Página Principal
Academias
Sobre a Seicho-No-Ie
Forma Humana
Práticas e Cerimônias
Presidentes
Meio Ambiente
Museu Histórico
Organizações
Artigos
Relatos
Notícias
Mensagem do Dia
Lista de Orações
Sede Central
Domingo da SNI
Seminário da Luz
Programação 2013-2014
Seicho-No-Ie no Ar
Revistas da SNI
Círculo de Harmonia
Enkan
Brasil
América Latina
Outros países
Fale Conosco
Webmaster
Regras de Internet
Direitos Autorais
 

 

Doutrina e emoção marcam a Convenção Nacional da Seicho-No-Ie


Mais de 6 mil participantes ocuparam assentos e foram testemunhas de um momento histórico. A Convenção Nacional da Seicho-No-Ie realizada no dia 8 de agosto de 2009, das 9h às 16h, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, teve a orientação do Supremo Presidente da Seicho-No-Ie, prof. Masanobu Taniguchi, e da Suprema Presidente da Associação Pomba Branca, profa Junko Taniguchi.

Primeira vez – Pela primeira vez na história uma Convenção Nacional foi orientada pelas máximas autoridades da organização. O momento ainda foi mais marcante porque, desde que assumiram o sagrado posto, no dia 1o de março de 2009, este foi o primeiro evento orientado por eles fora do Japão.

Doutrina direto na fonte – Com o tema “Eu registro apenas as horas em que o sol brilha”, o evento, que celebrou simultaneamente a 54a Convenção Nacional da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL e a 23a Convenção Nacional da Seicho-No-Ie em idioma japonês, teve também a orientação do Presidente Doutrinário para a América Latina, prof. Yoshio Mukai, e da Diretora-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, profa Marie Murakami.

Autoridades – Além de ex-diretores da SEICHONO- IE DO BRASIL e de líderes que já foram agraciados com a Comenda Círculo de Luz, essa festividade também teve a presença de autoridades de várias esferas do governo. Entre eles, o deputado federal William Woo e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

– O trabalho da Seicho-No-Ie é notório na busca pela paz mundial , não apenas aqui em São Paulo, mas em vários países do mundo. Eu não poderia deixar de prestigiar este evento pela magnitude e pelo que a Seicho-No-Ie representa para o Brasil e para os paulistanos – afirmou o prefeito Kassab, em entrevista concedida para o programa Seicho-No-Ie na TV.

Relógio de Sol – O Supremo Presidente da Seicho-No-Ie, prof. Masanobu Taniguchi, palestrou sobre o tema “Eu registro apenas as horas em que o sol brilha”, tendo como livro-texto a obra de sua autoria O Princípio do Relógio de Sol, recentemente lançada no Brasil.

No início de sua palestra, o prof. Masanobu explicou como surgiu esse livro. Em japonês, há dois livros de sua autoria com o mesmo propósito: Que é Viver Segundo o Princípio do Relógio de Sol? e O Sol Brilha a Todo Momento: Meu Registro de Experiências do Modo de Viver Segundo o Princípio do Relógio de Sol. O que foi lançado nessa Convenção consiste na tradução das primeiras metades dos livros acima citados, em idioma japonês.

O termo “Princípio do Relógio de Sol” foi citado pela primeira vez em 1930 pelo mestre Masaharu Taniguchi. Foi a partir de uma publicação em inglês que o Mestre teve a ideia, e usou a expressão no primeiro número da revista Seicho-No- Ie, transcrevendo a frase em inglês que lhe serviu de inspiração, com a tradução para o japonês feita por ele próprio: “Eu registro apenas as horas em que o sol brilha”.

– Os problemas à nossa volta foram criados pela nossa mente e, por esse motivo, podem ser resolvidos por ela. Viver de acordo com o “Princípio do Relógio de Sol” é a poderosa arma para manifestarmos a felicidade em nossa vida – disse o Supremo Presidente, em sua explanação, que teve como intérprete o prof. Fumio Nishiyama.

