Sem poder receber visitas, residentes da Casa de Repouso são presenteados com Almoço Especial de Dia das Mães

Residentes da Casa de Repouso

Os residentes retribuíram o amor recebido no Almoço Especial do Dia das Mães com mais amor, sorrindo e alegrando o ambiente e uns aos outros.

A ideia foi montar uma agenda de ao menos um momento festivo por mês para amenizar efeitos do distanciamento social.

A impossibilidade de receber visitas, devido aos efeitos da pandemia da Covid-19, impactou de modo substancial o dia a dia dos 20 residentes da Casa de Repouso da Grande Harmonia, localizada em Ibiúna/SP.

A ausência de familiares e amigos acaba por gerar uma tendência à solidão, desafio que atinge as pessoas com mais de 60 anos de um modo geral, segundo pesquisadores do assunto.

No entanto, a fim de minimizar – e até reverter – esse problema em potencial, algumas iniciativas estão sendo tomadas na Casa de Repouso e com impacto bastante positivo, como a criação de um cronograma de almoços especiais uma vez por mês, em datas significativas. Acompanhe o registro da edição de maio de 2021.

Esforço da diretoria e funcionários abrange itens materiais e atendimento às necessidades afetivas fundamentais – Com a prorrogação das medidas de isolamento social pelo segundo ano adentro, a diretoria da instituição, que tem como Presidente o Preletor da Sede Internacional Antonio Shotaro Ishida Oshima, não mede esforços para que não apenas itens como produtos de higiene e limpeza se mantenham suficientes, mas também pensa no conforto psicológico e afetivo dos residentes.

Essa atenção parte, inclusive, dos funcionários da Casa de Repouso, que atendem os nossos irmãos da terceira idade no dia a dia de um cotidiano desafiador em vários sentidos, tanto física quanto espiritualmente falando. O apoio também parte de outras áreas de atuação da organização da SEICHO-NO-IE DO BRASIL (SNI/BR), como o Gabinete de Assistência Social e Filantropia, que tem como responsável o Vice-Presidente da SNI/BR, Preletor em Grau Master Paulo Seichiti Saita, e o Clube do Artesanato da Sede Central, cuja responsável é a Preletora Cintia Sayuri Abe Nakanashi, Vice-Presidente da Associação Pomba Branca da SNI/BR.

Amparo é material e espiritual – Depois do sucesso da recente Campanha Emergencial, ocorrida entre abril e maio de 2021, que arrecadou mais de 3.500 itens básicos como fraldas geriátricas e lençóis absorventes, outra ação foi a criação de um cronograma gastronômico e festivo no qual em ao menos uma data relevante de cada mês é realizado um Almoço Especial.

O objetivo é envolver os residentes com o especial carinho que eles merecem, principalmente nesses tempos em que a distância física foi ainda mais impactada pelas necessárias medidas sanitárias de isolamento e distanciamento social.

O Almoço Especial: alimentando o corpo e a alma – A idealizadora dessa iniciativa em específico é a nutricionista Magali Nascimento Pereira, que trabalha da Casa de Repouso zelando pela alimentação saudável dos residentes.

Ela teve a ideia de escolher uma data significativa por mês para preparar um cardápio especial, com direito a requintes gastronômicos que envolvem cuidados estéticos com as cores dos alimentos nos pratos e, claro, o cuidado com cada ingrediente – e tudo com direito a decoração e fotos para registrar os momentos felizes.

“A intenção foi dar mesmo um ar de festa, alegrar o ambiente e animá-los diante da tendência de reclusão pelas questões impostas pela Pandemia”, explica Magali.

O que a ciência diz sobre os efeitos do envelhecimento e o que a Seicho-No-Ie ensina para evitá-los – Segundo artigo assinado por William Harms, da revista publicada pelo Escritório de Comunicações da Universidade de Chicago, a UChicago News, o psicólogo John Cacioppo, pesquisador associado da instituição, descobriu que as chances de morte prematura de um idoso simplesmente por sentir solidão aumentam em 14%.

Entretanto, no tópico 7 do capítulo 3 da obra A Verdade da Vida volume 16, intitulado O homem envelhece?, o Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi explica que o ser humano pode retardar, amenizar e até evitar os sintomas do envelhecimento. O segredo, segundo o fundador da Seicho-No-Ie, que partiu para o mundo espiritual com 92 anos de idade por causas não ligadas a intercorrências atribuídas a patologias típicas da velhice, consiste em: 1) eliminar da mente o pensamento de que o ser humano envelhece; 2) dedicar-se a atos de amor.

Atos de amor, como o Almoço Especial, são a marca do atendimento aos residentes da Casa de Repouso – Uma das principais marcas do Ensinamento da Seicho-No-Ie é a prática do amor ao próximo. Ensina o Sagrado Mestre na já supracitada obra:

Para rejuvenescermos, devemos em primeiro lugar eliminar a ideia da idade, e, em segundo lugar, amar, pois a Vida é amor. Se, ao contrário, deixar de amar, o homem envelhece. (A Verdade da Vida, vol. 16, capítulo 3).

Foi exatamente o que se viu do almoço do Dia das Mães, no último dia 9 de maio, data maior no calendário desse mês. Com flores cuidadosamente preparadas pelas integrantes do Clube de Artesanato e voluntárias do grupo de apoio ao Gabinete de Assistência Social e Filantropia da SNI/BR, sras. Laura Katsui Miyaura e Emília Hitomi Hirata, tudo combinava no ambiente.

Ato contínuo à beleza dos adereços enviados, ao capricho das funcionárias e ao empenho da nutricionista Magali em animar os residentes, o que se viu foi a retribuição a esses atos de amor com mais amor, por parte de quem estava recebendo todos aqueles mimos.

Sorrisos, trocas de palavras afáveis e poses para fotos tendo de fundo o lindo painel que emoldurava a parede do refeitório, com certeza pararam os efeitos do tempo naqueles momentos, o que fez, com certeza, com que o resultado tenha sido um efetivo antídoto ao isolamento imposto pela pandemia. Muito obrigado.

Galeria

Os residentes retribuíram o amor recebido no Almoço Especial do Dia das Mães com mais amor, sorrindo e alegrando o ambiente e uns aos outros.

Refeitório ganhou decoração especial: o painel preparado com requinte, amor e singeleza a um só tempo, emoldurou as fotos que marcaram o festivo Almoço Especial do Dia das Mães

Um brinde à sabedoria: dois professores que fizeram história, e ainda fazem, dentro do Movimento, Preletor Ronaldo Baffi e Preletor Paulo Fujinaga, brindam às mães e preenchem o ambiente da Casa de Repouso com a sabedoria e a alegria que sempre distribuíram Brasil afora, em eventos da Seicho-No-Ie. Só para constar, era suco de uva.

Para quem sentir o desejo de contribuir, conheça as opções e siga as instruções acessando:

Por gentileza, ao efetuar sua doação enviar comprovante para o e-mail socialefilantropia@sni.org.br, para efeitos de controle. Muito obrigado.

Mais Boas Notícias