Página Principal
Academias
Sobre a Seicho-No-Ie
Forma Humana
Práticas e Cerimônias
Presidentes
Meio Ambiente
Museu Histórico
Organizações
Artigos
Relatos
Notícias
Mensagem do Dia
Lista de Orações
Sede Central
Domingo da SNI
Semana da Paz
Seminário da Luz
Programação 2013-2014
Seicho-No-Ie no Ar
Revistas da SNI
Círculo de Harmonia
Enkan
Brasil Português
Brasil Japonês
América Latina
Outros países
Fale Conosco
Webmaster
Regras de Internet
Direitos Autorais
 

40ª Convenção Nacional Infantil, em japonês, da SEICHO-NO-IE DO BRASIL
e
47º Concurso Nacional de Narração Infanto-juvenil, em japonês, da SEICHO-NO-IE DO BRASIL


No dia 22 de outubro de 2011, um dia agradável de meado de primavera, realizou-se, na Subsede da Seicho-No-Ie do Brasil, o Concurso Nacional de Narração Infantil. O salão ficou repleto de jovens e crianças e seus familiares, tornando o ambiente alegre e cheio de energia.

Após a solenidade de abertura, houve a entrada da bandeira da Associação de Crianças (Kodomokai) e a execução dos hinos nacionais do Brasil e do Japão. Em seguida, a preletora Júlia Yamamoto, vice-presidente da Associação Pomba Branca da Seicho-No-Ie do Brasil, fez a leitura da Revelação Divina da Grande Harmonia.

Toshiaki Yokoyama, vice-presidente da Associação Fraternidade da Seicho-No-Ie do Brasil, em seu discurso de abertura, afirmou que só o fato de as pessoas participarem de um evento como esse, que tem como fundamento o estudo da língua japonesa, já era por si algo maravilhoso.

Na sequência, a Diretora Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL,  Marie Murakami, encorajou os oradores com as seguintes palavras: “Vocês, oradores, que vão discursar na frente de mais de 600 ouvintes, já são vencedores! São os vencedores que irão brilhar no futuro do Brasil!”. Depois seguiram as explicações da preletora Hiroko Matsuzaki, presidente da Comissão Julgadora do concurso. Os critérios do concurso são: voz, expressão, dicção, tempo, conteúdo, harmonia global e adequação à idade. Após a introdução dos oradores, Emi Tanaka, de SP-Norte 1, fez o juramento como representante dos oradores.

Os oradores fizeram, então, suas vigorosas apresentações. Este ano, 53 crianças participaram do concurso, após terem passado pelos torneios de classificação.

Nos intervalos foram apresentadas atrações das Associações de Crianças de Sorocabana 1, Paraná 2, São Paulo 5, Central 1 e Central 2.

Após as apresentações dos oradores, a profª Toshie Aoki e o prof. Paulo Yuba, ambos do Centro de Língua Japonesa no Brasil, avaliaram o concurso e anunciaram os resultados.

No final, o divulgador Masanobu Takahashi, vice-presidente da Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie do Brasil, realizou a oração pela paz mundial e foi entoada a marcha da missão, encerrando o Concurso.

Texto: Massae Osaki
Fotos: Isamu Araki e Vinícius Carvalho

 

Veja as fotos!