Ie.

Os livros da Seicho-No-Ie escolhidos para trabalhar com as crianças têm a finalidade de mostrar a cada uma, que todos são filhos de Deus, e que Ele já nos proveu de tudo que nos é necessário, de uma maneira lúdica.

Para desenvolver ainda mais a criatividade das crianças, utilizamos diversos livros no projeto CONTA PRA MIM, que tem por objetivo estender as informações e os conhecimentos até os lares e familiares das crianças, para que tenham momentos mágicos de ternura e amor entre pais e filhos.

Livros da Seicho-No-Ie que serão trabalhados:

  • Arvore Genealógica
  • A gotinha de orvalho
  • Pontinhos Luminosos
  • Nem tudo é lixo
  • Onde mora papai Noel
  • O Relógio do Vovô

Atividades que propostas:

  • Colagem com E.V.A. e revistas
  • Os sons dos animais
  • Desenho livre
  • Atividades de música e dança
  • Empréstimo de livros às crianças

Outra atividade que será desenvolvida para trabalhar temas diversos será a utilização dos fantoches. Nosso objetivo é trabalhar com a gratidão e o elogio, que são pontos importantes na Educação da Vida.

Galeria

O Ceimar, as duas unidades da Creche Paraíso e a Casa de Repouso Grande Harmonia só puderam manter seus trabalhos durante a pandemia graças ao amor e colaboração de todos.

Inclusive, devido a austeros esforços de gestão, as instituições foram referências sociais e educacionais em 2020, em suas regiões, onde os métodos e as práticas da Seicho-No-Ie são acatados, aplaudidos e introduzidos no seio social das respectivas comunidades, que tomam as ações como exemplares em face dos resultados.

Para que em 2021 esse trabalho possa se sustentar é que fizemos o cadastro no PIX, de modo que todos possam manter viva essa corrente de solidariedade que tem dado suporte a crianças, jovens e idosos que sem as nossas instituições estariam em situação de extrema vulnerabilidade.

Que Deus abençoe sua vida e família nessa jornada sagrada de levarmos Luz e conforto àqueles que mais necessitam, sempre baseados na filosofia da Imagem Verdadeira que prima pela prática do amor ao próximo.