Ceimar celebra nova rotina sem detectar nenhum caso de Covid-19

Dos 238 alunos e 26 funcionários, ninguém se infectou graças ao cumprimento à risca dos protocolos sanitários.

Fundação-Grande-Harmonia-Ceimar

Fachada do Centro de Educação Integrada de Maracajaú (Ceimar) no Rio Grande do Norte Escola mantida pela Fundação Grande Harmonia (FGH).

Enquanto não é possível voltar às aulas 100% no formato presencial, o Centro de Educação Integrada de Maracajaú (Ceimar), mantido pela Fundação Grande Harmonia, registra, até o presente momento, uma marca invejável diante do quadro de contágios, no Brasil: das 264 pessoas que interagem, ainda que de modo semipresencial, não foi registrado sequer um único caso de Covid-19.

A aplicação de testes vem sendo efetuada pela Secretaria Municipal de Saúde de Maxaranguape/RN. A ausência de qualquer resultado positivo tem comprovado a eficácia do sistema de regras aplicado pela escola. A comparar com a média de casos em nível de Brasil, proporcionalmente ao menos 11 pessoas apareceriam nas estatísticas de contágio.

Para a Diretora Pedagógica e Administrativa do Ceimar, Psicóloga Dulcinea Silva de Lima, o segredo está em não relaxar no sentido de abrir exceção. “Persistimos intensivamente com os cuidados e as medidas protetivas, tal como distanciamento, uso de máscaras e higienização constante das mãos e dos objetos”, relata a diretora Dulci, salientando que o mais eficiente é mesmo fazer o simples, mas de modo sistemático.

Medidas protetivas – Desde que as atividades foram retomadas no formato semipresencial, várias ações passaram a ser prioritárias. Aos pais, foi solicitado que os alunos trouxessem de suas casas os materiais necessários na prevenção da transmissão do vírus, dentre eles máscaras e álcool em gel. No ambiente da escola também foram disponibilizados tais itens logo na entrada do prédio e em corredores, salas de aula, banheiros e demais ambientes.

O sistema aplicado para o recebimento de pais e alunos nas dependências da instituição tem sido o de agendamento, principalmente para a entrega de atividades offline, ou outra pendência escolar. Atualmente, a escola recebe os alunos fardados e nos seus respectivos horários de aula, todos com máscaras e mantendo o distanciamento recomendável.

Ceimar faz sua parte e alimenta esperança de que tudo volte ao normal o mais breve possível – Para a diretora Dulci, fazer neste momento o que deve ser feito, e com todos os rigores necessários, é o que nos garante – e é capaz de acelerar – a volta das aulas 100% no formato presencial. “Não trabalhamos apenas para dar conta de transferir conteúdo, seja da forma que for, mas porque temos um compromisso que nossos alunos aprendam de forma satisfatória e, assim, sejam capazes de alcançar seus sonhos”, explica a diretora Dulci.

Protocolos, gratidão e esperança – Para agradecer ao apoio que todos os doadores, mantenedores, diretores da Fundação Grande Harmonia na pessoa do Presidente Executivo Preletor Romeu Pace Filho, equipe do Gabinete de Assistência Social e Filantropia da SEICHO-NO-IE DO BRASIL (SNI/BR) na pessoa do seu responsável, Preletor Paulo Seichiti Saita, e a todos que de uma forma ou de outra colaboram com o Ceimar, a escola preparou um vídeo especial como forma de gratidão.

“Foi um jeito singelo de agradecer a todos que acreditam no nosso trabalho e nos ajudam, de forma direta ou indireta, para que tudo funcione da melhor forma possível”, complementa a diretora Dulcinea Silva de Lima, que conclama a todos que mantenham os cuidados necessários à segurança da saúde nos ambientes onde se faz necessário estar presencialmente.

Para se informar mais sobre o trabalho realizado no Ceimar, ou mesmo para saber como colaborar e, assim, também fazer a diferença na vida dessa comunidade escolar que é referência em sua comunidade, entre em contato pelo e-mail socialefilantropia@sni.org.br, ou ainda pelo WhatsApp (11) 99218-7600. Muito obrigado.

Vídeo Filantropia e Ação Social

Vídeo produzido pelos profissionais que atuam no Ceimar é, a um só tempo, um tributo de gratidão ao apoio que a escola recebe, um exemplo de como os protocolos de segurança contra a Covid-19 devem ser praticados e uma forma de nutrir esperança no retorno das atividades presenciais o mais breve possível, desde que sejamos todos previdentes e efetivos com a segurança da saúde, protegendo uns aos outros.

Para quem sentir o desejo de contribuir, conheça as opções e siga as instruções acessando:

Por gentileza, ao efetuar sua doação enviar comprovante para o e-mail socialefilantropia@sni.org.br, para efeitos de controle. Muito obrigado.

Mais Boas Notícias