Família – A Suprema Presidente da Associação Pomba Branca, profa Junko Taniguchi, falou sobre o tema “O Princípio do Relógio de Sol e a Vida Familiar”, tendo como livro-texto Reconstruindo a Vida Humana. Ela teve como intérprete a preletora Mihoko Fujinaga.

– Na nossa vida, acontecem coisas boas e coisas ruins, mas, se vivermos de acordo com o Princípio do Relógio de Sol, significa que vamos gravar em nossa mente apenas as coisas positivas. Sendo assim, esse modo de pensar atrairá somente coisas boas – afirmou a profa Junko Taniguchi.

Para o amor, não há distâncias – Caravanas de vários estados brasileiros e representantes do exterior ouviram da profa Marie Murakami, nas palavras de abertura do evento, um agradecimento emocionado:

– A todo o público presente, sendo que muitos estão desde o Curso Internacional, depois participaram do Seminário na Academia Sul-Americana de Treinamento Espiritual de Ibiúna e, finalmente, agora, estão nesta Convenção, o nosso muito, muito obrigado – disse a profa Marie Murakami.

Aprofundar a fé – Para o líder da iluminação (LI) Carlos Hendrigo Zanetti Guedes, da Regional RS-PASSO D’AREIA, foi um momento único na vida.

– O sentimento de gratidão por estar aqui é indescritível. Em momentos como este, a família Seicho-No-Ie reaviva e aprofunda sua fé, que, muito além de ser em função de graças, é uma fé na Imagem Verdadeira, no fato de sermos filhos de Deus – disse o LI Carlos Hendrigo.

Já para a dirigente Renata Carvalho do Amaral, da Regional SP-GUARULHOS, a Convenção é um momento de festa, mas com um significado profundo.

– Minha vida mudou demais em pouco tempo. A Seicho-No-Ie promoveu uma revolução, em todos os aspectos, no meu dia a dia, e estar aqui é celebrar tudo isso, além, é claro, de sentir de perto a força do movimento – disse Renata.

Esbanjando alegria estava a caravana da Regional MG-TRIÂNGULO E ALTO PARANAÍBA (antiga Regional MG-UBERLÂNDIA).

– É muita felicidade estar aqui nesta Convenção. Com o que aprendi na Seicho- No-Ie, principalmente a importância da prática da oração, minha vida mudou para melhor em todos os sentidos – afirmou a empolgada dirigente Karla Keury dos Reis Frizzo, de MG-TRIÂNGULO E ALTO PARANAÍBA.

Motivação para a nova liderança – Um outro momento muito especial da Convenção foi o vídeo para formação de sucessores, com depoimentos de líderes de renome da SEICHO-NO-IE DO BRASIL.

Frases de impacto foram utilizadas para motivar os participantes.

“Se os jovens mudarem, o mundo mudará” – disse o Diretor-Vice-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL prof. Junji Miyaura, ao parafrasear o saudoso prof. Miyoshi Matsuda.

“O homem consegue se tornar feliz de verdade quando faz o próximo feliz”

– foi a frase escolhida pelo Diretor-Vice-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL
prof. Antonio Oshima, ao repetir o que pregava o mestre Masaharu Taniguchi.

“O homem é filho de Deus, dotado de capacidade infinita. Ser Seicho-No-Ie é ser uma pessoa feliz e bem-sucedida” – relembrou a Diretora- Presidente da SEICHO-NO-IE DO
BRASIL, profa Marie Murakami, os termos utilizados pelo mestre Masaharu Taniguchi.

O prof. Yoshio Mukai, Presidente Doutrinário para a América Latina, resumiu a chave para os novos líderes terem sucesso em: “Você tem capacidade infinita!” – frase muito usada pelo mestre Masaharu Taniguchi.

Para encerrar esse momento, foram relembradas as palavras do saudoso prof. Miyoshi Matsuda: “Iluminemos o Brasil, com a força dos jovens! Despertemos a natureza divina que está dentro de cada um de nós!”.