Página Principal
Academias
Sobre a Seicho-No-Ie
Forma Humana
Práticas e Cerimônias
Presidentes
Meio Ambiente
Museu Histórico
Organizações
Artigos
Relatos
Notícias
Mensagem do Dia
Lista de Orações
Sede Central
Domingo da SNI
Semana da Paz
Seminário da Luz
Programação 2013-2014
Seicho-No-Ie no Ar
Revistas da SNI
Círculo de Harmonia
Enkan
Brasil Português
Brasil Japonês
América Latina
Outros países
Fale Conosco
Webmaster
Regras de Internet
Direitos Autorais
 

SOLENIDADE COMEMORATIVA DA DATA NATALÍCIA DO MESTRE MASAHARU TANIGUCHI


Salão Nobre da Sede Central ficou lotado para celebração da Data Natalícia do Sagrado Mestre

O fundador da Seicho-No-Ie nasceu em 22 de novembro de 1893, enfrentou dificuldades na juventude, venceu a pobreza e se tornou um dos mais respeitados pensadores do século XX.


Quando o assunto é o Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi (1893-1985), a “família Seicho-No-Ie” como um todo, de adeptos a diretores, é toda reverência e gratidão. Não foi diferente no dia 27 de novembro de 2011, no Salão Nobre da Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL (SNI/BR), das 9h às 11h30. Cerca de 800 pessoas participaram da Solenidade Comemorativa da Data Natalícia do Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi, que contou com a presença da Diretora Presidente da SNI/BR, prof. Marie Murakami, diretores, membros do Conselho Doutrinário Organizacional Central (CDOC) e, graças ao seu costumeiro esforço, também se fez presente o Presidente Doutrinário da Seicho-No-Ie para América Latina, prof. Yoshio Mukai, que chegara do Japão naquela mesma manhã, dirigindo-se direto do aeroporto para a sede central. Nas Palavras de Abertura, o Diretor Vice-Presidente da SNI/BR, prel. Tuguio Teramae definiu, sucintamente, o sentimento reinante. “O sagrado mestre foi a pessoa que veio mudar as nossas vidas, pois devolveu a felicidade para quem tinha perdido a esperança”, disse o prel. Teramae.

Relatos
– Após as Palavras a Deus da cerimônia, lidas pela prof. Marie Murakami, fez seu relato de experiência o dirigente da Regional SP-CAMPINAS Walter Barroso, que narrou a completa transformação em sua vida familiar e profissional apenas um ano e quatro meses depois de ter conhecido e começado a aplicar o que aprendeu na Seicho-No-Ie. “Meu comércio prosperou, minha esposa se libertou de um problema de articulação e minha filha, antes desacreditada nos estudos, agora está inclusive fazendo pós-graduação”, contou Walter. Da Regional SP-SÃO PAULO 5 também fez seu relato a sra. Aparecida Toshie Awoki Nagata Matsunaga. Mergulhada em depressão após uma série de acontecimentos tristes (falecimento da filha e acidente que mutilou a mão do marido), ela contou que foi graças à prática de Oração de Gratidão aos Antepassados e ao envio de Registros Espirituais para a Festividade do Santuário Hoozo do Brasil que conseguiu voltar a ter uma vida feliz.

Diplomas – Em seguida veio o momento da entrega de diplomas, passados pelas mãos do prof. Yoshio Mukai aos condecorados. Com a Comenda Duplo Círculo de Luz (exterior), foi homenageada a preletora Joana Lima Trajano, da Regional MA-SÃO LUIS. A Comenda Círculo de Luz (exterior) foi para as preletoras Katsue Hirase, da Regional PA-BELÉM, Lucila Perseguin Aleixo, da Regional SP-JABAQUARA, e Atsuko Hatakeyama Morimoto, da Regional SP- SÃO PAULO 6.
Com o Diploma de Honra ao Mérito pela Dedicação (exterior) foi homenageada a preletora Tereza Mitsuyo Tanaka, da Regional PR-PARANÁ 6. Recebeu Diploma de Honra ao Mérito da Sede Central da SNI/BR, o “Prêmio Esforço 2011”, o preletor Raimundo Helierson Oeiras Maia, da Regional SP-SANTANA. Recebeu ainda Diploma de Gratidão o preletor Susumu Fukada, da Regional SP-ABC. Na sequência, foi diplomado como Aspirante a Preletor da Sede Internacional Roberval de Oliveira.

Novidades do Japão
– O prof. Yoshio Mukai usou alguns minutos da programação para mostrar fotos e passar informações de como está o andamento do projeto “escritório na floresta”, no qual a Sede Internacional passará suas atividades para um local de completa interação com a natureza. “O prédio será feito de madeira reciclada e, após erguido, serão replantadas, nos espaços restantes, mudas de árvores nativas da região. Apesar do nome ‘ escritório na floresta’, a região é acessível”, afirmou o prof. Mukai, que ressaltou o avanço da Seicho-No-Ie, proposto pelo Supremo Presidente, Professor Masanobu Taniguchi, que é criar um centro onde serão usados recursos tecnológicos de última geração, mas em completa harmonia e cercado pela natureza.

Para os “ouvidos da alma”
– Desenhando no ar invisíveis traços musicais de delicada suavidade, a maestrina Martha Domingues regeu o Coral da Sede Central da SNI/BR, que entoou o Hino Sagrado “Oh! Meu Deus! Oh! Meu Senhor!”, beleza seguida de mais alegria para os ouvidos e para a alma, na palestra do prel. Tuguio Teramae. Utilizando como livro-texto Reverenciando-o como Mestre, Amando-o como Marido, de autoria da saudosa Professora Teruko Taniguchi, que foi esposa do sagrado mestre, o prel. Teramae destacou episódios narrados pela autora que revelam que, em família, o fundador da Seicho-No-Ie demonstrava ser carinhoso e atencioso, e que se diante de um movimento de dimensões mundiais ele era a maior autoridade, dentro de casa era, antes de tudo, um praticante da “Verdade Homem-Filho-de-Deus”. “Durante a primeira viagem empreendida pelo mundo a prof. Teruko revelou que o mestre teve fortes hemorragias, mas deu força espiritual a ele. Sem desmarcar nenhum compromisso, o mestre seguiu sua viagem por vários países, inclusive o Brasil, e o problema de saúde desapareceu”, afirmou o prel. Teramae, que encerrou sua palestra homenageando aos esposos e esposas de dirigentes da Seicho-No-Ie do passado e do presente, que muitas vezes tiveram e têm de ser compreensivos com o cônjuge, a fim de que ele atue em prol do Movimento.

Parabéns
– Ao final da explanação, não obstante os aplausos apoderou-se do público um silêncio reverencioso, lágrimas aqui e ali. Pairava no ambiente uma profunda gratidão, solene e alegre ao mesmo tempo, que logo em seguida foi extravasada. Como não podia faltar, veio a Canção de Aniversário “Parabéns” e o corte do bolo. Confira as fotos da Comemorativa da Data Natalícia do Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi de 2011, mais um momento para não ser esquecido.


Texto: Fábio Dummer Camargo
Fotos: Ariovaldo Adriano Ribeiro,Vera Lúcia Akimi Matsubara