Ceimar

Escola CEIMAR

Atualmente, a escola CEIMAR – Centro de Educação Integrada de Maracajaú – atende a 260 alunos e conta com um corpo docente de 24 professores, além dos vários funcionários que prestam serviços administrativos dentro da unidade escolar.

A CEIMAR é uma escola bem conceituada na região, sendo muito procurada pelos pais para matrícula de seus filhos, resultando em até lista de espera. Localizada numa comunidade formada por famílias de pescadores e também dos que vivem do turismo da região, a escola oferece o ensino Fundamental I e Fundamental II, portanto a crianças e jovens na faixa etária dos 6 aos 14 anos, e completa a grade curricular com aulas extras no período da tarde, nas áreas esportivas (futebol), musicais (banda de música), artísticas (artes plásticas), ambientais (horta comunitária), entre outras atividades.

A participação da escola nos eventos culturais da comunidade é muito apreciada, e o Município de Maxaranguape sempre conta com a valiosa colaboração dos alunos e professores em festivais culturais da região de Maracajaú.

Participação da CEIMAR na Convenção

Os alunos do CEIMAR participaram da 60ª Convenção da AJSI Edição Nordeste, realizada em Natal-RN, fazendo apresentações artísticas das oficinas que acontecem durante o período letivo na escola.

A capoeira que já está sendo desenvolvida na escola desde o inicio da Fundação Grande Harmonia com o professor Jordânio Bruno, apresentou com um grupo de 13 alunos. A oportunidade de apresentação num evento desse porte estimulou bastante os alunos.

Carimbó – Desde o ano passado é desenvolvida essa oficina na escola com a professora Flaviane Almeida que é efetiva do CEIMAR como bibliotecária e esse ano o grupo foi bastante estimulado pela oportunidade de apresentação na Convenção da AJSI com 14 meninas de 12 a 15 anos.

Xaxado e frevo – Surgiu da culminância de um grupo do projeto Mais Educação, do MEC, com a professora Priscila Cristina da Trindade monitora do mesmo, apresentado na festa junina do CEIMAR com o tema “Danças nordestinas” e pelo sucesso dessa apresentação foi indicada para apresentar na Convenção, causando muita alegria nas crianças de 9 a 12 anos.

Coral – Um pequeno grupo da Escola foi fortalecido pela ideia do professor Valnieres Cândido que é efetivo do CEIMAR, de incluir alunos da outra escola existente na comunidade, para formar o coral, juntando-se ao professor Emerson Jean Oliveira que é o professor de música da escola, ensaiaram os alunos e se apresentaram com um grupo de 30 na Convenção, cantando Hinos Sagrados da Seicho-No-Ie. Isso estimulou bastante tanto alunos como professores que darão continuidade a essa atividade na comunidade com apoio da Fundação Grande Harmonia, para futuras apresentações.

O professor Emerson Jean Oliveira, professor de música do CEIMAR e professor Juarez Cravo, maestro da banda dessa escola, participaram da banda que tocou na convenção.

Foi organizada pela equipe do CEIMAR e da Regional RN Natal, uma caravana de moradores da comunidade entre pais e professores e alunos num total de 190 participantes.

Doações

Reverências, muito obrigado

Estamos enviando as chaves de PIX de cada uma das instituições mantidas pela SEICHO-NO-IE DO BRASIL, a fim de agilizar e facilitar o fluxo de doações.

O Ceimar, as duas unidades da Creche Paraíso e a Casa de Repouso Grande Harmonia só puderam manter seus trabalhos durante a pandemia graças ao amor e colaboração de todos.

Inclusive, devido a austeros esforços de gestão, as instituições foram referências sociais e educacionais em 2020, em suas regiões, onde os métodos e as práticas da Seicho-No-Ie são acatados, aplaudidos e introduzidos no seio social das respectivas comunidades, que tomam as ações como exemplares em face dos resultados.

Para que em 2021 esse trabalho possa se sustentar é que fizemos o cadastro no PIX, de modo que todos possam manter viva essa corrente de solidariedade que tem dado suporte a crianças, jovens e idosos que sem as nossas instituições estariam em situação de extrema vulnerabilidade.

Que Deus abençoe sua vida e família nessa jornada sagrada de levarmos Luz e conforto àqueles que mais necessitam, sempre baseados na filosofia da Imagem Verdadeira que prima pela prática do amor ao próximo.

CEIMAR – Centro de Educação Integrada Maracajaú-RN

Chave PIX 05.158.273/0001-82

Creches Comunitárias Paraíso I e II – Atibaia-SP

Chave PIX 05.158.273/0002-63

Galeria

A felicidade de dar é maior que a de receber! Caso sinta vontade de colaborar conosco nestas obras, seja bem-vindo (a)!