Ceimar

Instituição mantida pela Fundação Grande Harmonia e tem sido fundamental para a comunidade onde está localizada, no Estado do Rio Grande do Norte.

O que você precisa saber sobre o Ceimar – Centro de Educação Integrada de Maracajaú - RN

Atualmente, a escola CEIMAR – Centro de Educação Integrada de Maracajaú – atende a 230 alunos e conta com 26 funcionários, sendo 19 professores e 7 colaboradores que prestam serviços administrativos e pedagógicos, dentro da unidade escolar. A maior parte do custeio das atividades vem da mantenedora, a Fundação Grande Harmonia (FGH), cujo corpo diretivo, voluntários e mantenedores são de suma importância para o andamento de suas atividades.

Escola é uma das mais procuradas para matrículas de toda a região – O Ceimar é uma escola bem-conceituada na região, sendo muito procurada pelos pais para matrícula de seus filhos, o que resulta, todos os anos, em uma considerável lista de espera.

A faixa etária que o Ceimar atende – Localizada numa comunidade formada por famílias de pescadores, e também por quem vive do turismo da região, a instituição oferece o ensino Fundamental I, que compreende os anos iniciais, e o Fundamental II, que abrange os anos finais. As crianças e adolescentes atendidos estão na faixa etária dos 6 aos 14 anos.

Aulas complementares – No período da tarde, a grade curricular é reforçada com aulas complementares, dentre elas: suporte pedagógico (português e matemática); curso preparatório para as escolas federais; nas áreas esportivas (futebol); artes musicais (banda de música, coral, violão, flauta e percussão); atividades artísticas (artes plásticas e dança); ambientais (horta comunitária); entre outras atividades.

Ceimar é presente em sua comunidade – O duplo sentido da palavra “presente” deve ser lido literalmente nesta afirmação. A participação da escola nos eventos culturais da comunidade é muito apreciada. O Município de Maxaranguape/RN, onde está situada, pode contar sempre com a colaboração dos alunos e professores em festivais culturais da região de Maracajaú, comunidade costeira onde atuam e dão suporte educacional, ambiental e social a todo um ecossistema de exuberantes paisagens, mas com muitos desafios de ordem socioeconômica.

Participação do Ceimar em eventos da Seicho-No-Ie – Uma das participações memoráveis dos alunos do Ceimar em eventos da Seicho-No-Ie se deu na 60ª Convenção da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL-Edição Nordeste, realizada em Natal-RN, no ano de 2015.

Foram realizadas apresentações artísticas oriundas das oficinas que acontecem durante o período letivo na escola. Entre as artes que os estudantes fizeram desfilar com sucesso pelo palco do evento estavam capoeira, dança regional e o coral regido pelo professor da oficina de música.

A participação foi organizada pela equipe do Ceimar e da Regional RN-NATAL, com uma caravana de moradores da comunidade que, entre pais, professores e alunos, perfizeram um total de 190 participantes.

Concurso de Oratória – Outro destaque da escola é a participação do Concurso de Oratória realizado em São Paulo/SP pela SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Os alunos do 6º ao 9º ano do fundamental (anos finais) apresentam suas produções textuais, sendo que o trabalho escolhido premia o vencedor com a ida para a capital paulista para se apresentar na etapa nacional. Todos os anos a escola angaria resultados positivos, com boas classificações (quando presenciais).

Concurso de Desenhos – Não é diferente com os alunos do 1º ao 9º ano do fundamental (anos iniciais e finais), que participam do concurso de desenhos. Os melhores são escolhidos e expostos para votação em público. Também recebemos resultados positivos todos os anos nessa modalidade.

Congresso de Educadores – A cada edição do Congresso Latino-Americano para Educadores da Seicho-No-Ie participamos com os nossos profissionais de educação, sempre com grande entusiasmo pelo valioso aprendizado recebido.

Seminários de Treinamento Espiritual – Para a Academia de Treinamento Espiritual de Santa Fé, no município de Matas de São

João/BA, a escola envia, anualmente, participantes (quando ainda presencial). A respeito desse item, trabalhamos para levar pessoas também da comunidade de Maracajaú.

Módulos de Estudos da Seicho-No-Ie – Todos os professores do Ceimar participam do Ciclo de Estudos da Educação da Vida (CEEV), a fim de conhecer de perto a filosofia e aplicá-la, efetivamente, no cotidiano profissional, e também para aprimoramento espiritual. Os resultados são a olhos vistos no dia a dia de nossos alunos.

Acompanhe as ações do Ceimar aqui no Portal da Seicho-No-Ie.

Torne-se Mantenedor desse trabalho que serve de testemunho do impacto que o Ensinamento da Seicho-No-Ie pode ter, efetivamente, em toda uma comunidade que dele se beneficia, em todos os sentidos. Maracajaú sistematicamente colhe frutos da atuação incansável dos profissionais do Ceimar, que lastreiam suas atividades na Educação da Vida. Muito obrigado.

Galeria

O Ceimar, as duas unidades da Creche Paraíso e a Casa de Repouso Grande Harmonia só puderam manter seus trabalhos durante a pandemia graças ao amor e colaboração de todos.

Inclusive, devido a austeros esforços de gestão, as instituições foram referências sociais e educacionais em 2020, em suas regiões, onde os métodos e as práticas da Seicho-No-Ie são acatados, aplaudidos e introduzidos no seio social das respectivas comunidades, que tomam as ações como exemplares em face dos resultados.

Para que em 2021 esse trabalho possa se sustentar é que fizemos o cadastro no PIX, de modo que todos possam manter viva essa corrente de solidariedade que tem dado suporte a crianças, jovens e idosos que sem as nossas instituições estariam em situação de extrema vulnerabilidade.

Que Deus abençoe sua vida e família nessa jornada sagrada de levarmos Luz e conforto àqueles que mais necessitam, sempre baseados na filosofia da Imagem Verdadeira que prima pela prática do amor ao próximo.