Topo da página da Seicho No Ie com logotipo


Vice-Presidente Doutrinário da
Seicho-No-Ie para a América Latina


Preletor Junji Miyaura





O valor dos estudos e do esforço na vida humana



Reverências! Muito obrigado!


Há pessoas que indagam o porquê que o homem, já sendo filho de Deus e possuidor de capacidade infinita, deva estudar e se esforçar tanto para construir algo de valor. Porém, na verdade, justamente por ser filho de Deus e possuir dentro de si a força que o impele a querer crescer sempre mais, o homem tem o ímpeto de estudar e se esforçar para produzir algo importante neste mundo. “Cresce porque está vivo.” (A Cartilha da Vida, vol.1, pág.24)


Quando usamos a força que vem de Deus, que chega até nós por meio do cultivo da mente correta, e nos empenhamos em estudar e nos esforçar para angariarmos conhecimentos e experiências, vamos nos aprimorando e atraindo os recursos necessários para empreendermos uma missão que ajude verdadeiramente a humanidade. Todos nós queremos, em nosso íntimo, exteriorizar essa missão e beneficiar o maior numero possível de pessoas, pois sentimos em nosso coração a unidade entre nós e os demais seres vivos. Isso se chama – amor!


Por isso estudar e se esforçar é tão gratificante! Através do nosso estudo e dos nossos esforços em querer conhecer e trabalhar mais, podemos contribuir grandemente para a felicidade; a nossa e a de nossos irmãos. O Mestre Masaharu Taniguchi, em seu livro A Verdade v.3, 1ª ed., na página 184, escreve:


O estudo vale por toda a vida... Não pense em abandonar os estudos só porque ganhou algum dinheiro fazendo serviços temporários e gostou dessa experiência. O estudo é necessário para formar o homem, para dignificar o homem; não é um meio para enriquecer. Quando a pessoa estuda e se torna importante, a riqueza sobrevém naturalmente. Por isso existem pessoas que pensam, de modo errôneo, que o homem estuda para se tornar rico. O homem é filho de Deus e é originalmente maravilhoso. Formar o homem significa fazer com que essa natureza maravilhosa também se manifeste no seu aspecto fenomênico. O homem manifesta cada vez mais a natureza original de filho de Deus à medida que vai sendo formado .”


Seja uma pessoa que se aprimora constantemente. Não perca um dia sequer desperdiçando tempo e energia com tarefas que não irão engrandecê-lo(a). Use tudo que possui agora para construir uma vida de valor e felicidade para si e para todos. O Mestre ainda continua, na página 183 do mesmo livro:


O homem perde a vitalidade quando pensa que atingiu o grau máximo de crescimento e que a sua capacidade de crescer já se esgotou. O que vivifica o homem é a força da esperança de poder se desenvolver cada vez mais em todos os sentidos. Quem possui esse desejo crescerá hoje mais que ontem e amanhã mais que hoje. As pessoas são felizes enquanto mantêm a esperança de crescer cada vez mais .”


Vamos utilizar todos os momentos deste mês de setembro para estudarmos ainda mais e nos esforçarmos para acrescentar algo de novo e bom em nós mesmos. Vamos estudar bastante para sermos ainda melhores em nossa profissão, na escola e também ler com assiduidade os livros sagrados da Seicho-No-Ie, que podem nos ajudar imensamente no cumprimento pleno de nossa missão e crescimento como ser humano.


Aproveitando a oportunidade, convidamos a todos para prestigiarem a Seicho-No-Ie na 24ª Bienal Internacional do Livro em São Paulo, até dia 04 de setembro.


Novas Reverências! Muito Obrigado!