Página Principal
Academias
Sobre a Seicho-No-Ie
Forma Humana
Práticas e Cerimônias
Presidentes
Meio Ambiente
Museu Histórico
Organizações
Artigos
Relatos
Notícias
Mensagem do Dia
Lista de Orações
Sede Central
Domingo da SNI
Semana da Paz
Seminário da Luz
Programação 2013-2014
Seicho-No-Ie no Ar
Revistas da SNI
Círculo de Harmonia
Enkan
Brasil Português
Brasil Japonês
América Latina
Outros países
Fale Conosco
Webmaster
Regras de Internet
Direitos Autorais
 

Por Benedito Coura

Mais de 2.740 participantes, vindos de todas as partes do país, estiveram presentes no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo, na 26ª Convenção Nacional da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, em idioma japonês.

Os convencionais, vindos de estados distantes, como Mato Grosso do Sul, Brasília e Goiás, foram agraciados não só com as palestras como também com as apresentações artísticas, primorosamente preparadas para o evento.

Além das encenações, organizadas e encenadas por membros do Seinen Kai (Associação dos Jovens) e as danças especialmente coreografadas pelas senhoras do Shirohato Kai (Associação Pomba Branca), os participantes estudaram a Verdade através das palestras ministradas pelos preletores.

As palavras de abertura foram oferecidas pelo Diretor Vice-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, preletor Tuguio Teramae, que enfatizou que a pujança e a determinação dos pioneiros, liderados pelos irmãos Matsuda, foram determinantes para que os Sagrados Ensinamentos da Seicho-No-Ie fossem propagados em solo brasileiro, primeiramente entre os japoneses e, mais tarde, para todos os brasileiros.
À prela. Eleonor Setsuko Kawano Sato coube a missão de falar sobre a preservação do meio ambiente. Em sua palestra, ela explicou a razão de a Seicho-No-Ie, uma filosofia de vida, se envolver com a sustentabilidade e como devemos interagir com o meio ambiente, de forma responsável e acreditando que homem e natureza coexistem em perfeita harmonia. Seu tema foi "Respeitar a Natureza é o Caminho da Paz".

Em sua palestra, o prel. Fernando Onodera discorreu sobre o tema "Viver vendo Deus em tudo". Salientou a importância de concebermos um mundo em que Deus comanda cada acontecimento, cada ato e cada fato.

O prof. Heitor Miyazaki falou para os participantes do salão, onde as palestras foram feitas em português. O seu tema foi "Onde Há Amor, Há Sucesso". E a profa. Lílian Súzi Baffi Norimatsu, no mesmo salão, em português, palestrou sobre "Viver Vendo Deus em Tudo".

No período da tarde, a prela. Rosa Hiroko Matsuzaki apresentou a sua palestra: "Onde Há Amor, Há Sucesso".

A Diretora Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, profa. Marie Murakami, agraciou os presentes com sua palestra que versava sobre "O Ato de Amar e o Destino do Homem". Aprendemos que um destino feliz e próspero se descortina para aqueles que, em seu dia a dia, decidem amar incondicionalmente o próximo.
E com o tema "Sobre o Valor da Vida", o prof. Yoshio Mukai, Presidente Doutinário da Seicho-No-Ie para América Latina, proferiu a última palestra do dia.

Todo o trabalho realizado pela Sooai Kai, Shirohato Kai e Seinen Kai (Associações de Senhores, Senhoras e Jovens, respectivamente) frutificou e se transformou em momentos inesquecíveis para aqueles que estavam presentes. Momentos únicos, pelo fato de manifestarem o Bem e o Belo, de nos mostrar o quanto podemos viver felizes quando acreditamos que "Tudo é um com Deus".

Antes do término foram premiadas as caravanas mais distantes e mais numerosas, conforme abaixo:

Maiores Caravanas (com equivalência de distância):

  • 1º lugar – Regional São Paulo I
  • 2º lugar – Regional Paulista I
  • 3º lugar – Sorocabana I

Caravanas mais distantes

  • 1º lugar – Regional Brasília
  • 2º lugar – Regional Mato Grosso do Sul I
  • 3º lugar – Mato Grosso do Sul II
  • 4º lugar - Goiás

Parabéns à todos os organizadores, coordenadores de caravanas e participantes deste evento memorável que, em nossa mente ficará gravado não só pela beleza, mas também pelos Ensinamentos transmitidos.

Veja as Fotos